TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Do Pensamento Teológico

Casos: A Origem Do Pensamento Teológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  3.789 Visualizações

Página 1 de 14

A ORIGEM DO PENSAMENTO TEOLÓGICO

1. DEFININDO TEOLOGIA

A palavra teologia é de origem grega Theos significa Deus e logia indica o sentido do estudo. Teologia significa o estudo sobre Deus.

Deus rompe o silencio e através deste rompimento cabe ao ser humano buscar o conhecimento e a revelação.

O homem se não acreditar e entender de uma forma organizada e comunicável ao que esta escrito que é o revelado de Deus, e que é verdade não haverá teologia.

Então teologia nada mais e do que um estudo sobre o pensar de Deus e colocar esse pensar de alguma maneira.

Por mais que o homem fosse sábio ou busca-se a sabedoria de nada adiantaria se Deus não se revelasse ao homem pois não teria como o homem estudar algo que ele mesmo não compreenderia nem entenderia. A influencia da teologia na vida do homem é observada através do prestar conta de seus atos que ou até mesmo de um pensar de prestar contas.

Uma vida de intimidade e de buscar a presença de deus deve esta embaseada em uma sã teologia.

• A teologia aborta os seguintes temas.

• Deus

• O Homem

• O mundo

• A salvação

• A escatologia estudo do fim dos tempos

Quando se fala de deus se fala também do homem de sua existência, falasse sobre o afastamento do homem de deus o pecado. Destas afirmações são resultantes de diretrizes em nossas vidas.

2. QUEM DEVE FAZER TEOLOGIA

Todo cristão deveria fazer para buscar o conhecimento e o crescimento ao estudar as escrituras , muitos fazem simplesmente para adquiri conhecimento ou por não ter entendido algo que a ciência não pode esclarecer mas param por ai e não colocam em pratica o que deus deixo para ser praticado que é sua palavra, esse porem não podem ser considerados cristão.

3. BUSCAS DE RESPOSTAS

A muitas perguntas estão na mente do homem perguntas sobre Deus sobre sua origem de onde ele veio que a após a morte a muitas perguntas que ele busca a própria ciência encontrou respostas para os questionamentos do homem mas ainda persiste um vazio algo que sacie sua alma que acabe com suas duvidas.

A antropologia moderna estuda a vida humana, mas antes da do surgimento da ciência antropologia a teologia já estudava a vida humana. O fato é que muitos estudiosos são levados a loucura e a cegueira total pois vão em busca de algo que não vão compreender pois não possuem intimidade uma vida com Deus.

4. TEOLOGIA COMO CIÊNCIA

A palavra ciência vem do latim que quer dizer conhecimento, segundo o dicionário da língua portuguesa ciência é o conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos. E também sabemos que a teologia esta fundada sobre conhecimentos certos que a palavra de Deus.

Uma obra é considerada teológica quando se refere a determinadas fontes, empregadas de exata comunicabilidade e apresenta critérios de verificação adequados as próprias afirmação.

4.1 OS PRINCIPAIS TRAÇOS DE CIÊNCIA QUE A TEOLOGIA POSSUI

4.1.1 CRITICIDADE

É uma disciplina critica um saber que opera sobre si mesmo discrimina doutrinas daquilo que é crença popular e opinião teológica.

4.1.2 SISTEMATICIDADE

Como outras ciências possui um conjunto de saberes estruturados ordenados em dados em sistema que deem conta, tanto quanto possível, dos conhecimentos sobre o sagrado e a fé.

4.1.3 DINAMICIDADE

Assim como todas as ciências é uma disciplina dinâmica não despreza conhecimentos anteriores procura lançar novos olhares .

FUNDAMENTANDO A TEOLOGIA

Os homens inspirados por Deus começarão á registrar relatos mas não com a intenção de elaborarem tratados ou discursos teológicos, mais para que as narrativas e detalhes e o mais que importantes dessa história toda é fossem preservadas na mente e no coração das pessoas.E com todos esse relatos resultou num conjunto de documentos que chamamos de bíblia.

A palavra Bíblia é derivada do latim,da palavra grega bíblia (livros) esses livros são inspirados por Deus.A Bíblia tem o novo testamento para designar no todo ou em parte,os documentos do antigo testamento.

2. O PAPEL DAS ESCRIURAS SAGRADAS NA TEOLOGIA

A Bíblia desempenha um papel muito importante na história da civilização ,foram escritas de várias línguas para que todos os povos pudessem ter.

• Deus traz a salvação (é o mediador do concerto) .É a salvação do seu povo.

• O meio de salvação (a base do concerto). É a graça de Deus que exige do seu povo uma resposta de fé e obediência.

• Os herdeiro da salvação (o povo do concerto).São o israel de Deus a igreja de Deus que somos nós.

3 . A INTERPRETAÇÃO DAS SAGRADAS ESCRITURAS

Ao buscarmos a interpretação de um texto ou assunto específico das Sagradas Escrituras temos que ter o cuidado de não contradizer o ensinamento total dessa escritura sobre o ponto.Temos que levarmos três pontos em consideração que são:

• As cópias existentes do manuscrito bíblico original podem conter inexatidão;

• As traduções atualmente existentes do texto bíblico grego ou hebraico podem conter falhas;

• A nossa própria compreensão do texto bíblico pode ser incompleta ou incorreta.

Com esses três pontos a bíblia se torna infalível.

3. CONCEPÇÕES TEOLÓGICAS

1.1 TEOCENTRISMO (THEOS =DEUS ;KENTRON = CENTRO) se refere á doutrina ou forma de pensamento que considera Deus como o centro de tudo e que tudo foi criado por ele e por ele é dirigido.

1.2 MONOTEÍSMO (MÓNO =ÚNICO; THEOS = DEUS)caracteriza um sistema religioso que admite um só Deus, pode ser dividido em dois monoteísmo;explicito presta culto efetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com