TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAVI E AS BATALHAS

Artigos Científicos: DAVI E AS BATALHAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Os esgotos são aplicados sobre um leito de material grosseiro, como pedras e ripas ou material plástico, e percola em direção a drenos no fundo. Este fluxo do esgoto permite o crescimento de bactérias na superfície do leito, formando uma película de microorganismos. O ar circula nos espaços vazios entre as pedras ou ripas, fornecendo oxigênio para os microorganismos decomporem a matéria orgânica.

3.3.4 - Tratamento Terciário: Remove poluentes específicos (micronutrientes e patogênicos), além de outros poluentes não retidos nos tratamentos primário e secundário. Este tratamento é utilizado quando se deseja obter um tratamento de qualidade superior para os esgotos. Neste tratamento remove-se compostos como nitrogênio e fósforo, além da remoção completa da matéria orgânica.

Processo:Através de processos por radiação ultravioleta, químicos e outros.

Tratamento de lodos

Utilizado para todos os tipos de lodos, visa a sua desidratação ou adequação para disposição final, assim como na Figura 7. Consiste de leitos de secagem, centrífugas, filtros-prensa e prensas desaguadoras, além de digestão anaeróbia ou aeróbia e incineração.

Figura 7 – Desidratação do lodo

Todos os processos de tratamento de esgoto resultam em subprodutos: o material gradeado, areia, escuma, lodo primário e lodo secundário, que devem ser tratados para serem lançados no meio ambiente.

- Lodo estabilizado Disposição do lodo em aterros sanitários ou aplicando como fertilizante na agricultura, após tratamento adequado.

- Lodo não estabilizado· Adensamento, para remoção da umidade;· Estabilização para remoção da matéria orgânica;· Condicionamento para preparar para a desidratação;· Desidratação para remover a umidade, com redução do volume, em leitos de secagem, lagoas de lodo e equipamentos mecânicos;· Disposição final em aterros sanitários, aplicação no solo etc.

4 – VISITA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

A visita foi realizada no dia 03 de outubro de 2009, na ETE que se encontra no Jardim Kennedy, em Poços de Caldas. Esta estação de tratamento de esgoto atende à população da Zona Sul da cidade, sendo a vazão de 80 l/s.

4.1 – O tratamento

Depois de coletado o esgoto e chegando na estação, ele passa primeiramente pela caixa de areia da estação (Figura 8), onde serão separados os resíduos sólidos da parte líquida.

Figura 8 – Caixa de areia para o tratamento preliminar

Nessa etapa do tratamento é adicionada cal, para aumentar o pH do esgoto, sendo o valor ideal para a seqüência do tratamento estando entre 6,5 e 7,2. Na estação o valor trabalhado é de 6,9. É importante lembrar que se o pH não estiver acertado no valor correto ele pode matar as bactérias anaeróbias, responsáveis pela digestão da matérias orgânica.

A próxima etapa é realizada no Digestor Anaeróbico de Fluxo Ascendente (Figuras 9 e 10), onde a digestão da matéria orgânica é feita pelas bactérias anaeróbias. Esse tempo de digestão dura de 4 a 5 horas. A limpeza do reator é feita de 6 em 6 meses.

Figuras 9 e 10 - Digestor Anaeróbico de Fluxo Ascendente

Deste processo de digestão da matéria orgânica, são resultantes gases, como o gás metano. Esse gás é retirado do reator, passando pelo biodigestor, que o queima, assim como na Figura 11.

Figura 11 – Gases queimados pelo biodigestor

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com