TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blablabla Blabala Blablaba

Casos: Blablabla Blabala Blablaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Questão

Examine as principais diferenças entre imigração nos sistemas de parceria e colonato na cultura cafeeira.

O primeiro a empregar a mão de obra assalariada dos europeus foi o senador e fazendeiro Nicolau de Campos Vergueiro. Entre os anos de 1847 e 1857, ele trouxe várias famílias de origem portuguesa, alemã, suíça e belga para trabalharem em sistema de parceira. Nesse tipo de acordo, o proprietário de terras pagava todas as despesas com a viagem e a acomodação dos empregados. Ao chegar aqui, o colono estrangeiro trabalhava até saldar suas dívidas e participava nos lucros obtidos na plantação.

Quais foram os principais determinantes da recorrente desvalorização cambial que marcou o final do século XIX no Brasil?

Analise as principais mudanças nos cenários econômicas e político do Brasil pós-Vargas.

No fim do governo Vargas, o conceito do populismo continua forte e o Estado continua intervindo nos sindicatos e a legislar sobre as necessidades dos trabalhadores. Ao intervir no sindicatos, os torna dependente do poder público pois através do repasse de "contribuições" (Impostos), dos trabalhadores para o sindicatos e tornando oficiais apenas os sindicatos que se alinhassem ao governo. Além disso a criação de uma legislação trabalhista serve para controlar as massas trabalhadoras. Pois ao controlar e administrar as demandas dos trabalhadores o governo passa a ter um poder de barganha junto a essas massas urbanas e de certa parte minar a influência de outros grupos, tais como os anarquistas e socialistas, que geralmente estavam presentes no meio dos movimentos urbanos trabalhistas. Transformações demográficas também ocorreram após conceitos antiimperialista serem colocados em prática, como nacionalização de "setores estratégicos" para o país (petróleo, estradas de ferro, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com