TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cristianismo

Artigo: Cristianismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................. 03

2 ORIGEM DO CRISTIANISMO........................................................................... 04

2.1 Protestantismo............................................................................................... 05

2.2 Catolicismo...................................................................................................... 05

2.3 Igreja Ortodoxa............................................................................................... 06

3 SAGRADO......................................................................................................... 08

4 MITOS................................................................................................................. 09

4.1Jesus Cristo.................................................................................................... 09

5 RITOS...................................................................................................................11

6 FÉ PARA O CRISTIANISMO................................................................................ 12

7 CONCLUSÃO........................................................................................................ 13

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo explicar fatos históricos, místicos e transcendentais que marcaram e fundamentaram a história do Cristianismo, religião que se espalhou pelo mundo e tem como objetivo, disseminar os ensinamentos de Jesus e de seus discípulos, onde todos devem viver com base nas palavras de Deus com fé cristã, dignidade, humildade e amor ao próximo.

Os três ramos que diferem o Cristianismo são: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes princípios e características em cada um deles, mas de forma geral, os seguidores do Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento indispensável da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.

Os cristãos foram perseguidos pelos romanos em um determinado período da história do cristianismo e essa religião foi taxada pagã, porém com o passar do tempo ela foi aceita pelos romanos, tomada como única religião que poderia ser cultuada. Ela se espalhou de uma forma avassaladora e está impregnada em nossas raízes.

2 ORIGEM DO CRISTIANISMO

Relatos afirmam que em meados de 1945 um pastor encontrou dentro de um jarro de cerâmica em uma gruta livros antigos em linguagem desconhecida por ele, alguns serviram de alimento para aumentar o fogo do forno de sua casa e os outros foram passando de mãos em mãos até chegar a um servidor do governo egípcio. Posteriormente foi descoberto que estes livros e papeis antigos eram relatos de histórias que foram reprimidos pela igreja. O dono dessa coleção fascinante se chamava Nag Hammadi, seus 13 livros, conhecidos como evangelhos apócrifos que não foram incluídos na bíblia, mas que contribuíram e contribuem de maneira satisfatória para entender e revelar os mistérios sobre a origem do cristianismo.

Os pilares do cristianismo se constituíram desde a Idade Média, aproximadamente entre 3500 A.C até 476 D.C. Essa doutrina denominada Cristianismo surgiu através dos ensinamentos de Jesus Cristo, homem nascido em Belém, concedido por Maria e filho do criador do Universo, Deus. Suas pregações e de seus apóstolos iniciaram-se em meados do século I, na região do atual Estado de Israel com suas raízes judaicas e seus o credo difundido predominantemente na Europa, Oceania e nas Américas. Considera-se o Cristianismo como uma das chamadas grandes religiões. Tem aproximadamente 2,16 bilhões de seguidores em todo o mundo.

Os Judeus em suas crenças e convicções acreditavam que Jesus era o tão falado Messias, o profeta que foi enviado pelo Criador com o intuito de redimir os pecados cometidos pela sociedade. Jesus viveu uma vida sacrificante e realizou diversos atos que comprovavam sua divindade, curou leprosos, deu a visão aos cegos entre muitas outras, porem o Império Romano da época via Jesus como um charlatão, herege, e dá à sentença de morte ao mesmo. Ele recussita e prova mais uma vez que tem a divindade como algo herdado de seu pai, o criador do universo.

Os romanos descrentes das ideias de Jesus tomam como pecadores aqueles que os seguiam e disseminavam suas palavras, fazendo todos os adeptos dessa religião perseguidos. Porem com o passar do tempo o Imperador Constantino com o intuito de dominar a agrupar seu povo torna o cristianismo sua religião e futuramente ela se torna a única religião oficial, assim as demais religiões eram taxadas como pagãs.

Os descendentes dos apóstolos espalham o cristianismo mundo afora e com esse fortalecimento tem início a formação da Igreja, denominada como local onde os homens compartilhavam de ideias igualitárias e mutuas.

O nome da igreja cristã ficou conhecido como Igreja Católica Apostólica Romana, ou seja, é a religião que tem o intuito de disseminar os ensinamentos de Cristo, espalhar a fé, com sua sede em Roma, onde posteriormente surgem as Cruzadas, movimento militar com o intuito de tomar as terras sagradas ocupadas por outros povos e espalhar a fé católica.

Consolidada como uma religião forte durante a idade média e o feudalismo ela persevera até os dias atuais e que causam impactos em nosso cotidiano.

Porém, o Cristianismo se dividiu em três ramos que são o Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa.

2.1 Protestantismo

Os mais antigos grupos protestantes se desmembraram da Igreja Católica no século XVI durante a Reforma Protestante. Então Martinho Lutero, Ulrico Zuínglio e João Calvino inauguraram a 1ª igreja de protestantes. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com