TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Devocionais No Livro De Neemias

Artigo: Devocionais No Livro De Neemias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  1.155 Visualizações

Página 1 de 3

Devocional 01 – Neemias: A coragem motivada pela Palavra de Deus

Então lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém está assolada, e suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio (vergonha). Neemias 2: 17

No decorrer dos tempos a sociedade tem assistido e vivido terríveis assolações no campo social, político, econômico. As estatísticas de pobreza e não só tem aumentado nos países mais pobres como também países centrais. Concomitante a isso, percebe-se uma crise dos valores ético-morais que invadem também, a vida de famílias, jovens e adolescentes que professam a fé cristã.

O cenário é desolador, assim como a cena que é observada por Neemias ao contemplar a destruição de Jerusalém. No entanto, o abalo da cena não paralisa Neemias, pelo contrário, o motiva a encorajar o povo a ir com ele, reconstruir os muros e retirar o estigma da vergonha daquele povo.

O segredo da coragem de Neemias para enfrentar aquela adversidade era que a palavra do Senhor estava no seu coração. Deus conosco nos instiga a ser luzeiros nesse mundo corrupto e prostituído para que assim homens pecadores possam ser alcançados pela graça remidora de Cristo. Embora lutando contra a maré da cultura da violência e da generalização da pobreza, podemos ser corajosos para espalhar o amor e a palavra de Deus, a qual tem o poder de transformar o homem.

Pense e converse sobre isso:

O que temos feito, enquanto líderes de adolescentes, para mudar o cenário devastador do mundo que nos cerca.

Quais são as estratégias que podemos lançar mão para encorajar nossos adolescentes a serem diferentes?

Devocional 02 – Neemias: a confiança na soberania de Deus

E lhes declarei como a boa mão do Senhor estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. Neemias 2:18

Após Neemias haver encorajado o povo a reconstruir os muros de Jerusalém, como líder segundo o coração de Deus, não usou apenas as retórica ou um discurso inflamado, mas apontou para o Senhor, como sendo o real motivo de sua fé e de sua total confiança no Deus de seus antepassados.

Neemia s reconheceu a soberania de Deus como fonte suprema de seu plano e fundamento paras as ações do rei humano.

Como líderes de adolescentes, nossas ações devem refletir a certeza de que Deus é o Senhor soberano de nossas vidas e que tudo está sob o seu controle, inclusive, e principalmente, o crescimento quantitativo e qualitativo de nossos grupos.

Cabe a nós, tal qual Neemias, nos humilharmos a essa soberania, com a plena convicção de que a sabedoria de Deus é maior do que a todos os homens (Jó 28:28)

A iniciativa de Neemias foi recebida com apoio sincera da parte dos líderes de Judá. Essa atitude dos líderes redundou em sucesso e na bênção de Deus.

Nós somos, ao menos, deveríamos ser, as referências para nossos adolescentes. Nessa fase, qualquer movimento nosso os influenciará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com