TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neoliberalismo prega uma série de medidas a serem usadas em diversos ramos da economia

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

                             Aluno(s):

                                  RA

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

POLO

2016

SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO        3

2 – PROPOSTA        4

3 – DESENVOLVIMENTO        4

4 – BIBLIOGRAFIA        5

1 – INTRODUÇÃO

No texto vemos que o neoliberalismo é um fenômeno distinto do liberalismo clássico tendo seu surgimento, no fim da Segunda Grande Guerra, nos países capitalistas seu alvo principal era o Estado de Bem-Estar e a política intervencionista do Estado. 

O neoliberalismo prega uma série de medidas a serem usadas em diversos ramos da economia para assim chegar à estabilidade econômica. No campo social era totalmente contra qualquer investimento no bem-estar e lazer da população. Almejando, ter um Governo forte e que para isso seria necessária uma disciplina orçamentária, cortando gastos sociais e restaurando a taxa "natural" de desemprego, criando um exército reserva de trabalhadores para quebrar o poder de negociação dos sindicatos. 

O principal objetivo era reerguer os níveis de crescimento e a grande margem de lucro que havia durante os anos do liberalismo clássico antes da crise de 70 e conseguiu fazer tudo, menos o que realmente se propôs a fazer. Porque também criou, um ambiente propício há uma nova crise, como a de 2008 e como outras viram. Se mostrou também muito eficiente como controle da classe trabalhadora fazendo com que as greves tivessem uma grande diminuição, também conseguiu fazer outras coisas como a baixa dos índices de inflação que eram gritantes na década de 70. Mas um dos grandes problemas com o surgimento do neoliberalismo foi o capitalismo agressivo favorecendo as especulações financeiras. O valor das ações aumentava muito mais do que o valor dos salários, de forma a favorecer uma maior troca de riquezas através de manobras cambiais. Isso fez com que o lucro subisse, mas provocou um investimento menor por parte dos investidores, interessados em capitalizar e especular mais do que em produzir definitivamente. Outro grande problema foi sucateamento do aparato público destinado a as políticas públicas propriamente dito como educação, saúde e políticas que visem o bem-estar da população, constituindo com essas políticas muita corrupção e moeda de troca para com a população mais carente de certos lugares, que se vê obrigada a mendigar por aquilo que seria um direito social conquistado por outros. Isso gera uma maior diferenciação socioeconômica, ajudando a polarizar a nossa sociedade.

O último perigo que causa uma grande destruição na sociedade nas políticas neoliberalistas é o seu descompromisso com a Democracia, mostrando que liberdade nem sempre tem a ver com governo do povo. Na verdade, algumas das Nações que melhor implementaram políticas neoliberalistas, como o Chile e Bolívia, que tiveram governos passando muito longe daquilo que deveria ser considerado como Direitos Humanos. Com a última crise capitalista, ficou absolutamente claro que o neoliberalismo da forma como vem sendo pregado não possui mais o mesmo espaço. O que poderemos ver a partir de agora pode ser uma nova forma de capitalismo, ainda pior, mais selvagem e com um potencial de polarização ainda mais devastador. Esse ciclo não pode continuar e como sempre, acarretara em outra crise, que levará a mais competição, ou, nos levara a uma revolução dando espaços a outras formas de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com