TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA DE JESUS

Exames: A LIDERANÇA DE JESUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 6

A LIDERANÇA DE JESUS

RESUMO:

Através da Bíblia, Jesus nos deixou o exemplo de como sermos líderes de excelência. Vemos nos dias de hoje que as pessoas carecem de líderes, existe uma crise na liderança, onde muitas vezes, o que prevalece é a vontade humana e não a vontade de Deus. Aprendemos que ser líder é ser servo, é se esvaziar das vontades e desejos humanos, para que Deus possa nos encher e assim sermos usados por Ele. Precisamos resgatar esse modelo de liderança a exemplo de Jesus, que com certeza obteve sucesso em tudo que fez.

PALAVRAS-CHAVE:.Liderança, Servir, Exemplo.

1 – INTRODUÇÃO:

Este trabalho sobre a liderança de Jesus vem nos mostrar o modelo infalível de liderar pessoas, veremos que Jesus liderou servindo, sendo humilde. Mesmo não estando mais entre nós como pessoa física,seus ideais ainda são seguidos, e seu modelo pode ser aplicado em todas as áreas de nossas vidas.

2 – O LÍDER SERVO

“Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: “Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos tem autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escrevo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido e sim para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” (Marcos 10:42-45)

O amor é o alicerce do servir, não tem como servirmos uns aos outros se não for por amor. Jesus nos ensina a amar uns aos outros, e a servir sem interesse, sem troca, porque nossa recompensa vem do Senhor.

Jesus nos ensina que liderar é servir, e seu projeto teve tanto sucesso que influencia até os dias de hoje e continuará influenciando. A história da humanidade se divide em dois tempos, antes de Cristo e depois de Cristo.

Dentre tantos líderes que impactaram a humanidade, nenhum foi e é tão polêmico e inspirador como Jesus. Existem milhares e milhares de livros no qual Ele é o tema principal, nenhum outro líder o superou em publicações.

Ele não nasceu para liderar e sim para guiar pessoas e mostrá-las o caminho certo, o único caminho, independente de suas origens, classes sociais ou religiões. Uma das características que deu a Ele destaque dentro de um contexto onde, para liderar pessoas, era necessário ter domínio sobre elas. Guiar pessoas foi o que Ele fez durante toda sua vida, guiá-las em suas mentes e corações para despertar nelas os mais nobres conceitos de existência.

Não fazia diferença entre os que lhe procuravam para solicitar ajuda, conselho ou, simplesmente, conhecê-lo. O importante é que a sua mensagem encontrasse um caminho extra nos olhares daqueles que lhe ouviam.

Jesus sempre usava a melhor forma de falar, falava por metáforas (parábolas), para melhor entendimento do povo que lhe ouvia, e até os dias de hoje suas palavras possuem um efeito diferente nos diferentes tipos de pessoas, e as conduzem a uma reflexão nobre e com esperança.

A verdadeira liderança requer enorme doação do líder, que precisa promover e manter relacionamentos saudáveis, porque tudo na vida gira em torno de relacionamentos. Ser líder é ser servo, isto é, identificar e satisfazer as necessidades legítimas, e não desejos e vontades das pessoas. E isso foi exatamente o que Jesus fez, serviu a muitos, curou, libertou, restaurou e salvou, morreu e ressuscitou, para que nossa conquista fosse completa.

3 – A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA NO MODELO DE JESUS

Já comentamos que Jesus exerceu um pastoreio servidor. Não podemos nos esquecer que Ele veio ao mundo em forma humana, sentindo as mesmas necessidades e medos que nós. Sendo assim nos perguntamos: Como Ele conseguiu? Filipenses 2:5-8 diz: “ E tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mais não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz.”

Jesus esvaziou-se de toda sua humanidade, foi humilde diante de Deus e dos homens. Para que um líder assuma o perfil de servo como o próprio Cristo assumiu, é necessário que ele passe por um processo de esvaziamento.

Líderes tem buscado bases e o exemplo em outros líderes de sucesso, com a perspectiva de chegarem ao sucesso como aquele líder chegou. Mas, não podemos fugir e deixar a essência. Vivemos hoje em tempos de crise na área da liderança cristã. A liderança nas igrejas vai aos extremos, do domínio quase absoluto do pastor para modelos de líderes que, afim de não perder seu prestígio, número de membros e o volume de seu salário mensal, sujeitam-se a todos os ventos de doutrinas e práticas da moda para agradar os seus seguidores.

Jesus deixou claro que a influência e a liderança são construídas sobre o serviço. Nesse processo de satisfazer necessidades, será preciso frequentemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos, devemos buscar agradar o coração de Deus e não corações humanos.

Toda liderança tem seus desafios, as pessoas buscam respostas em seus líderes, e muitas vezes o líder precisa falar o que o discípulos não está disposto a ouvir, confrontá-los a respeito de condutas ou pecados. Para que o relacionamento entre líder e discípulo não fique abalado é importante aprender e aplicar o princípio da obediência, ter maturidade para entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com