TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade avaliativa cultura religiosa g3

Por:   •  19/4/2016  •  Artigo  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 12

Atividade Avaliativa 3 - OBJETIVA G1

  1. QUESTÃO OBJETIVA DE ESCOLHA SIMPLES. A mensagem Cristã nas parábolas de Jesus. Uma das formas de ensino de Jesus Cristo ao longo dos evangelhos é através de parábolas. Parábola é uma ilustração do dia a dia, mas que expressa verdades sobre o Reino de Deus. Uma das parábolas é a respeito do Filho Pródigo, ou o filho que saiu de casa. Este gastou seus bens e depois, arrependido, voltou para casa. Recebeu as boas vindas do pai, mas o irmão mais velho ficou chateado com isso. Qual das alternativas abaixo não corresponde de forma alguma ao ensino dessa parábola?

  1. Assim como o pai reintegrou o filho à família, assim Deus Pai recebe seus filhos que se arrependem e Nele confiam.
  2. A justificativa para a ação do pai está baseada no fato de que ele desejava a reconciliação dos irmãos, assim como Deus quer que estejamos reconciliados com todos.
  3. O irmão mais velho que reclama da festa feita para recepcionar o filho que estava retornando, indica uma atitude orgulhosa de condenar os erros dos outros e esquecer dos seus.
  4. A colocação das melhores roupas, um anel no dedo, uma sandália nos pés e uma festa com comida e dança para recepcionar o filho, significa aceitação completa e incondicional do pai.
  5. Olhando para a atitude do irmão mais velho, podemos concluir que ao invés de lamentar que o arrependido é aceito incondicionalmente por Deus, deveríamos nos alegrar porque a condição de pecador é de todas as pessoas.
  1. QUESTÃO OBJETIVA DE ESCOLHA SIMPLES. A mensagem Cristã nas parábolas de Jesus. Na Parábola do Credor Incompassivo Jesus conta a história de um rei que ajustou contas com um dos seus servos. A dívida era enorme, cerca de 1 bilhão e 800 milhões de dólares, uma dívida impagável. Ao apelo do empregado, o rei perdoou a sua dívida. Esse empregado, por sua vez, encontrou um colega que lhe devia 100 dólares. Como este não tinha como pagar, mandou-o para a prisão. Qual é o ensino central dessa parábola?
  1. Que devemos nos perdoar sempre, independente da dívida, seja ela financeira ou moral.
  2. Assim como somos perdoados graciosamente por Jesus, esse perdão pode nos mover a perdoar também.
  3. Jesus respondeu somente à pergunta feita por Pedro anteriormente e a lição da parábola não se aplica aos dias de hoje, em função dos valores lá expressos.
  4. A nossa vida carregada de erros e falhas diárias, tem somente um caminho para ser percorrido: pedir perdão a todos.
  5. A bondade e a generosidade de Deus estão condicionadas ao nosso perdão que estendemos às pessoas.
  1. QUESTÃO OBJETIVA DE ESCOLHA SIMPLES. A mensagem Cristã nas parábolas de Jesus. A parábola do Bom Samaritano foi contada por Jesus em função da pergunta de uma pessoa que queria saber como herdar a vida eterna. Na sequência do diálogo, o intérprete da lei queria se justificar perguntando sobre quem era o próximo dele e que ele pudesse amar. Quem afinal é o meu próximo, por esse ensino de Jesus?
  1. Meu próximo é alguém que pode ser útil para mim.
  2. Próximo é aquele que faz obras de caridade.
  3. Meu próximo é aquele que necessita da minha atenção amorosa.
  4. Próximo é aquele que segue religiosamente as leis de Deus.
  5. Meu próximo é aquele a quem devo favores.
  1. QUESTÃO OBJETIVA DE ESCOLHA SIMPLES.  Lutero e a Reforma. Dos diversos momentos que envolvem a Reforma Protestante no século XVI, qual dos eventos abaixo representa o primeiro movimento em direção à uma renovação da Igreja Cristã?
  1. No mosteiro em Erfurt, nesse período, Lutero percebeu a corrupção ética e moral da Igreja da época e sugeriu uma reforma nas relações humanas. Esse momento é crucial porque representa a mudança de mentalidade que ocorre na vida de Lutero que leva à reforma da igreja.
  2. Durante o seu doutorado, Lutero estudou a Bíblia e nela ele aprendeu sobre a doutrina da graça de Deus revelada em Jesus Cristo. Com base nesse conhecimento, ele propôs uma reforma no conceito de autoridade em questões de fé, sendo a Escritura Sagrada a fonte dessa autoridade.
  3. Quando os seguidores de Lutero apresentaram suas teses diante do Imperador Carlos V em Augsburgo. Naquele momento, o movimento reformador tomou forma porque havia elementos concretos para a reforma da Igreja.
  4. As teses propostas por Lutero e que foram afixadas na Igreja em Wittenberg. As assim chamadas “95 Teses” se caracterizam como uma proposta de debate acadêmico com a forma tradicional de interpretação da Teologia. Nas teses, Lutero defende uma interpretação bíblica a partir do centro da sua revelação, a pessoa e obra de Jesus Cristo, questionando a venda das indulgências.
  5. Em Worms, quando Lutero compareceu diante de Carlos V e foi considerado um fora da lei. Anteriormente já havia sido excluído da fé cristã pelo papa e nesse momento, em 1521, ele não tem mais pátria. Esse momento é importante porque leva os protestantes à reforma, pegando em armas e lutando por seus direitos.
  1. QUSTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA. Lutero e a Reforma. Assinale as alternativas que são verdadeiras e que refletem o período da Reforma no século XVI.
  1. Para Lutero, a questão referente às boas obras se resolvia na medida em que elas eram vistas como um agradecimento do cristão pela salvação obtida na promessa divina. Ou seja, as boas obras não salvam, mas são frutos do amor e da verdadeira fé cristã.
  2. Na concepção de Lutero, as autoridades religiosas e seculares estão em caminhos opostos, não devendo haver qualquer interferência de uma sobre a outra, mesmo que uma esteja falhando. Elas são incompatíveis porque seus métodos são diferentes: uma age pelo amor e a outra pela violência.
  3. Lutero, apesar de ter se retratado perante o papa, negando publicamente todas as suas obras e posições heréticas, foi, em 1521, excomungado pela Igreja Católica, perdendo todos os seus direitos sacerdotais.
  4. Lutero acreditava que investir em educação e na formação de cidadãos instruídos, hábeis e sábios era o caminho da concretização da ética do amor. A melhoria na educação, nas escolas e universidades, foi uma das heranças positivas da Reforma.
  5. Lutero, ao perceber que estava havendo um desestímulo à entrada nos mosteiros, onde funcionavam as escolas, apela às autoridades civis cristãs para que tomassem para si a responsabilidade da educação, motivados pelo amor.
  1. QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA. Lutero e a Reforma. A partir da Reforma no século XVI, surgiram diversas denominações religiosas cristãs. A partir dessa questão, marque as opções que demonstram que hoje se tem um pluralismo religioso em meio à igreja cristã.
  1. A proposta da Reforma no século XVI foi de criar um novo segmento religioso, com novas verdades, à luz de nossas descobertas. Portanto, os luteranos no século XVI podem ser acusados de culpados pelo pluralismo religioso em meio à igreja cristã de hoje.
  2. A Teologia ensinada pela Reforma do século XVI brotou de um entendimento da Bíblia centrada em Jesus Cristo. Com base nesse princípio, a teologia ensinada pelos reformadores não apoia o pluralismo religioso de nossos dias, visto que o movimento reformador valorizou essencialmente a Bíblia como única autoridade para pesquisar e discutir a teologia cristã.
  3. Entre as correntes religiosas presentes e muito ativas no cenário nacional estão os neopentecostais. Estes trouxeram ideias peculiares, sendo que uma das suas ênfases primordiais é a existência do diabo. Além dessa ênfase, reforçam a ideia de que os bens materiais e a saúde física só são concedidos às pessoas que têm fé em Deus. Esta ênfase é denominada de teologia da prosperidade.
  4. A Reforma Lutera ressaltou, a partir dos estudos de Lutero, que todos os caminhos levam a Deus, e que a Fé, a Escritura e a Graça de Deus toleram todas as demais religiões como meio de salvação.
  5. Sendo uma instituição acadêmica, a Ulbra precisou acatar a determinação do MEC e abrir mão de alguns pressupostos cristãos como, por exemplo, deixar de confessar o princípio divino da criação e manutenção do mundo, compartilhando da crença evolucionista de que o mundo é fruto de mero acaso, a partir da teoria do Big-Bang.
  1. QUESTÃO OBJETIVA DE ESCOLHA SIMPLES . Igreja Luterana e educação Esta questão é objetiva e trata da Igreja Luterana e Educação. Nos parênteses assinale V se a afirmativa for verdadeira ou F se for falsa. Depois escolha a alternativa que apresenta a ordem correta iniciando de cima para baixo.

 (   ) A salvação do ser humano é um ato divino unido a atos de merecimento de parte daquele que crê.

(   ) A salvação é um ato exclusivo de Deus por meio da fé, independente de iniciativas ou ações humanas.

(   ) O elemento unificador diante de Deus é o batismo, que independe de posições sociais, diferenças étnicas e funcionais.

(   ) As boas obras do cristão provêm da fé, passando a ser obras de amor motivadas pelo fato de Deus o amar primeiro.

(   ) Para Lutero, as autoridades seculares, cuja competência é manter em boa ordem o corpo cristão, não devem agir com amor mas somente com atos de repressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com