TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ganância leva à destruição - Balaão

Por:   •  21/4/2015  •  Ensaio  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Balaão — Tema: A ganância pode nos induzir a seguir um mau caminho

Cena: Persuadindo estudante a aplicar conselho bíblico

Ponto a observar n° 31: Respeito pelos outros

Dri: Ah Grazi, tá vendo esses móveis da minha casa? Será a última vez que verá! To cheia deles! Vou trocar tudo! Já até fiz as contas do quanto vou gastar pra trocar...o problema é que vou precisar trabalhar bem mais pra poder dar conta....vai ficar difícil ir na reunião, Grazi..

Grazi: Ah Dri, não parecem tão ruins assim seus móveis. Acha mesmo que será boa ideia?

Dri: Então...pensei nisso...mas não vejo outra solução.

Grazi: Sabe Dri, tomar decisões é uma tarefa muito difícil..normalmente, envolve muitos fatores e nessa decisão que está tomando não é diferente. Já pensou em todos os fatores envolvidos, Dri?

Dri: Ah, Grazi...em alguns..Acha que não é boa ideia?

Grazi: Bom Dri, vamos avaliar o que a Bíblia nos diz a respeito? Em Lucas 14:28, encontramos o 1° fator a pensar antes de entrar em uma grande dívida: Sentar e calcular. Tenho o suficiente para completar? Você já fez isso, né, Dri e já viu que não conseguirá fazer de imediato. Mas você continua com a ideia de que mesmo sem ter no momento todo o dinheiro, precisa trocar os móveis. O que envolverá a partir daí então? Perder as reuniões para trabalhar mais? Vamos ver um conselho em Lucas 12:15?

Vc viu, Dri? Nossa vida não vem das coisas que possuímos, portanto é importante nos resguardarmos de todo tipo de ganância. Sabe por que é importante nos resguardarmos de todo tipo de ganância, Dri, mesmo que seja por pouco tempo? Quer ver um exemplo na Bíblia? O exemplo é o de Balaão. Ele serviu como um profeta de Jeová. Porém, ele tentou usar esse privilégio para ganhar uma recompensa de um rei moabita por falar maldições contra o povo de Deus, Israel.

Pra vc ter uma ideia da ganância de Balaão, Dri, ele tentou por 3 vezes amaldiçoar o povo de Israel e nas três vezes, ao invés de amaldiçoar, proferiu bênçãos ao povo. Isso porque Jeová era contrário à decisão de Balaão.

Porém numa certa vez em que ele foi obrigado a abençoar Israel, ele pensou: Se eu não consigo amaldiçoar o povo de Israel, talvez o próprio Jeová amaldiçoe!

A trama dele para agradar o rei foi sugerir que mulheres que adoravam Baal fossem usadas para seduzir os homens israelitas por comer coisas sacrificadas à ídolos e por cometer fornicação.

Sabe qual foi o resultado, Dri? Veja comigo na Bíblia, em Números 25: 1-4, 9. 24.000 israelitas mortos! Entre esses, Balaão também foi morto pela espada.

Esse é um exemplo forte, não é mesmo, Dri? Não estou comparando sua ideia com o que Balaão fez, porém, a sementinha é a mesma: a ganância. A ganância de Balaão, por desconsiderar a ordem e a orientação de Jeová resultou em morte pois o induziu a seguir um caminho mau.

No seu caso, o desejo de trocar os móveis irá te levar a perder reuniões, lugar onde recebe espírito santo de Jeová e sua orientação. Acredita que perder a orientação Dele mesmo que por um tempo não fará diferença em sua vida? O desejo por mais e mais coisas te afastará de Jeová. É por isso que o conselho de Lucas de nos resguardarmos de todo tipo de ganância é importante. Alimentar uma sementinha pode gerar frutos...e nem sempre esses frutos são doces...podem ser bem amargos.

Dri: É Grazi...pensando melhor, posso trocar meus móveis aos poucos...daí não preciso perder reuniões, né..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com