TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISMA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Dissertações: CRISMA - CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

Quaresma e Campanha da Fraternidade

Quaresma

A quaresma é um período de quarenta dias, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Semana Santa. É um tempo instituído pela Igreja para nos lembrar dos quarenta dias que Jesus sofreu tentação no deserto (Mt 4,1-11). É um tempo destinado à penitência, à caridade, à oração. É baseado nestes três princípios para que cresçamos espiritualmente, meditando, tentando corrigir nossas falhas, ajudando o próximo. É um tempo destinado a boa preparação para a Páscoa, a mais importante festa cristã.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade foi idealizada inicialmente por três padres em Natal, RN, e no ano de 1962 aconteceu em nível local. Rapidamente, nos anos subsequentes, a Campanha recebeu adesão de várias dioceses até assumir um âmbito nacional e oficial sob a tutela da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - orgão da Igreja no país).

A Campanha da Fraternidade é realizada na Quaresma e tem como objetivo fazer uma meditação mais efetiva do ensinamento cristão no âmbito da realidade do nosso país. É uma maneira de atuação da Igreja e dos fiéis na realidade nacional e local. Tem como finalidade promover a Fraternidade na comunidade.

Durante a Quaresma, toda a Liturgia (Missas e outras celebrações) é voltada para a Campanha da Fraternidade. Os cantos, as reflexões, homílias, etc, são voltadas para a meditação do Tema da Campanha. São convocados grupos de estudo, são dadas palestras, são definidos grupos de ação para discutir e propor ações no âmbito da campanha e para propor soluções para os problemas do país relacionados ao tema da CF, tanto a nível local como nacional. Enfim, um grande mutirão da Fraternidade, que não termina no fim da Quaresma, mas tem reflexos durante todo o ano e até nos anos subsequentes, pois cada Campanha visa continuar o trabalho anteriormente desenvolvido.

Campanha da Fraternidade 2014

Tema: “Fraternidade e Tráfico Humano”

Lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1)

Perguntas:

1) Qual é o sentido da Quaresma? Como devemos celebrá-la?

2) Para que foi instituída a Campanha da Fraternidade?

3) Você acha que o tema e o lema da CF foi bem escolhido pela igreja?

4)Qual sua sugestão para podermos alcançar os objetivos da CF 2014?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com