TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orelha De Malco

Dissertações: A Orelha De Malco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo: Não seja um cortador de orelha

Jo 18:10: "Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco".

- Os 4 evangelhos contam esse episódio, e quero fazer algumas comparações entre eles para chegarmos onde queremos, ok?

- Mateus - Diz assim: Um dos que estavam com Jesus cortou a orelha de um servo do Sumo Sacerdote

- Marcos - Diz assim: Um dos que estavam ali cortou a orelha de um servo do Sumo Sacerdote

- Lucas - Nos dá algumas informações a mais. Nos fala da pergunta que os discípulos fizeram: "Senhor, vamos ferir a espada?" E depois diz: E um deles cortou a orelha do servo do Sumo Sacerdote. E lucas é o único evangelho que relata o milagre que Jesus fez, restaurando a orelha cortada.

- João - Nos dá mais informações sobre o que queremos tratar. Quando o grupo que estava com Judas chega, Jesus pergunta: "A quem buscais?", e eles responderam: A Jesus o nazareno, e Jesus disse: Sou Eu, e eles recuaram e caíram por terra, e mais uma vez Jesus perguntou: A quem buscais? E eles responderam que Jesus o nazareno, e Jesus disse: Sou eu, mas deixe que estes vão. E João é o único evangelho que "dá nomes aos bois", que diz que Pedro cortou a orelha de Malco.

- Perceba que a Bíblia faz a diferença dos que estavam com Jesus e os que não estavam. E o que me chama atenção é que "um dos que estavam com Jesus” cortou a orelha de "um que não estava com Jesus"

- Jesus disse em Mc 4:9: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Se posso fazer isso, quero apenas trocar o termo "ouvido" para "orelha", dai a frase ficaria: Quem tem orelhas para ouvir, ouça. Mas dai, para desenvolvermos o tema proposto, eu faço uma pergunta: Como ouvirão se não tem orelhas?

- Dai você me pergunta: Quando que somos cortadores de orelhas?

Leia o estudo inteiro

1) Quando perdemos a visão de quem é Jesus

Por um instante Pedro perdeu a visão de quem é Jesus. No texto de Mt 26:53 Jesus repreende Pedro e diz que Ele quisesse, rogaria ao Pai para enviar anjos e livrá-Lo daquela situação. Pedro perdeu a visão de que Jesus era o enviado de Deus, era o que tinha poder sobre as enfermidades, sobre a natureza, etc.

2) Quando não aceitamos a vontade de Deus

Pedro é o mesmo personagem que quando Jesus disse que era necessário que Ele morresse, disse para Jesus que não era bem assim, e Jesus teve que dizer assim: Afasta-te de mim satanás, ou seja, Pedro não aceitou a vontade de Deus. Eu sei que nem é sempre é fácil e simples aceitar a vontade de Deus. E em Mt 26:54, mais uma vez, Jesus repreendeu Pedro dizendo que as profecias sobre Sua morte tinham que acontecer, pois era a vontade de Deus.

3) Quando entramos no "Achismo"

Vamos imaginar que quando Pedro viu aqueles homens armados para prender Jesus tenha imaginado assim: "Eu acho que tenho que defender o mestre". E atacou a Malco. Pelo fato de Pedro ter perdido a visão de quem é Jesus e de não ter aceitado a vontade de Deus, se desviou da verdade e entrou no pensamento do "achismo". Como isso é trágico. Não se deixe desviar da verdade e nem da vontade de Deus, pois em Deus não existe dúvida, medo e meio termo. Através da Bíblia, aprendemos e vemos todas as verdades e certezas de Deus para nós.

4) Quando somos egoístas e não nos importamos com os outros

Naquele momento Pedro não pensou em Malco, nem em Jesus a não ser nele próprio. Quando isso acontece nós ferimos as pessoas, machucamos elas, e Jesus o repreendeu por isso.

5) Quando não pregamos a verdade

Em Rm 10:14b nos faz a pergunta: "e como ouvirão, se não há quem pregue?". Então isso me leva a pensar que quando não pregamos a verdade de Deus, nós "cortamos as orelhas das pessoas". Tem uma frase que diz assim: Em todo tempo pregue, e se preciso for, fale.

6) Quando queremos viver uma vida de Omissão

Jesus disse que somos a luz do mundo e Ele complementa dizendo que não se coloca a luz debaixo da mesa, porque o lugar dela é em cima para iluminar tudo e todos (Mt 5:14 e 15). Assim deve ser nossas vidas, mas se quisermos viver uma vida de omissão, não manifestaremos o amor e a verdade de Deus, e não pregaremos isso, e posso dizer que estaremos "cortando" as orelhas das pessoas.

7) Quando não permitimos a Ação do Espírito Santo

Em Rm 10:17 diz: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Ou seja, que o Espírito Santo opera pela palavra de Deus, que em Ef 6:17 diz que é a espada do Espírito. Podemos então resumir que, o Espírito Santo opera pela palavra de Deus, mas as pessoas "lá fora" não lêem a Bíblia, então como que o Espírito vai operar em suas vidas por meio da palavra? Através das nossas vidas, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com