TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Calça, E A Introdução Para O Homem.

Pesquisas Acadêmicas: A Origem Da Calça, E A Introdução Para O Homem.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  33.813 Visualizações

Página 1 de 3

Dos relatos históricos, os indícios das primeiras calças vieram do vestuário persa. O aparecimento desta peça de roupa data do século VI Antes de Cristo, pelos povos Iranianos (persas - povo que dominou a civilização da babilônia no século VI a.C.) e da Ásia central. Por habitarem uma região montanhosa de temperaturas baixas e serem peritos em cavalaria, criaram as calças, que acabou sendo considerado um traje típico deles. Era muito típico para soldados, mas homens e mulheres também a usavam. A vestimenta feminina persa era composta por calças amplas e saias; a vestimenta masculina era composta por túnicas de lã ou seda, de mangas amplas e presas por um cinturão; também usavam calça.

Após esse período, no fim da Antiguidade e inicio da Idade Média, os povos bárbaros também usavam e eram considerados ridículos e bregas. Com o passar do tempo, por serem mais práticas e tolherem menos os movimentos, as calças acabaram sendo adotadas pelos bizantinos e, de Bizâncio, passaram para a Europa ocidental, assim, passaram a ser usada quase como uma obrigação por todos os homens europeus, se espalhando pelo ocidente, mas jamais por mulheres, até o sec. XIX

A introdução da calça para Mulheres

Fanny Wright - Estados Unidos - foi a primeira mulher a vestir calças masculinas em público - 1825. Ao final do século XIX, as mulheres começaram a usar calças e blusas para o trabalho industrial, cavalgar e andar de bicicleta. Inspiradas no estilo harém, criado por Paul Poiret na década de 1910, as mulheres modernas começam a usar calças como peça de lingerie. Mulheres de calças chocavam a sociedade em 1911, Alguns se indignavam com os cortes da roupa. Diziam que ela se ajustava muito ao corpo, e que marcava as formas femininas, atentando ao decoro que deve ser seguido por senhoras ao transitarem pela rua. Mulheres que se atreviam a desfilar as “jupes-culottes” (como eram chamadas as saia-calção) pelas ruas corriam o risco de serem perseguidas e hostilizadas.. Coco Chanel foi a primeira a criar a calça comprida propriamente dita. Nos anos 20, a calça de Chanel para passeio, inspirada nos marinheiros, foi aderida por muitas mulheres influenciadas pelas atrizes famosas. Calças haviam sido usadas pelas mulheres mais "antenadas e conscientes da moda" nos anos 20, mas nos anos 30 elas eram mais aceitáveis e mais amplamente adotadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres usavam as calças de seus maridos enquanto concorreram a seus empregos. Mas foi década de 1960, André Courrèges introduziu calças compridas para as mulheres como um item de moda, levando à era de “pantsuit”(terninho) e corte jeans e à erosão gradual das proibições contra que as meninas e mulheres usem calças nas escolas, no trabalho, e bons restaurantes.

A calça só passou para o guarda-roupa feminino com a entrada da ideologia feminista na sociedade e a evidência de que ela é uma veste masculina, além da história da calça em si mesma, é o fato de ser ícone da moda “unissex”- justamente aquela moda que quer igualar os dois sexos igualando a mulher ao homem. Esta falsa e arbitrária “igualdade” aniquila a diferença sexual querida por Deus e que deve ser manifestada na veste.

No caso do homem, porém, há uma grande diferença no uso, pois a calça não é capaz de delinear suas partes da região íntima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com