TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança De Jesus

Ensaios: A Liderança De Jesus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Entre tantos importantes líderes que fizeram história junto aos caminhos da humanidade nenhum foi e ainda é tão polêmico, inspirador, enigmático e conectado com o Universo como Jesus.

O personagem que tem, com certeza, a maior bibliografia literária, pois, sobre Ele, existem milhares e milhares de livros, e nenhum outro líder ainda superou em publicações o nome de Jesus.

Ele não nasceu para liderar: foi concebido para guiar pessoas, independentemente de suas origens, classes ou religiões. Eis uma das características que deu a Ele destaque dentro de um contexto onde, para liderar pessoas, era necessário ter domínio sob elas. Guiar pessoas foi o que Ele fez durante toda sua vida, guiá-las em suas mentes e corações para despertar nelas os mais nobres conceitos de existência.

Palavras Chave: Liderança, Influência, Servo.

1. INTRODUÇÃO

Quando Jesus é introduzido na história da humanidade, vemos que o maior líder abre mão de Sua essência divina e, em obediência à vontade de Deus Pai, se torna igual àqueles a quem vai liderar. Em primeiro lugar, Sua liderança está fundamentada no Seu destino e, em segundo, no amor ao Pai. Ela não foi imposta por homens, mas surgiu de uma influência pessoal exercida sobre aqueles que desejaram segui-lo.

Quando olhamos para a prática de liderança de Jesus Cristo, não o encontramos seguindo os princípios ou a moda dos escribas, fariseus ou os mestres e doutores da Lei. Ao contrário, Jesus procurava agradar ao coração de Deus. Sendo assim, influenciava a cada líder seguir os seus exemplos.

Jesus nos deixou um exemplo de liderança baseada no serviço. Ele deixou claro que a influencia e a liderança são construídas sobre o serviço. Nesse processo de satisfazer necessidades, será preciso freqüentemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos.

2. A GRANDE COMPETÊNCIA DE LIDERANÇA DE JESUS

A liderança de Jesus vem da revelação de Deus Pai sobre Seu destino aqui na Terra. Isso traz o conceito de Romanos 12:1-2, onde ensina que devemos submeter nossos corpos como sacrifícios vivos ao Senhor, a fim de experimentarmos qual é a Sua boa, agradável e perfeita vontade para nós. Jesus dizia que seu alimento era fazer a vontade do Pai, pois Seu sustento físico vinha em cumprir a vontade do Pai. É dessa atitude que fluem os princípios de autoridade e influência de Jesus. No evangelho de Lucas, ao ser questionado com que autoridade Ele expulsava demônios, Ele afirma que o Filho por si nada faz, mas tudo que viu e ouviu o Pai fazer. Mesmo em Sua vida como homem sem pecado, Jesus não fazia nada sem a direção do Espírito Santo. A autoridade e influência sobre pessoas eram firmadas em uma direção de Deus e em submissão total ao Espírito Santo.

A postura de Jesus como líder é firmada em princípios de Reino de Deus, em viver os princípios de amor descritos em 1 Coríntios 13, e demonstrando frutos do espírito descritos em Gálatas 5. Ele demonstrava amor e frutos do Espírito com todos, e não somente com Seus discípulos. Afinal, Ele deu Sua vida por todos, e não somente por aqueles que criam nEle.

Jesus exerceu Sua maior influência sobre aqueles que criam nEle: Seus discípulos. Nisso quero observar algo que ele ensinou sobre liderança: aqueles que querem ser líderes devem servir aos outros. Interessante que Jesus não usava títulos para Se projetar diante dos homens, mas foi diante de uma revelação do Espírito Santo sobre sua identidade que declarou de diversas formas que Ele era o Filho de Deus, o Messias e o Salvador. Por isso, Seus discípulos criam. Sua liderança foi benéfica e buscou fazer com que cada discípulo descobrisse qual era a vontade de Deus Pai para sua vida, assim como aconteceu com Ele próprio. É como se Ele fizesse um convite: “olhem para minha vida e verão que vale a pena fazer a vontade do Pai. Porque ela é boa, agradável e perfeita”.

A autoridade de Jesus se estabelece sobre a vida daqueles que voluntariamente se submetem a Sua liderança. De forma profética, Ele veio estabelecer o caminho de salvação para a humanidade, mas temos que entender que essa vontade foi estabelecida pelo Pai, e não pelo próprio Jesus. E por estar submisso à vontade do Pai, Ele era respaldado com a manifestação de poder do Espírito Santo, quando realizava curas, libertações, purificações de leprosos, ressurreição de mortos e na manifestação de santidade que emanava de Sua vida. Esses respaldos de Deus em Sua vida deram autoridade em sua pregação: “arrependei-vos, pois é chegado o Reino dos céus”.

Sua liderança aconteceu porque Ele soube obedecer ao Espírito Santo e, assim, o Pai estabeleceu uma “jurisdição espiritual” na Sua vida que impactou não somente os discípulos daquela época, como impacta vidas até hoje. Ele não escolheu se tornar um líder mas, sim, foi a vontade de Deus Pai. Isso porque Ele aprendeu a obedecer a vontade do Pai revelada pelo Espírito Santo que habitava nEle.

Quanto aos métodos de liderança utilizados por Jesus, é simples: o filho de Deus é guiado pelo Espírito Santo. É o Espírito Santo quem estabelece a liderança e o campo de influência mediante a obediência de um filho de Deus. Há líderes e pastores que seguem esse exemplo hoje? Alguns sim, outros não. Observa-se algumas qualidades semelhantes à liderança de Jesus em líderes cristãos e em não cristãos, mas a questão é: queremos qualquer liderança ou uma que traga o Reino de Deus para a Terra? A liderança que traz o Reino de Deus para Terra precisa seguir o exemplo de Jesus, o primogênito.

Por sermos redimidos pelo Seu sangue, devemos seguir Seus exemplos e nos submeter ao Espírito Santo, permitindo sermos guiados por Ele. É Ele quem vai estabelecer esse nosso campo de liderança e influência, seja no lar, na escola, em uma congregação, no trabalho, no hospital ou em uma empresa. A questão é: nos tornaremos líderes pelo nosso próprio esforço ou nos submetendo ao Espírito Santo, à imagem daquilo que Jesus fazia? Pois foi assim que Ele se tornou o maior líder de todos os tempos.

Na Bíblia Sagrada, Jesus nos deixou o exemplo de como sermos líderes segundo o coração de DEUS. Vejamos:

Ele se tornou aquilo que dizia – As palavras têm força. E Jesus sempre pronunciou palavras amorosas, poderosas e confiantes ao se referir a Si próprio. As pessoas que vencem falam bem de si para elas mesmas. Em nenhum lugar no Evangelho Jesus se deprecia. O filho de Deus era pleno de conhecimento e de amor-próprio.

Em João 10:36 – “por que vocês gritam: Blasfemador! Blasfemador!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com