TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À DETERMINAÇÃO DO VALOR ECONÓMICO DA UNIDADE

Projeto de pesquisa: CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À DETERMINAÇÃO DO VALOR ECONÓMICO DA UNIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.687 Palavras (27 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 27

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DETERMINAÇÃO DO VALOR ECONÔMICO AGREGADO - EVA

RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal a apresentação de um exemplo prático de cálculo do Valor Econômico Agregado - EVA (Economic Value Added) a partir de informações divulgadas nas demonstrações contábeis para um caso hipotético, por meio de uma pesquisa teórica. Além disso, apresentam-se algumas considerações e conceitos acerca do EVA, bem como a função da contabilidade neste contexto. Na seqüência se enfatiza a discussão sobre os conceitos de lucro contábil e econômico, uma vez que o lucro contábil necessita de alguns ajustes para que possa ser utilizado na determinação do EVA. Destacam-se os fatores que compõem o cálculo do EVA, suas vantagens e algumas dificuldades que a maioria das empresas enfrentam quando da sua implementação. Para o caso proposto, identifica-se que a empresa agrega valor aos acionistas, uma vez que o lucro operacional líquido após os impostos supera o montante do capital investido em R$ 861.580,00. Diante desta perspectiva, conclui-se que as operações da empresa maximizam o valor da riqueza para os acionistas, por meio do cálculo do EVA.

Palavra-chave: Valor Econômico Agregado, Governança corporativa, Valor de mercado agregado

ABSTRACT

This paper’s objective is to present a practical simulation of EVA (Economic Value Added), which was based in the information published in financial statements for a hypothetic case, derived from a theoretical research. At the same, some considerations and concepts about the EVA are presented, as well as the accounting function for this context. A discussion about some concepts of accrual e economic profit is presented, as the accrual profit needs a few adjustments for the EVA calculation. The EVA factors are illustrated, its advantages and disadvantages, which are faced by the great majority of companies that decide to implement this methodology. In the proposed case, it was noticed that the company aggregates value to shareholders, as the operating profit after taxes outstands the invested capital in R$ 861.580,00. Based on this perspective, one might conclude that shareholder’s equity was maximized by the use of EVA.

Key-words: Economic Value Added, Corporate Governance, Market Value Added

1 INTRODUÇÃO

O cenário econômico, caracterizado pelo processo da globalização, tem levado as empresas a um clima de competição mundial acelerado pelo aumento da concorrência em termos de preço e qualidade, por meio do aperfeiçoamento tecnológico e da diversificação da produção. De maneira geral, cada vez mais os empresários necessitam de informações sobre as novas tendências e, principalmente, sobre as condições e potencialidades das suas empresas frente ao ambiente competitivo em que convivem.

Neste contexto de mudanças e transformações se insere a área contábil, que com a abertura das fronteiras dos mercados e as constantes inovações tecnológicas de ponta também exige um processo de adaptação, momento em que se torna necessária a geração de novas idéias e de novas experiências na forma de administrar as empresas, com o intuito de aumentar a produtividade, baixar custos e manter a qualidade dos bens e serviços.

A globalização, por sua vez, modifica os mercados financeiros e os torna num único mercado mundial. Dessa forma, os investidores são capazes de mudar rapidamente os fluxos de seus capitais, à procura de alternativas mais atraentes em qualquer parte do mundo. E, isso provoca uma transformação mundial na governança corporativa.

Segundo Ehrbar (1999, p. 15), pode-se definir governança corporativa como:

Um conjunto de normas, valores e regras que moldam o comportamento dos gerentes de uma empresa. Sistemas de governança são estabelecidos para medir desempenho, planejar o negócio e premiar ou punir os gerentes de acordo com os resultados, visando atender o interesse de quem, no final, realmente são os donos da empresa – seus acionistas.

A abertura de mercado, ao longo do tempo, demonstra que os preços são estabelecidos pela interação entre a oferta e a demanda dos agentes econômicos e não, exclusivamente, do ponto de vista da empresa. É o mercado que avalia os investimentos empresariais e cabe à unidade decisória a responsabilidade de ser eficiente em suas decisões, bem como na seleção das melhores estratégias financeiras que adicionam riqueza aos acionistas.

Um dos importantes objetivos financeiros dos gestores das empresas, segundo Frezatti (1998), é o de proporcionar aumento de valor para os acionistas, decorrente de decisões entendidas como adequadas pelo mercado, com o objetivo de aumentar a atratividade das ações, e como conseqüência, a sua valorização no mercado. Dessa forma, internamente, a empresa deve possuir alguma técnica capaz de analisar, avaliar e permitir o direcionamento das decisões, com o objetivo de proporcionar o acréscimo de valor para o investimento realizado pelo acionista.

Na medida em que o ambiente sócio-econômico se torna mais complexo, o número de usuários das informações contábeis se amplia em busca da necessidade de informações para auxílio aos processos de tomada de decisão. Para isso, as próprias demonstrações contábeis precisam se ajustar com maior rapidez às novas necessidades impostas pelo mercado competitivo em que as empresas convivem atualmente.

As novas formas de gestão das empresas exigem um novo comportamento por parte da contabilidade. Neste sentido, Assaf Neto (1999) comenta que a gestão das empresas se transforma, paulatinamente, de uma postura convencional de busca do lucro e da rentabilidade para um enfoque voltado, preferencialmente, para a riqueza dos acionistas. Assim, a contabilidade, para acompanhar essa mudança na forma de administrar as empresas, deve passar a deter conhecimentos suficientes relacionados ao Valor Econômico Agregado ou Adicionado - EVA (Economic Value Added).

1.1 Objetivo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um exemplo prático de cálculo do EVA de uma empresa hipotética, bem como abordar os elementos que compõem a determinação do seu valor a partir de informações divulgadas nas demonstrações contábeis.

Como objetivos específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com