TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISTIANISMO

Seminário: CRISTIANISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

CRISTIANISMO

De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu único filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os povos. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos. A principal idéia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por: pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.

HINDUISMO

O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje.

o Hinduísmo é conhecido como uma religião politeísta, com cerca de 330 milhões de deuses, mas tem um "deus" que é supremo: Brahma. O hinduísmo cultua a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora). Para os hindus a trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra; A libertação final da alma determina o fim do ciclo da morte e do renascimento; A alimentação deve ser vegetariana, pois considera-se a utilização da carne na alimentação como uma prática impura; As preces cantadas devem ser dedicadas a todos os deuses.

ISLAMISMO Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavra para designar Deus em árabe). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. Todos os muçulmanos devem seguir cinco princípios: Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta; Dar esmola de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados; Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos; Realização diária das orações; Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

BUDISMO

Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações. Para os seguidores, ocorre também à reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana. A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes. Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte.

JUDAISMO

Existe uma grande quantidade de crenças judaica. Os judeus progressistas acreditam que der judeu lhes permite participar da cultura comum, enquanto os judeus ortodoxos tentam manter todas as leis e costumes estabelecidos durante séculos. A crença básica da religião judaica é a existência de um Deus único, eterno e indivisível. Os judeus também acreditam que foram escolhidos para receber de Deus a Torá (o Pentateuco) a primeira parte do Tanach (a Bíblia judaica). Eles acreditam que, percebendo os seus vários significados e vivendo de acordo com as suas leis, podem espalhar justiça por todo o mundo. Crêem também que, no momento certo, virá o Messias, para trazer a perfeição a este mundo. As boas ações serão largamente recompensadas no mundo Vindouro.

CONFUCIONISMO

No Confucionismo não existe um deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes. O alicerce místico de sua doutrina é à busca do Tao (caminho superior), como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. Conceito herdado de pensadores religiosos anteriores a Confúcio. O tao é a fonte de toda a vida, a harmonia do mundo. No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família e uma sociedade harmônica. A família e a sociedade devem ser regidas pelos mesmos princípios: os governantes precisam ter amor e autoridade como os pais; os súditos devem cultivar a reverência, a humildade e a obediência de filhos. Confúcio ensina que o ser humano deve cultuar seus antepassados mortos, de forma a perpetuar o mesmo respeito e amor que tem por seus pais vivos. De acordo com a doutrina, o ser humano é composto de quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu - fonte da auto-realização definitiva. As cinco virtudes essenciais do ser humano são amar o próximo, ser justo, comportar-se adequadamente, conscientizar-se da vontade do céu, cultivar a sabedoria e a sinceridade

desinteressadas. Somente aquele que respeita o próximo é capaz de desempenhar seus deveres sociais. O único sacrilégio é desobedecer á regra da piedade.

TAOÍSMO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com