TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CATECISMO

Ensaio: CATECISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Ensaio  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DO TEXTO BÍBLICO

TÓPICOS:

1º) - a.) Qual o sentido que dou a minha vida

b )– Como encaro a morte

2º) - a.) Leitura do texto: 1 Coríntios 15,1-19

3º) –a.) Quais os conflitos que a cidade de Corinto viveu?

b.) Como Paulo responde ao povo Corinto

c.) Argumentos usados por Paulo para ajudar a comunidade acreditar na ressurreição.

4º)- a.) Qual a situação do povo corinto?

b). Quais os grupos e classes sociais existentes?

c.) A que grupo religioso o texto é dirigido?Explicar.

5º) – a.) Qual a mensagem de Deus para o povo da época em que o texto foi escrito?

b.) Qual a mensagem de Deus para nós hoje?

R E S P O S T A S:

1º)

a.) Minha vida baseia-se em comunhão com Deus, Deus é o centro da minha vida.

b.) A morte é a maior certeza que temos, a nossa existência neste mundo não passa de uma passagem rumo à nossa habitação celestial, a qual nos está preparada por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Enquanto estamos nesta vida, conhecemos a Deus apenas pela fé. Mas, oh, naquele dia… Naquele dia haveremos de vê-lo como Ele é; haveremos de conhecê-lo como Ele hoje nos conhece.

2º)

a.) Creiam e estejam firmes, conservem o que lhes foram pregados, só assim terás abraçados a fé.

Não tenham dúvidas, Cristo foi morto pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, veja, se Jesus Cristo não ressuscitou dentre os mortos, seria vazia a nossa fé, além do mais seríamos falsas testemunhas de Deus. A nossa esperança é Cristo ressuscitado. (1 Coríntios 15 ,1-19)

3º)

a.) A comunidade de corinto era nova: foi reconstruída e estava localizada em uma posição estratégica . Não era uma comunidade que vivia separada, fechada em si mesma. Pelo contrário, vivia inserida no meio dos pobres do cais do porto de corinto e participava ativamente de tudo. Por isso mesmo, era uma comunidade dividida e cheia de problemas de todo tipo, os maiores conflitos eram com muitas opiniões, divisões e brigas internas.

b). Uma das causas das divisões na comunidade de Corinto eram as fofocas e críticas contra Paulo. Paulo tenta responder, Ele diz que não se importa de ser julgado por eles ( I Cor 4,3 ). Prefere ser julgado por Deus e ter a consciência em paz (I Cor 4,10).

c). Argumentos usados por Paulo para a comunidade acreditar na ressurreição:

“Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou”(vv.13.16).

“E se Cristo não ressuscitou, é ilusória a nossa fé” (v.17).

4º)

a.) O povo Corinto estava dominada pela idolatria, pela imoralidade e pela corrupção generalizada, tais fatores não é diferente nos dias de hoje, quando o modernismo e o mundanismo está batendo em nossas portas, precisamos discernir o que é aceitável e o que não é.

b.) Existiam vários grupos: O GRUPO DE APOLO- Apolo em Éfeso e em Corinto Certo judeu chamado Apolo chegou a Éfeso. Natural de Alexandria, era um homem eloquente, com grande conhecimento das Escrituras. O GRUPO DE PAULO- pode ter sido o “grupo sênior”. A um nível mais fundo, o testemunho de estilo de vida Paulino à identificação com o Cristo crucificado e a teologia da cruz. A resposta prática de Paulo é, por conseguinte, para proclamar a centralidade da cruz como “base e critério da comunidade e do apóstolo” O GRUPO DE PEDRO-“O livro de Atos nada diz sobre a estada de Pedro em Corinto e as cartas de Paulo não trazem nenhuma prova. Aqueles que reivindicam essa pertença são, sem dúvida, os judeus-cristãos vindos de fora depois da partida de Paulo. Eles se opõem a Paulo não no que diz respeito à “sabedoria”, mas uma crítica à sua liberdade. Cefas(Pedro) teria sido em Corinto o único adversário sério de Paulo.” p.34. O GRUPO DE CRISTO -Algumas possíveis explanações para a frase têm sido sugeridas por Anthony C. Thiselton:

Um grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com