TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermenêutica Hermenêutica Teoria e Pratica

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.270 Palavras (22 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 22

Hermenêutica teoria e pratica

"Hermenêutica" é um termo para as artes e ciências da interpretação. Não significa mais, etimologicamente falando, do que "interpretação", mas o termo ganhou aceitação porque abrange os métodos de interpretação e não apenas o resultado. Assim, o termo "interpretação" em relação a uma passagem, provavelmente se refere ao produto final de um processo hermenêutico. Interpretações são chegadas por meios hermenêuticos (interpretativos).

Pode-se referir às "ciências" da interpretação, uma vez que existem aspectos do processo de interpretação que se assemelham às atividades das ciências naturais. O caso do significado do dicionário das palavras é um exemplo: acredita-se que uma palavra hebraica ou grega tenha um certo significado; essa crença pode então ser testada verificando todas as passagens em que ocorre para ver se faz sentido lá. A este respeito, a hermenêutica está lidando com dados verificáveis que podem ser testados repetidamente por vários "experimentadores". Claro, mesmo o significado das palavras não é completamente claro, e a analogia com as ciências naturais não é totalmente apropriada. Mas há uma série de dados individuais, e de sistemas de dados (como construções gramaticais ou o uso de sinônimos de linguagens cognadas para reconstruir o significado de uma palavra obscura e rara) que têm uma afinidade definitiva com as ciências naturais.

Pode-se também referir-se às "artes" da interpretação, uma vez que é evidente que o entendimento — que é um pré-requisito para interpretação — requer não apenas a manipulação dos dados, mas um "sentimento" para o sujeito da interpretação. A empatia, embora não necessariamente de todo o coração, com o material sendo interpretado é essencial, muitas questões de interpretação pairam sobre o julgamento do intérprete, que foi construído ao longo de um longo período e que, consequentemente, nem sempre pode ser totalmente explicado ou justificado em qualquer momento; pressupostos em larga escala por parte do intérprete (por exemplo, sobre valores morais ou a natureza do sobrenatural) entram e às vezes determinam o tipo de interpretação que é produzida; questões de sensibilidade e gosto por parte do intérprete também são relevantes.

Como a hermenêutica é uma arte, assim como uma ciência, não pode haver tal coisa como uma interpretação objetiva, neutra, que não suporta, em certa medida, o carimbo do intérprete. Se esse estado de coisas é bom ou ruim, e se deve sempre se esforçar pela interpretação mais objetiva possível, são outras questões, que surgirão novamente de tempos em tempos no curso deste texto.

Toda vez que alguém lê alguma coisa ou tenta explicar o que outra pessoa está dizendo, um processo hermenêutico está acontecendo. Os mesmos princípios e métodos se aplicam, embora o conteúdo do que está sendo interpretado possa ser radicalmente diferente. Onde a hermenêutica bíblica pode ser dita diferente da hermenêutica geral é na necessidade particularmente urgente e urgente sentida pela maioria de seus leitores para interpretar o que por muitos padrões não seria considerado tão altamente significativo para a era contemporânea. Mas essa diferença decorre do valor colocado sobre a Bíblia por seus leitores, e não da tarefa hermenêutica como tal.

A hermenêutica é um assunto de atenção urgente na igreja contemporânea devido à crescente insatisfação com os métodos e resultados da exegese supostamente 'objetiva', e por causa de uma crescente consciência da importância do intérprete no processo de interpretação. A questão está cada vez mais tomando a forma,  'O que esse texto significa?', mas 'De que forma é significativo?' e 'Para quem é significativo?' Esse movimento significa uma mudança de atenção de 'O que significa esse texto?' para 'Como esse texto significa?', ou seja, uma mudança de foco para a hermenêutica, a arte e a ciência da interpretação.

  1. Hermenêutica na irmandade histórica

Não se pode dizer que quando o termo "hermenêutica" não esteja sendo usado, a hermenêutica não está sendo praticada. Dentro do movimento irmãos uma variedade de posturas hermenêuticas pode ser identificada. Para as comunidades que se associaram intimamente à Bíblia e não à tradição da igreja, é essencial e inevitável que procedimentos hermenêuticos devam ser desenvolvidos.

Primeiro, a decisão de que a Bíblia deve ser sua própria intérprete, viz. que as Escrituras devem ser interpretadas pelas Escrituras é em si uma decisão hermenêutica. Muitas vezes implica a negação ou estimativa mínima da interpretação bíblica tradicional patrística, reformada ou (em grande parte) contemporânea. Tal hermenêutica não é necessariamente tão para dentro olhando como provou com a interpretação de irmãos até as últimas décadas, mas tende nessa direção sem alguma força de contra aproveitamento poderosa. A hermenêutica de 'Escritura é sua própria intérprete' também tende a desempenhar o papel de interpretação 'privada' sob o pretexto de interpretação 'espiritual' ou 'ensinada ao Espírito'; qualquer interpretação nova é obrigada a ter que executar a luva de passagens bíblicas aparentemente opostas a ela. Aqui reside uma grande força e uma grande fraqueza deste hermenêutico: tende a proteger e defender a unidade das Escrituras, mas ao mesmo tempo reduzir todas as Escrituras a uma uniformidade não variada. Se tudo deve ser harmonioso, não são permitidas dissonâncias criativas.

Em segundo lugar, uma característica histórica da hermenêutica da irmandade muito marcante para o aluno atual é o uso fortemente polêmico que tem sido feito da Bíblia. A Bíblia tem sido vista como um arsenal de textos de prova para a guerra teológica, seja as guerras de panfletos do século XIX sobre os pontos mais finos da Escatologia ou Cristologia ou as lutas contemporâneas sobre o papel das mulheres na igreja ou o movimento carismático. Esta função da Bíblia é fundada em visões particulares, tanto da parte da natureza (por exemplo, o versículo) em relação a toda a Escritura e à natureza da autoridade bíblica como essencialmente a de um tribunal de apelação final. Ambas as visões hermenêuticas estão abertas a críticas, como será apontado abaixo.

Em terceiro lugar, a prova de texto hermenêutica encontrou uma nova manifestação na exegese atomística (versículo por verso) familiar em grupos de estudo bíblicos, sermões e exposições. Uma hermenêutica atomística nasce, é claro, de um desejo totalmente admirável de prestar muita atenção ao texto, mas muitas vezes resulta em falha em ver a madeira para as árvores, e abre a possibilidade de uma arbitrariedade na interpretação (por exemplo, quando o pressuposto é entretido que duas linhas de poesia AT no paralelismo devem dizer coisas diferentes porque são duas linhas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com