TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ddddd

Trabalho Universitário: Ddddd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 9

Você é o encarregado de recrutamento e seleção em uma empresa do setor de varejo e recebe uma requisição indicando a abertura de uma vaga de Gerente de Marketing na empresa. Cite os procedimentos que você adotaria da abertura da vaga até a aprovação do candidato(a) eleito(a).

Identificar que precisa mais pessoas na empresa; detalhar o perfil profissional, comportamental e as condições de trabalho; saber as fontes de captação, fazer as entrevistas, concluir o processo seletivo; se for bem sucedido, contratar a pessoas e fazer o contrato, caso não seja, saber o motivo e fazer novamente o processo.

PERGUNTA 2

1. A remuneração sempre é um aspecto delicado na gestão de pessoas, pois implica em aspectos relacionados à motivação dos colaboradores, o reconhecimento de seu desempenho de suas necessidades atendidas. Considerando uma administração salarial mais conservadora, é necessário que se busque: Assinale a alternativa correta.

a. Associar a política de remuneração global como o desempenho planejado

b. Identificar os cargos a partir de suas descrições e classificar as atividades realmente executadas.

c. Buscar garantir o equilíbrio interno, por meio da avaliação de cargos e o equilíbrio externo, por meio de pesquisas salariais e adequação da organização, neste aspecto, frente ao mercado de trabalho.

d. Manter programas de promoção baseados na senioridade dos colaboradores, ou seja, o deverá ser promovido com base no tempo de empresa, independente de outros fatores.

e. Classificar os requisitos de acesso aos cargos.

0,8 pontos

PERGUNTA 3

1. Inserida num ambiente de mercado globalizado marcado por constantes mudanças, onde se torna imprescindível administrar bem seus recursos humanos para ser competitiva, a organização moderna encontra na atração, desenvolvimento e fidelização de talentos algumas de suas maiores preocupações. Nesse sentido, um plano de Remuneração Variável, adequadamente estruturado e implantado, constitui ferramenta de grande poder para vencer esse desafio. (RIBEIRO e OLIVEIRA, 2002). A Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente − trimestral, semestral ou anualmente a favor do funcionário. Em geral, no que se refere à remuneração variável: Assinale a alternativa correta.

Não deve ser oferecida a todos os níveis de colaboradores, pois se trata de uma prática de remuneração aplicável somente aos cargos gerenciais e de alta direção.

Deve estar atrelada diretamente a um processo formal de avaliação de desempenho, do qual o funcionário não deve ter conhecimento, evitando assim possível manipulação dos dados.

Está atrelada a critérios rígidos estabelecidos pela empresa quanto à participação dos gestores para com os resultados estabelecidos para sua área de atuação.

Depende dos resultados estabelecidos pela empresa, seja na área, no departamento ou no trabalho, em um determinado período, por meio do trabalho da equipe ou do funcionário tomado isoladamente.

É aplicada somente em momentos em que a empresa julga importante premiar aqueles funcionários que ofereceram à empresa um desempenho considerado significativo, diferente dos demais trabalhadores.

0,8 pontos

PERGUNTA 4

1. “Atualmente, a QVT toma novo impulso, pois dirigentes e gestores buscam combater os efeitos negativos sobre os trabalhadores de uma economia globalizada. Há, na verdade, um abismo entre o que dizem os resultados de estudos e pesquisas sobre essa temática e o que tem caracterizado as práticas de QVT na maioria das organizações. Não é exagero afirmar que, hoje, o “núcleo duro” das atividades de QVT em muitas organizações públicas e privadas é do tipo “ofurô corporativo”, ou seja, atua sobre os efeitos sem tocar nas principais causas do mal-estar dos trabalhadores. O desafio maior é a mudança de olhar sobre o sentido do trabalho nas organizações.” (Mário César Ferreira em entrevista a Patricia Bispo. Rh.com.br). Com relação à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), considere as afirmações abaixo:

(I) Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações empreendidas por uma empresa, que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho.

(II) As Campanhas de prevenção de acidentes e as atividades esportivas são consideradas fatores sociais que podem servir como indicadores empresariais de Qualidade de Vida no Trabalho.

(III) Insatisfações no trabalho podem causar desajustes na vida familiar e nas relações sociais fora do trabalho; de mesmo modo, as insatisfações fora do trabalho exercem papel desadaptador sobre o trabalho, neste sentido, pode-se afirmar que a Qualidade de Vida e a Qualidade de Vida no trabalho se inter-relacionam.

Assinale a alternativa correta

a. As afirmações I e II estão corretas

b. As afirmações I e III estão corretas.

c. Somente a afirmação I está correta

d. Somente a afirmação II está correta

e. Somente a afirmação III está correta

0,8 pontos

PERGUNTA 5

1. “A intensa competição no âmbito do mercado de trabalho nos leva à certeza de que, ao contrário do que ocorria no passado, é de fundamental importância que o profissional moderno esteja atento ao desenvolvimento das novas competências que, com a evolução da tecnologia de produção, dos novos processos gerenciais e da concorrência, são dele exigidas a todo o momento”. (Fonte: BALDO, V. Mercado de trabalho, competências e marketing pessoal. Disponível em <http://www.fundacaoaprender.org.br>). Com relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com