TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cata Coquinho

Casos: Cata Coquinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

contribuir com a busca pela vantagem competitiva da empresa. Pedro, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas, estabeleceu algumas medidas a serem implementadas para que a atuação da área, reformulada, seja de fato estratégica. Dentre as medidas destacou:

I. A área de gestão de pessoas deve participar na definição de valores, políticas e práticas adotadas pela empresa quanto ao planejamento, desenvolvimento, avaliação e recompensa, considerando, para tal, o contexto interno e externo da área.

II. A área de gestão de pessoas deve direcionar seus resultados para diferentes níveis. No nível individual deve se focar no aprendizado, desempenho e satisfação no trabalho por parte dos colaboradores; no nível organizacional o foco deve residir na eficiência; no âmbito social deve ser enfatizado o desenvolvimento do capital humano, elevação da produtividade da mão de obra e da qualidade de vida dos colaboradores.

III. O planejamento de gestão de pessoas deve ter uma orientação para o curto prazo, de forma a atender as necessidades imediatas da empresa.

IV. Para que a reformulação seja bem sucedida é necessário que os colaboradores da área de Gestão de Pessoas sejam desenvolvidos em termos de visão de negócios e atualizados quanto às práticas atuais de gestão de pessoas e de gestão de mudanças.

V. A área de gestão de pessoas deve passar a ser subordinada à Direção Administrativo-Financeira da empresa, pois, acima de tudo, o foco deve ser o resultado financeiro, não sendo mais necessária a proximidade da cúpula diretiva da organização.

Estão adequadas as medidas propostas:

a.

Somente nas afirmações I e V

b.

Somente nas afirmações I, II e IV

c.

Somente nas afirmações I, II e V

d.

Somente nas afirmações I, III e IV

e.

Somente nas afirmações I, III e V

0,8 pontos

PERGUNTA 8

Cheiro&Aroma é uma indústria de cosméticos que está modernizando sua área de recursos humanos, de forma a torna-la mais estratégica, em consonância com a nova concepção de gestão de pessoas. Que medidas devem ser adotadas por Daniela, gestora de pessoas, para que a atuação da área tenha uma atuação estratégica?

I. Direcionar os resultados para diferentes níveis. No nível individual deve se focar no aprendizado, desempenho e satisfação no trabalho por parte dos colaboradores; no nível organizacional o foco deve residir na eficiência; no âmbito social deve ser enfatizado o desenvolvimento do capital humano, elevação da produtividade da mão de obra e da qualidade de vida dos colaboradores.

II. Adotar o BSC como uma ferramenta para nortear as ações da área no sentido da estratégia organizacional, principalmente por meio da perspectiva Aprendizagem e Crescimento.

III. O planejamento de gestão de pessoas deve ter uma orientação para o curto prazo, de forma a atender as necessidades mais urgentes da empresa.

Está (ao) corretas(s) a(s) afirmação(ões):

a.

II apenas.

b.

I e II apenas.

c.

III apenas.

d.

I apenas.

e.

II e III apenas

0,8 pontos

PERGUNTA 9

A melhor medida da sustentabilidade de uma vantagem competitiva é por quanto tempo uma empresa conseguirá desfrutar de uma lucratividade acima da média do mercado ano a ano. A estratégia competitiva preocupa-se com a posição da empresa em relação aos seus concorrentes no mercado escolhido; ela é o casamento das capacidades internas com os relacionamentos externos. Uma estratégia bem sucedida é baseada em fazer bem o que os concorrentes não podem, ou não podem prontamente, mas não em fazer o que eles podem ou já fizeram. (RIZZA, 2005)

No que se refere à Gestão Estratégica de Pessoas com vistas à vantagem competitiva, avalie as afirmações:

I. As capacidades dinâmicas permitem à organização adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.

II A área de gestão de pessoas tem por missão fiscalizar e controlar as competências essenciais da organização.

III.A competência, no nível macro, é um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais difíceis de serem imitados pela concorrência, gerando valor distintivo e vantagem competitiva para a organização.

IV. A gestão baseada nas competências compreende identificar, planejar, desenvolver e administrar as competências organizacionais e humanas de forma interdependente.

V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com