TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Denominações Cristãs

Por:   •  5/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo a edição de 2001 do World Christian Encyclopedia existe 33 830 denominações cristãs. Desde a Reforma o cristianismo é dividido em três grandes ramos: 

Catolicismo romano: composto pela Igreja Católica Apostólica Romana (que inclui as Igrejas Orientais de rito católico) e que hoje congrega o maior número de fiéis; 

Ortodoxia: originária da primeira grande cisma cristã é constituída por duas grandes igrejas ortodoxas - a grega e a russa - que apresentam algumas diferenças entre si, nomeadamente a língua usada na liturgia. Há ainda um terceiro ramo, a igreja de rito Copta, que surgiu no Norte de África; 

Protestantismo: originária da segunda grande cisma cristã (Reforma Protestante), no século XVI, e engloba grande número de movimentos e igrejas distintos. Atualmente o movimento protestante está dividido em três vertentes: 

  • Igrejas Históricas: resultado direto da reforma protestante. Destacam-se nesta vertente os luteranos, anglicanos, presbiterianos e batistas. 
  • Igrejas Pentecostais: originárias em movimento do início do século XX é baseada na crença na presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc. Destacam-se nesta vertente a Igreja Assembleia de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular. 
  • Igrejas Neopentecostais: originárias na segunda metade do século XX de dissidências das igrejas pentecostais. Destacam-se nesta vertente a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Missão Cristã Pentecostal e Igreja Pentecostal de Nova Vida. 

Além desses três ramos majoritários, ainda existem outros segmentos minoritários do Cristianismo. Em geral se enquadram em uma das seguintes categorias: 

Para-protestantismo: são doutrinas surgidas após a Reforma Protestante cujas bases derrogam as de todas as outras tradições cristãs, basicamente tendo como ponto em comum apenas a crença em Jesus Cristo. Nesta categoria estão enquadrados os Mórmons, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová, entre outras denominações. 

Espiritismo: para uma parte dos seus seguidores no Brasil o movimento espírita inspirado em Kardec, também denominado de kardecismo, é abordado como uma nova forma de cristianismo.

ÉTICA NAS RELIGÕES:

Judaísmo: a ética judaica não é dualista, ou seja, os judeus não fazem distinção entre ética e vida religiosa. O judaísmo dá destaque a uma série de qualidades eticamente boas: generosidade, hospitalidade, boa vontade para ajudar, honestidade e respeito pelos pais.

Cristianismo: O principal fundamento da ética cristã é a vida e os ensinos de Jesus Cristo. O fiel Cristão procura conduzir a sua vida através  do que  Cristo ensinou, sendo o sermão da montanha (Mateus 5-7) uma das bases para a fundamentação da ética cristã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com