TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web atividade - cultura religiosa

Por:   •  29/2/2016  •  Seminário  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 8

A questão trata do TAOÍSMO. Leia com atenção os enunciados abaixo e depois assinale a alternativa que expressa corretamente o conjunto das afirmações.

1) Ideia de Deus: não há um deus pessoal, mas uma força cósmica suprema, presente em tudo e em todos.. 2) Uma das lendas conta que Lao-Tsé foi concebido por uma estrela cadente, permaneceu no ventre materno por 82 anos e já nasceu velho, sábio e com os cabelos brancos. 3) “O velho amigo” ou “o grande e velho mestre” são algumas das traduções do nome Lao-Tsé. 4) A filosofia Taoísta gira em torno de uma palavra – o Tao, que significa Caminho. O objetivo desta religião é levar a vida dos seus seguidores ao Tao.

Somente o enunciado 4 é verdadeiro.

Os enunciados 1, 2 e 3 são verdadeiros e o enunciado 4 é falso.

Todos os enunciados são falsos.

Todos os enunciados são verdadeiros.

O ASSUNTO DESTA QUESTÃO É O HINDUÍSMO. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale a opção que representa o conjunto das afirmações corretas. 1) O Hinduísmo tem duas formas diferentes de compreender o transcendente. Na forma mais filosófica, Brahman é a realidade última, sendo que o universo, em sua totalidade, é um só com a divindade. 2) Na forma mais popular, acredita-se num grande número de divindades, a tal ponto que quase todas as aldeias elegem sua divindade local. 3) É nesta segunda compreensão da divindade que Brahman toma a forma de três deuses, a saber: Brahma, o Criador, Vishnu o Destruidor e Shiva o Mantenedor.. 4) O Hinduísmo, além de crer na existência de deuses maiores como Brahma, Vishnu e Shiva, também tem seus deuses menores que podem ter origem humana: podem ter sido heróis que morreram em alguma batalha ou esposas que se ofereceram para serem queimadas na pira funerária do marido. Alguns deuses até mesmo são espíritos malignos que foram deixados para trás por homens maus.

A afirmação de número 3 é a única falsa.

Todas as afirmações são falsas.

Todas as afirmações são verdadeiras.

As afirmações 1 e 3 são verdadeiras e as afirmações 2 e 4 são falsas.

Esta questão compara o CRISTIANISMO e o BUDISMO. Assinale a única alternativa que contém um enunciado INCORRETO.

Tanto o Cristianismo como o Budismo não constituem, enquanto religiões organizadas, corpos unitários coesos. Há divisões internas, que historicamente resultaram em igrejas e/ou tradições diferentes, com ênfases diversas embora mantendo uma linha doutrinária fundamental.

Tanto o Budismo como o Cristianismo possuem códigos morais fortes, embora haja diferença acerca de algumas regras que os fiéis devem observar. Contudo, entre as regras comuns entre as duas religiões há duas extremamente importantes: a valorização da vida e a proibição da mentira.

Ambas apresentaram soluções para o sofrimento humano. No Budismo isso depende principalmente da ação humana, por meio de um método (as oito vias) pelo qual se procura extinguir a fonte do sofrimento. No Cristianismo isso depende principalmente de Deus, por meio da salvação possível graças à morte e ressurreição de Cristo.

Também no que se refere ao ser humano, ambas as religiões compartilham concepções similares. O ser humano é um composto, possuindo corpo e alma. A alma é imortal, e pode ocupar sucessivamente, embora não simultaneamente, diferentes corpos. Seu corpo final será aquele que terá na ressurreição.

A questão trata do ISLAMISMO. Assinale a única alternativa correta.

O Corão, livro sagrado do Islamismo, recitado a Maomé pelo arcanjo Gabriel, é a revelação direta do deus Alá à humanidade. Nele estão descritas as principais doutrinas Islâmicas bem como várias orientações para a vida cotidiana dos fiéis.

Um aspecto curioso do Islã é apoio que Maomé deu ao politeísmo praticado pelas diversas tribos árabes, que adoravam inúmeros deuses pagãos. Esta prática pagã ainda é percebida, nos dias atuais, na maioria dos países árabe-muçulmanos, conhecidos por sua tolerância religiosa.

As mulheres recebem no Islamismo um tratamento diferenciado, no sentido de que são profundamente respeitadas e detentoras de um poder pouco visto em outras religiões. Cabe a elas a autoridade sobre os filhos, a escolha dos maridos e a passagem direta ao paraíso, após sua morte.

Apesar do Islamismo possuir correntes ou tendências diferentes como os sunitas e xiitas, prevalece a total harmonia entre elas. Desde o início do Cisma Islâmico nunca houve qualquer tipo de conflito entre as duas facções. Prova atual disso é o convívio pacífico dos sunitas e xiitas no Iraque.

A questão é sobre CONFUCIONISMO. Aborda a filosofia de Confúcio:

1) O centro da filosofia de Confúcio está na palavra li. Ela significa “cortesia”, “reverência”, “ritos e cerimônias” e o “posicionamento ideal na vida pública e privada”. 2) Li pode ser entendida por uma ordem social ideal, em que tudo está em seu devido lugar e todas as pessoas prestam respeito e reverência aos outros conforme a hierarquia social. 3) A ideia de Confúcio era de que cada um deveria fazer a sua parte, estabelecendo assim uma relação de reciprocidade. 4) O dito “não faças aos outros o que não queres que te façam” é uma verdade tão profunda que posteriormente foi adotado por Jesus Cristo, cujo discurso foi fortemente influenciado pelas ideias de Confúcio, até porque ambos foram contemporâneos.

Somente o enunciado 4 é verdadeiro.

Todos os enunciados são verdadeiros.

Os enunciados 1, 2 e 3 são verdadeiros, e o enunciado 4 é falso.

x Todos os enunciados são falsos.

A questão trata das religiões no Brasil, mais especificamente sobre os cultos afro-brasileiros. Leia com atenção os enunciados abaixo e depois assinale a alternativa que corresponde ao conjunto de respostas correto (F - abreviação de falso; V – abreviação de verdadeiro).

1) ( ) A origem dos cultos afro-brasileiros está ligada à vinda forçada dos negros, trazidos para o Brasil como escravos e que buscaram, então, uma confronto aberto com as práticas religiosas já existentes no território brasileiro, lutando arduamente pela sua liberdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com