TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREGAÇÃO

Por:   •  4/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PREGAÇÃO

Disciplina: Prática pastoral II

Aluna: Maria Vanessa Ferreira da Costa

Professor: Pr. Israelito Almeida

Semestre: 2019.2

Tema: Explanação da pregação


[pic 4]

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências (2 Tm 4.1-3).”





Sumário

Introdução        3

Capítulo 1: A importância da pregação na igreja        4

Capítulo 2: O poder que a pregação tem vida do cristão        6

Capitulo 3 _ A suprema importância da pregação na vida da igreja        7

Capitulo 4 _Principais erros que os pregadores cometem nas pregações        8

Capitulo 5 _ Principais características de uma boa pregação        9

Conclusão        10

Bibliografia        11

Introdução

A pregação verdadeiramente bíblica tem como fonte o Antigo e o Novo Testamento. Se a nossa mensagem for especulativa nenhum efeito terá sobre os corações necessitados e carentes da graça de Deus. É uma forma de ensino que prima pela qualidade e pela excelência. Aliás, foi o método usado pelos santos profetas e apóstolos. E, hoje, todos os pregadores que fazem questão de realçar a pregação como ensino sistemático da Palavra de Deus, vêm colhendo abundantes resultados. A afirmação é de John Stott: “A pregação é indispensável para o Cristianismo. Sem a pregação, ele perde algo necessário que lhe confere autoridade. Isso porque o Cristianismo é, essencialmente, uma religião da Palavra de Deus”.

Capítulo 1: A importância da pregação na igreja

A pregação é um dos melhores canais de Deus para produzir um crescimento sadio da igreja. É de interesse de o pastor ansiar em ver sua igreja crescer, não só em quantitativo, mais em qualidade de conhecimento também, se a igreja não cresce é por que algo está errado. É de suma importância o momento da pregação no culto, pois é onde a igreja recebe o ensino das escrituras por meio de graça, e teria que ser a prioridade do ministério da igreja. A verdadeira pregação transmite a manifestação da Sua Glória e poderosa salvação no meio do seu povo.  A bíblia fala no livro de Hebreus 4.12, “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Independente da forma que for ministrada, se for ministração da palavra de Deus será Palavra de Deus fluindo como águas correntes nos corações dos ouvintes.

Pregar a palavra de Deus é uma responsabilidade enorme do pregador, o mesmo tem que buscar aproveitar ao máximo as técnicas para a condução de uma pregação cristã. A Homilética é uma ciência que auxilia na aplicação destas técnicas para que o pregador consiga organizar as ideias e transmitir a mensagem inspirada. É importante ressaltar que mesmo o pregador tendo um conhecimento aprofundado nas técnicas de Homilética, isso não anulam o mover do Espírito Santo, mas serve para uma melhor exposição e organização da Palavra de Deus, fazendo com que a igreja tenha um valioso estudo e uma melhor compreensão da transmissão da mensagem inspirada de Deus.  Ter uma organização no sermão é primordial, assim é bom que o pregador tenha conhecimento nos tipos de pregação que são: TEMÁTICA, TEXTUAL E EXPOSITIVA.

1- Na pregação temática_ é onde tem como base um assunto ou tema escolhido, nesse tipo de tema pode ser definido de várias formas, seja um acontecimento do dia a dia, uma observação de algum fato, ou mesmo por um estudo específico, é considerado o tipo mais usada por ser o de mais conseguir elaborar uma divisão tornando mais fácil de ser preparado.

2 - Pregação textual_ É o tipo de pregação que é construída a partir do texto bíblico, ou seja, a ideia principal da pregação está nos versículos, sendo os tópicos da pregação extraídos do texto, podendo ter algumas ideias secundárias buscadas em outros textos bíblicos. Este tipo é muito bom para o pregador fixar a atenção dos ouvintes numa parte das Escrituras. É importante ressaltar que é profundamente bíblico e ajuda a levar o cristão mais perto do coração da Bíblia.

3- Pregação expositiva_ É um pouco diferente das demais citada acima, esse sermão surge  de uma passagem bíblica com  mais  de   dois ou três versículos. Como o próprio nome já diz é a exposição do texto. É onde o pregador explica com mais profundidade o pensamento bíblico. Considerando - se a forma mais autêntica da pregação e segue a prática dos grandes pregadores do passado, como: Santo Agostinho, Lutero, Calvino, etc.

A mensagem expositiva faz das Escrituras, um maior conhecimento bíblico, criando maior interesse na Bíblia e não nos assuntos. Isto honra as Escrituras e alimenta os cristãos. Por fim, a Pregação expositiva tem como objetivo expor o conteúdo do texto bíblico escolhido de maneira profunda, sendo necessárias análises profundas de versículo por versículo, palavra por palavra, etc.

A exposição deste tipo de pregação é feita de forma lógica e cronológica. O pregador precisa utilizar diversos recursos, como arqueologia bíblica, dicionários, comentários bíblicos, manuais dos originais bíblicos, etc.

Capítulo 2 - O poder que a pregação tem vida do cristão

A palavra de Deus é excepcional na vida do cristão, pois ela é a própria revelação de Deus para o homem, Ela nos dá vida, ilumina, liberta e santifica. Nossa alma precisa dela como nosso corpo precisa de alimentação (Mt.4.4) em 2 Timóteo 3:16-17 fala que "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e (é) proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." É por esse e outros versículos que comprovam que a pregação tem um grande poder na vida do cristão. Quando a palavra de Deus é proclamada com autoridade, simplicidade e poder, geralmente os frutos logo aparecem.

O cristão ao ir aos cultos, independente do dia que for, precisa ouvir algo sólido, precisa aprender, precisa ter convicção do que ele está ingerindo, muitos cristãos não fazem estudos bíblicos, não frequentam a EBD (Escola Bíblica Dominical) ou até mesmo não leem a Bíblia em casa, fazendo com que o mesmo, vá querendo ouvir a voz de Deus, e a pregação sendo bíblica é a verdadeira voz de Deus. Todos nós precisamos ter a certeza de que a palavra de Deus é: A luz para o caminho - Salmo 119:105”Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. Para andar em um caminho, precisa - se de luz. Tanto a luz natural como artificial, o fato é que sem ela não se se consegue andar. O caminho da vida não é uma exceção à regra. Para andar neste caminho é preciso de luz que o ilumine. Onde encontraremos esta luz? De acordo com a passagem acima, a resposta é a Palavra de Deus. Seguindo a Palavra de Deus, estaremos andando em um caminho cheio de luz.

Capitulo 3 - A suprema importância da pregação na vida da igreja

Jonh Piper escreveu certa vez que o alvo da pregação é a gloria de Deus, o solo da pregação é cruz de Cristo e o dom da pregação é o poder do Espirito Santo. Outro propósito da pregação é a salvação dos perdidos e a edificação do povo de Deus.

A pregação é a função central e prioritária da igreja, não é que os louvores orações e demais não sejam, mas o povo de Deus precisa ouvir uma pregação que seja bem preparada e extremamente bíblica, pois quando a palavra de Deus é proclamada e explicada fielmente sobre a unção do espírito santo vidas serão sempre transformadas ou condenadas.

A pregação ministrada verdadeiramente bíblica tem resultados gloriosos, como por exemplo: uma igreja Sadia, uma igreja capacitada a defender sua fé com propriedade, uma igreja firmada na rocha, uma igreja madura capaz de enfrentar o que for preciso com base na palavra de Deus.

A palavra de Deus é a maneira mais eficaz de proclamar as escrituras. A supremacia da escritura é a primazia da pregação são inseparáveis. Na verdade a pregação bíblica é o fato mais importante para o crescimento de uma igreja Sadia a pregação é um ministério, mas elevado da igreja e a mais profunda necessidade do mundo. A pregação é a comunicação oral na verdade bíblica pelo Espírito Santo por intermédio de uma personalidade humana, para uma determinada audiência com a intenção de provocar reação positiva assim sendo os pensamentos do homem a exposição de ideias.  

Capitulo 4 - Principais erros que os pregadores cometem nas pregações

1 - Doutrinas erradas - Muitas igrejas infelizmente abandonaram a suficiência da escritura e as substituíram por doutrinas erradas. Isso ocorre quando as igrejas mudam a mensagem do evangelho para o que o povo prefere tornando a mensagem centralizada no homem. É triste falar, mas alguns pregadores estão mais interessados em dinheiro do que no destino das almas e outros acabam usando o evangelho como uma mercadoria qualquer. Os pregadores leem a Bíblia, mas não interpretam segundo as regras da hermenêutica.

2 - O pregador não precisa aparecer -  É importante ressaltar que o pregador não é o foco da mensagem, não foi chamado para pregar em seu nome, mais sim o do Altíssimo, o mesmo tem que respeitar as normas doutrinárias, litúrgicas e teológicas da igreja em questão.

3- Vocabulário complexo - É bom que a pregação seja abordada de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão do ouvinte.

4- Testemunho/ Experiência - O foco principal é a palavra de Deus, não a experiência do pregador, quem liberta é a palavra não o pregador da palavra.

5 - Falta de fidelidade no texto escolhido - Existem pregadores que leem um ou dois versículos e começam a falar de assuntos aleatórios que não fazem parte do contexto, alguns fecham é até Bíblia. Ser fiel ao texto é o principal objetivo, por que algumas mensagens não surtem mais resultados? Porque os pregadores esqueceram-se de algo básico: pregação é ensino”. Era o que mostrava Jesus em seu ministério terreno: “Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino” (Mt 4.23).

Capitulo 5 - Principais características de uma boa pregação

A pregação é caracterizada como uma boa pregação, não pela sua extensão e nem mesmo pelas virtudes do pregador, sejam intelectuais ou morais, mas sim pela qualidade da pregação:

1. Unção - Toda pregação deve ter inspiração divina. Um sermão sem unção, ainda que tenha uma excelente estrutura, não apresentará poder para conversão, consolação e edificação. É importante lembrar que ao transmitir a mensagem não esta sendo transmitindo conhecimento humano mas a Palavra de Deus e esta é a única que penetra até a divisão da Alma e Espírito, portanto é fundamental a unção.

2. Fidelidade no texto escolhido - A Fidelidade textual é importante, visto que os ouvintes estão atentos ao texto de referência ou ao tema escolhido. Há muitos pregadores que tomam um texto como referência e depois esquece ele.

3. Foco da mensagem - Toda pregação tem um objetivo a ser alcançado. O seu conteúdo deve convergir para um único alvo. "Há sermões que são uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelânea de assuntos, ideias e ensinos", que acabam mudando o rumo da mensagem, e essa não pode ser a ideia.

4. Tempo da pregação - Tudo tem um começo e um final. O Pregador deve ter em mente que o ouvinte está se alimentando espiritualmente. Uma pregação bem terminada será muito produtiva a ponto de despertar o desejo de querer ouvir mais, não tornando algo entediante e sim prazeroso para o fiel.

     No livro de Atos, observamos que a pregação da Palavra de Deus sempre tomou um privilegiado lugar na Igreja. Ouvir e aceitar uma exposição das Sagradas Escrituras significava conformar-se à doutrina dos profetas e apóstolos. Eis por que Pedro tomou esta sábia resolução: “Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas” (At 6.2).Um dos alvos da Reforma Protestante foi, justamente, reavivar o púlpito como o ponto central do culto evangélico. Rolando Bainton escreve: “A Reforma deu centralidade ao sermão. O púlpito ficava mais alto que o altar, pois Lutero intentava que a salvação era mediante a Palavra. A igreja deve a sua vida à palavra”.

Conclusão

Neste trabalho, concluem-se que a pregação é primordial na vida do cristão, no crescimento saudável da igreja, as pregações em experiências de ensino relevante e sistemático da Palavra de Deus são de extrema importância para o conhecimento do cristão. Somente assim, poderemos perceber que um ministério realmente frutífero por causa do nome verdadeiramente proclamado. Ouvir uma pregação sob a unção do Espírito Santo é glorioso para a nossa alma e espirito.


Bibliografia

https://image.slidesharecdn.com/caractersticasdeumbomsermo-140222053016-phpapp02/95/caractersticas-de-um-bom-sermo-7-638.jpg?cb=1393047179.

Lopes, Hernandes Dias. A importância da pregação expositiva para o crescimento da igreja -  Editora CANDEIA, 2004 - São Paulo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com