TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hermenêutica

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

RESPOSTAS

  1. O termo Hermenêutica procede do verbo grego hermeneuein, usualmente traduzido por “interpretar”, e do substantivo hermeneia que significa “interpretação”. Tanto o verbo quanto o substantivo podem significar “traduzir, tradução”.

| Alex Belmonte | Fonte: http://www.napec.org/apologetica/hermeneutica-e-exegese/

  1. Creio que a expressão se refere ao fato de que todas as pessoas podem e devem ler a Sagrada Escritura, mas que nem todas são capazes de fazer uma interpretação sã dela e que não dá para criar doutrinas a “torto e direito” a partir do que se entende.

  1. Os três patronos da Hermenêutica são Hermes, Esdras e Schleiermacher.
  1. O objetivo da hermenêutica é estabelecer regras gerais e específicas de interpretação, a fim de entender o verdadeiro sentido/significado de um determinado texto.
  1. Equivalência formal (Tradução Literal); Equivalência dinâmica (Tradução pela ideia equivalente ao sentido do texto); Equivalência de atualidade (Tradução pela ideia com a linguagem textual simplificada e com possível manipulação em paráfrases).
  1. Desde o início, eles afirmavam o direito de cada fiel de ter a Bíblia em sua própria língua, considerando ser a fonte de toda autoridade eclesiástica. Eles reuniam-se em casas de famílias ou mesmo em grutas, clandestinamente, devido à perseguição da Igreja Católica, já que negavam a supremacia de Roma e rejeitavam o culto às imagens, que consideravam como sendo idolatria. Ensinavam que a Bíblia era a única fonte legítima de doutrina e vida cristã. Isto ia contra os ensinamentos catolicismo romano, que também privilegiava a sua tradição, muitas vezes em detrimento da Palavra. Enfatizando a interpretação gramatical e histórica, tudo o que é necessário na Bíblia está contido em seus devidos sentidos literal e histórico.
  1. (1) Criterioso ─ Um bom interprete das Escrituras precisa conhecer os princípios da interpretação bíblica (hermenêutica). Sem este entendimento aperfeiçoado da arte e ciência de interpretação, acabamos abraçando toda e qualquer "contribuição" interpretativa; (2) Analítico ─ Ele também é minucioso em seu estudo. Os princípios das hermenêutica ajudam a conhecer a verdade e a avaliar as diversas doutrinas que existem hoje; (3) Dependente ─ A Bíblia é um livro humano e um livro divino. Deus usou homens para a redigirem. E é ele quem nos abre os olhos para que a possamos compreender. Somente com a orientação de Deus podemos compreender as Escrituras; (4) Diligente ─ O bom estudante das Escrituras sabe investir um bom tempo no estudo acurado dela. Pesquisar, analisar, comparar, pensar nas implicações e aplicações; (5) Humilde ─ A Bíblia é um livro teológico. Ela simples e complexa. Precisamos nos aproximar dela com humildade, pois nem sempre temos todas as respostas. Precisamos ser humildes e reconhecer nossa finitude ante um Deus infinito e sábio e onisciente.
  1. A João Ferreira de Almeida torna-se mais fiel na sua tradução por utilizar primeiramente o método de equivalência formal na tradução (ACF e ARC) e em algumas das suas versões utiliza o método de equivalência dinâmica (ARA e Século 21). Já a NTLH utiliza a equivalência de linguagem atual com um pouco de paráfrase, o que pode gerar uma certa distorção dos termos originais.
  1. A iluminação é o processo pelo qual o Espírito Santo esclarece o sentido do que está escrito na Bíblia ao cristão.
  1.  Revelação é o método que Deus utiliza para se mostrar/revelar ao ser humano. Inspiração é a influência sobrenatural do Espírito Santo de Deus sobre os escritores sagrados, motivo pelo qual seus escritos têm perfeita validade.
  1.  Em resumo, o Antigo Testamento prepara a fundação e tinha como objetivo preparar os israelitas para a vinda do Messias, o qual iria se sacrificar pelos pecados de Israel (e pelos do mundo todo também). O Novo Testamento compartilha a vida de Jesus Cristo e então olha ao que Ele fez e como devemos responder ao Seu presente de vida eterna e viver nossas vidas com gratidão por tudo que Ele tem feito por nós (Romanos 12). Os dois testamentos revelam que o mesmo Deus tão santo, misericordioso e justo tem que condenar o pecado, mas que Ele tem o desejo de trazer a Si mesmo a raça humana tão cheia de pecado através de perdão que só é possível através do sacrifício expiatório de Cristo como pagamento pelo pecado. Nos dois testamentos Deus Se revela a nós e mostra como devemos nos aproximar dEle através de Jesus Cristo. E nos dois testamentos acharemos tudo que precisamos para vida eterna e vida que agrada a Deus (2 Timóteo 3:15-17).
  1.  Aprender a cosmovisão dos hebreus do período do Antigo Testamento é importante porque facilita a compreensão do plano de Deus para a humanidade. Nos ensina também sobre a vinda do Messias e o Reino vindouro.
  1.  Nota 7. Mesmo conseguindo ter um domínio razoável sobre os conteúdos, ainda me falta disciplina no estudo da matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com