TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As religiões e a sociedade

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

NUCLEO DE CULTURA RELIGIOSA

Unidade temática 2: A TOLERÂNCIA

                                                                                                     

 

                                                                                                      Bruna Oliveira Costa

                                                                                                        Camila Santos Macedo

Contagem, 2015

I PARTE

1- Quais são os limites da Tolerância?

A tolerância é baseada nos  direitos universais da pessoa humana, por isso é limitada ao contrário do amor ou da generosidade, que é ilimitada. Porque se a tolerância fosse algo ilimitado, haveria o fim da tolerância. A tolerância é uma virtude, por isso, ela vale por si mesma, até para os que não praticam a mesma. O que determina a tolerância é a sua periculosidade como, por exemplo, um grupo tolerante e não a tolerância de que eles dão mostra. Devem ser somente proibidos se ameaçarem efetivamente a liberdade ou  as condições de possibilidade da tolerância. O justo deve ser guiado pelos princípios da justiça e o tolerante pelo princípio da tolerância. Não se deve tolerar tudo, pois seria destinar tolerância á sua perda, também não se poderia renunciar a  toda e qualquer tolerância para com aqueles que não a respeitam.

2 - O que é o Totalitarismo?

É o poder total (de um partido ou do Estado) sobre a sociedade. Se distingue da simples ditadura ou do absolutismo, isso se dá sobretudo por sua dimensão ideológica.

O totalitarismo nunca é o poder absoluto de um homem ou grupo: é também, talvez antes de tudo, o poder de uma doutrina, de uma ideologia (freqüentemente com pretensões científicas), de uma “verdade”, ou pretensa verdade.

3 - Qual a relação entre tolerância e opinião?

A tolerância é algo que estrapola a opinião e utiliza uma dissertação que á embasa para ser justificada. A tolerância não deve ser uma mera opinião e nem uma ciência exata, ela é limitada. Já a opinião está ligado a filosofia, o pensamento sem provas. Mas que não deve ser pensado de qualquer jeito e nem em qualquer coisa. A ciência também está interligada ao conhecimento, ao racional, buscando soluções cotidianas.

II PARTE

  1. Em sua opinião, que é a tolerância (elementos, conceitos que devem fazer parte dessa definição?

Para meu grupo tolerância é mais do que uma aceitação do outro, é a capacidade de conviver com o diferente. Temos que nascer com esse espírito de tolerância dentro de nós, pois assim veremos o mundo de uma outra maneira. O ser humano possui o livre arbítrio, desde que respeite a lei. É preciso aceitar o outro, mesmo sendo diferente, até porque ninguém é igual a ninguém, todo mundo tem seu modo de pensar, de agir. Mas temos que saber aceitar a diferença do outro.

  1. Comente: “Tolerar não é, evidentemente, um ideal (...) não é um máximo, é um mínimo” (p.10)

A frase "Tolerar não é evidentemente, um ideial (...) não é um máximo, é um mínimo" significa que a tolerância é o mínimo que podemos fazer como ser humano, é considerado como uma espécie de obrigação, e não como algo facultativo. A tolerância é algo que as vezes é preciso tolerar sem amar, sem haver respeito, pois a falta de respeito nem é sempre uma falta, está mais próxima da virtude.  É considerado a tolerância como amor ilusório, pois se fossemos mais justos, mais genorosos, deveria chamar respeito, amor.

  1. Vídeos e charges sobre Maomé produzidos no Ocidente provocam reações violentas nos países islâmicos. Deveriam os muçulmanos tolerar esses vídeos? Deveriam as autoridades ocidentais proibir a divulgação dos vídeos? Justifique sua resposta.

Não há no texto sagrado dos muçulmanos uma proibição de que sejam retratados o profeta Maomé ou Alá, o deus islâmico. No entanto, o verso 11 do capítulo 42 do Corão diz: "(Alá é) o criador dos céus e da terra (não há) nada semelhante a Ele". Isso é interpretado por muçulmanos como uma mensagem de que Alá não pode ser retratado em uma imagem feita por mãos humanas, dada sua beleza e grandeza. Por isso, a arte islâmica tende a ser abstrata ou decorativa. Muitos muçulmanos vêem as charges como uma mostra de uma crescente hostilidade e de medo contra adeptos do islamismo, além do desrespeito com a sua crença. Em contrapartida, vem a liberdade de expressão, e o meu direito de opinar sobre qualquer assunto, sendo ele diferente ou não daquilo que acredito. Mas, é preciso entender, que se eu estou expressando a minha opinião, o outro também irá expressá-la. E não é necessário gerar um conflito porque os pensamentos não são os mesmos. Por isso, achamos que não deveria ser proibido a divulgação de vídeos e charges sobre Maomé.

  1. Acrescente uma imagem, texto, noticia... que revele atitude de tolerância.
  1. [pic 2]

Fonte: G1.com.br – São Paulo - BR

Exemplos de tolerância contribuem para aceitação das diferenças no país

Veja a história de uma família que soube conviver e aceitar a orientação sexual do filho que se tornou uma mulher; tolerância com a diversidade.

Carla ModenaSão Paulo, SP

A humilhação vem da intolerância e o Jornal Hoje conta agora uma história, sobre a capacidade de aceitar a diversidade, as diferenças. É a história de uma família que soube conviver com uma transformação radical.

Quem vê a filha com os pais não imagina como foi difícil chegar até aqui. Alessandra, a Leca, nasceu Alexandre. Quando tinha 18 anos, contou para os pais que era gay. Surpresa não foi. "Eu não queria acreditar, mas fingia que não via", conta a aposentada Wilma Azevedo. "Pensa daquele jeito. Se era homem virou mulher, é aquelas palavras. Não é certo", diz o pai, Antonio Carlos Azevedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (156.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com