TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campanha Da Fraternidade De 2014: "Fraternidade E Tráfico Humano": (cf. Gálatas 5).

Monografias: Campanha Da Fraternidade De 2014: "Fraternidade E Tráfico Humano": (cf. Gálatas 5).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Campanha da Fraternidade de 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”: (cf. Gálatas 5).

Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto

O tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá como Tema “Fraternidade e Tráfico Humano”. O lema, que norteará a Campanha da Fraternidade: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, baseado na passagem bíblica da Carta de São Paulo Apóstolo aos Gálatas capítulo 5. O esforço conjunto da Igreja que terá início a Campanha da Fraternidade, na quarta feira de cinzas, tem como objetivo geral a identificação das práticas de tráfico humano com suas várias formas e caminhos e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando durante o tempo quaresmal, com extensão de todo o ano de 2014 os cristãos e os membros da sociedade brasileira na busca de formas para erradicar este mal, alcançando o resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

A Igreja do Brasil convida os católicos e todos os homens e mulheres de boa vontade a estarem atentos à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gálatas 5,1).

A realidade é assustadora e os noticiários diariamente nos mostram a tristeza deste tipo de ação, que na totalidade escondem o que é mais cruel e trágico para a vida de tantos jovens ávidos a buscarem recursos para terem mais dignidade e sobreviverem. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, possui várias pastorais e organismos que trabalham direta ou indiretamente com o tema. A sombra deste trabalho anônimo, mas grandioso que a CNBB organizou um Grupo de Trabalho do Tráfico Humano, que tratou várias questões,entre elas a da preparação da Campanha da Fraternidade.

Este grupo de trabalho está formado com representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Pastoral (vinculada à Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB), do setor de Mobilidade Humana e da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

O tráfico de pessoas é uma atividade que destrói a dignidade, e que a sociedade está hoje atenta quanto a esse assunto. “Na história da CF é a primeira vez que se aborda o tema do tráfico humano. Apesar do gigantismo da estrutura deste crime organizado, só recentemente a sociedade em geral começou a conhecer a gravidade deste problema social e a mobilizar-se para seu enfrentamento”.

O texto base mostra a realidade cruel do tráfego humano e suas rotas.

A CNBB está disponibilizando o texto-base da Campanha, com informações e estatísticas sobre a questão do tráfico humano, obtidas em órgãos oficiais e organismos internacionais, sobretudo da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, foram analisados dados do Ministério da Justiça, que apontam que este tipo de crime está presente em todos os Estados da Federação, com mais de 240 rotas de tráfico.

O lançamento da Campanha da Fraternidade será na quarta-feira de cinzas, dia 5 de março uma data significativa. “É bom lembrar que a Campanha da Fraternidade acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com