TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM ECLESIASTICA

Trabalho Escolar: ADM ECLESIASTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  4.655 Palavras (19 Páginas)  •  3.653 Visualizações

Página 1 de 19

ALESSANDRA VOLPI COUTO

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

AUTO ATIVIDADE CAPÍTULO 1

1. Defina Administração Eclesiástica e de referências bíblicas a respeito de administração:

R- Administração Eclesiástica é o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho da Igreja como um todo no que tange a sua função administração geral da igreja. Lembro de que a igreja é um, ORGANISMO e ORGANIZAÇÃO. É o povo de Deus se organizando nos aspectos: espiritual, social e econômico, para atender à missão para a qual Deus a constituiu Em muitos casos, a Bíblia tem sido citada por sua demonstração de princípios administrativos. Um dos exemplos como o sacerdócio Faraônico, que foi instituído com um sumo sacerdote e ordens de sacerdotes sob sua direção, numa variação de categorias. (Davi divide os sacerdotes em vinte e quatro turnos - maiorais do santuário e maiorais da casa de Deus - 1 Cr 24). Na igreja apostólica, os líderes propuseram à "multidão dos discípulos" a instituição dos diáconos, para "servirem às mesas", a fim de que os apóstolos tivessem tempo para se dedicarem "à oração e ao ministério da Palavra" (At 6.1-4). No Antigo Testamento, há ainda muitos outros exemplos de organização e técnica administrativa, como a administração de José, do Egito, a reconstrução de Jerusalém por Esdras e Neemias, Salomão recebeu do Senhor todos os dados necessários para a construção do primeiro templo e para a organização do seu reinado (2 Cr 3). Entre outros...

2. Cite três princípios Gerais de Administração. Explique o principio adotado pela IEQ:

R- A Administração, como toda ciência, deve se basear em leis ou em princípios. Fayol tentou também definir os "princípios gerais" de Administração. Como a função administrativa restringe-se somente ao pessoal, isto é, ao corpo social, é necessário um certo número de condições e regras, a que se poderia dar o nome de princípios, para assegurar o bom funcionamento da empresa. Fayol adota a denominação princípio, afastando dela ideia de rigidez, porquanto nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Os Princípios Gerais da Administração, segundo Fayol, são:

2.1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

2.2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o de esperar obediência; a responsabilidade é uma consequência natural da autoridade: é a obrigação de cumprir as atribuições do cargo e responder pelas consequências dos próprios atos e decisões. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3. Disciplina: depende da obediência. Corresponde ao cumprimento dos acordos estabelecidos e das determinações vigentes. .

3. Quais são os direitos previstos na Constituição Brasileira para as Organizações Religiosas no que diz respeito aos tributos?

R- A Constituição Federal veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, instituir impostos sobre os templos de qualquer culto, patrimônio, renda ou serviços das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei (artigo 150 VI, "a" e "b"). Vale ressaltar que, de acordo com o § 4º do mesmo dispositivo legal, tais vedações compreendem somente o patrimônio, a renda e os serviços, relacionados às finalidades essenciais das entidades mencionadas. Ressalte-se que o Código Tributário Nacional, em seu artigo 14, estabelece os requisitos necessários para o gozo da imunidade tributária, quais sejam: a) não distribuição de qualquer parcela do patrimônio ou das rendas; b) aplicação integral dos recursos no país e na manutenção dos objetivos institucionais; c) conservação da escrituração de receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão. A imunidade das entidades de assistência social prevista no artigo 150 VI, "c", da Constituição do Brasil, abrange rendimentos em aplicações financeiras enquanto não houver regulação do disposto no § 4º do artigo 150 da Constituição do Brasil por Lei Complementar. Precedentes. Agravo regimental a que se nega provimento

4. Como é a estruturada a Administração Quadrangular? Que órgãos compõem cada parte:

R- a administração da igreja do evangelho quadrangular tem três níveis hierárquicos: “Administração Superior e Geral, Administração Intermediaria e administração de base:

Administração Superior e Geral: é constituída por 10 membros – Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretario, 2º Secretario, 3º Secretario, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, 3º Tesoureiro.

Administração Intermediaria é exercida pelo conselho Estadual de Diretores e tem como base as suas secretarias: Secretaria Estadual de Administração de finanças, Secretaria Estadual de Ação Social, Secretaria Estadual de Educação e Cultura Secretaria Estadual de Missões, Secretaria Estadual de Comunicação, Secretaria Estadual de Disciplina Eclesiástica, Secretaria Estadual de Coordenadoria e Diaconato, Secretaria Estadual de Cidadania.

Administração de Base: Regiões e Campos missionários e igrejas locais.

5. O Que é conselho Nacional de Diretores?

R- O Conselho Nacional de Diretores é órgão superior de unidade da Igreja Quadrangular, com funções legislativas, deliberativas e administrativas.

ALESSANDRA VOLPI COUTO

CAPITULO 2

1.Como se forma, na jurisdição da IEQ, a Igreja Local?

R: Artigo 155 - A Igreja Local forma-se sob jurisdição da Igreja do Evangelho Quadrangular, desde que haja um grupo de cristãos convertidos, batizados nas águas por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, adotando a Declaração de Fé constante do Título I, Capítulo II, do Estatuto.

Parágrafo 1º - A Igreja Local é base do sistema estrutural da Corporação e parte do Corpo de Cristo que vive e prega o Evangelho Quadrangular através das seguintes práticas:

I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com