TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camilianos completam 400 anos e fazem a renovação da ordem

Artigo: Camilianos completam 400 anos e fazem a renovação da ordem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Camilianos completam 400 anos e fazem a renovação da ordem

A ordem dos camilianos fez 400 anos e recebeu, em Julho, momento de conclusão do seu ano jubilar, a saudação do Papa Francisco - "Cumprimento agora – disse o Santo Padre – com muito carinho todos os filhos e filhas espirituais de são Camilo de Lellis, que celebra amanhã o 400 º aniversário de sua morte. Convido a família camiliana, no clímax desse ano jubilar, a ser um sinal do Senhor Jesus que como bom samaritano, se agacha sobre as feridas do corpo e do espírito da humanidade que sofre, derramando o azeite da consolação e o vinho da esperança”. "

O Frei Carlo Mangioni, porta-voz da ordem, declarou a imprensa que o ano jubilar foi uma ocasião preciosa para renovar a vocação, superando algumas dificuldades recentes. Falou sobre o Capítulo Geral realizado no final de junho, disse que vieram de todo o mundo superiores, delegados e provinciais da ordem. E que “durante esses cinco dias elegeram o novo superior geral, o padre Leocir Pessini, brasileiro de origem italiana, superior provincial do Brasil”. Disse que o capítulo "encontrou grande unidade, de tal forma que o superior geral e os quatro conselheiros conseguiram a maioria absoluta na primeira eleição”.

Os conselheiros eleitos são relativamente jovens, como o vigário geral o sacerdote de Burkina Faso, Laurent Zoungrana, nascido em 1956; como segundo consultor, o espanhol Frei José Ignacio Santaolalla Sáez, de 1966. O terceiro consultor foi o Padre Aris Miranda, filipino, de 1967; e o quarto é um consultor italiano, o padre Gianfranco Lunardon, nascido em 1971.

Sobre o capítulo geral acrescentou que "foi pauta o projeto camiliano em continentes que crescem como a Ásia e África, a América e também a Europa. Um projeto amplamente discutido e aprovado".

Questões de conflito na congregação, também levantada pelos jornalistas que entrevistaram o Frei Carlos, como a má gestão dos fundos por parte de um administrador leigo no qual se tinha colocado muita confiança. Investigação que, na Itália, fez com que o ex-superior fosse submetido a um processo civil. Mangione disse que nesta crise, "desde o começo fomos acompanhados com muito carinho, de forma muito materna pela Igreja”. Disse que a mensagem do Papa Francisco "nos tem feito muito bem" e que "o quarto centenário abriu uma nova esperança dentro da ordem depois desse terrível temporal, e ao mesmo tempo permitiu dar uma visibilidade à parte saudável e majoritária da congregação e das suas atividades”.

Acrescentou que o superior geral, na conclusão do ano jubilar, na Igreja romana de Santa Maria Magdalena, em sua homilia, nos disse: "Nos últimos meses temos percebido com clareza que o coração materno da Igreja protegeu a pureza original da 'pequeno planta’ do nosso carisma e nos empurrou com coragem para relançar o precioso dom da caridade misericordiosa para com os doentes".

Questionado sobre o trabalho dos camilianos e se algo mudará nas estruturas, o porta-voz disse que as estruturas ajudam especialmente as missões. Reconheceu que "as dificuldades existem e que torna-se necessário ver a oportunidade de algumas delas para entender o quanto sejam oportunas hoje e qual é o seu valor carismático. No capítulo se falou sobre isso e foi dado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com