TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diaconato

Resenha: Diaconato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Resenha  •  4.250 Palavras (17 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 17

O Diaconato

Diaconisa é uma mulher que limpa os banheiros, lava o chão, lava roupa e cozinha para a igreja ou recebe em casa um visitante, ou também, que visita as pessoas, ora pelas pessoas, ajuda os pobres e necessitados. Pode ser tanto a mulher do diácono, como do pastor, como qualquer outra que ajuda na obra de DEUS. Não tem título e nem cargo eclesiástico, mas disposição para servir - este é o significado de diaconia. Lavar os pés aos santos quer dizer isso. Se JESUS quisesse mulheres no ministério eclesiástico colocaria sua mãe como a primeira.

Tem muitas igrejas com dificuldades agora porque não analisaram corretamente a palavra de DEUS antes - Elas agora querem ser pastoras-presidente de campo e estão com toda razão, pois foi-lhes dado um ministério pelos homens.

A hierarquia gera a ideia de submissão. Esta “obediência” a que o amado se refere é fruto da burocratização. A Bíblia diz que devemos obedecer aos líderes - Hb.13:17. Não existe questão “hierárquica”. Devemos obedecer, isto sim, aos que lideram, seja a igreja local, sejam os departamentos da igreja local. Devemos honrar os ministros - I Tm. 5:17-19. A igreja não é uma organização militar onde haja “patentes” e, na igreja, a liderança deve ser exercida como serviço, não como demonstração de superioridade ou de domínio - Mc.10:42-45; I Pe.5:1-3. Sobretudo, devemos obedecer ao Senhor Jesus, que é a cabeça da Igreja e, deste modo, não podemos ser meio de escândalo - Mt.18:6,7; Rm.14 - ou de divisão - Jd.19, mas jamais nos fazermos servos dos homens por causa apenas de títulos. Mais importa obedecer a Deus e aos homens - At.5:29. Em vez de o diácono obedecer ao presbítero, este ao pastor etc. devemos entender que o pastor deve servir ao presbítero, este, ao diácono e este ao membro. A obediência deve existir dentro do sentido do serviço, não do domínio ou do poder. (>>http://www.portalebd.org.br/principal/sala-dos-professores/view-postlist/forum-126-2o-trim-2014-licao-12-o-diaconato/topic-398-hierarquia-x-submissao.html>>)

Revista Ensinador Cristão CPAD, n°58, p.42.

Por que existe o ministério do diácono? Qual a sua função e importância na vida da igreja local? Estas perguntas podem e devem ser trabalhadas em sala de aula. Muitos alunos não têm a convivência da realidade e dos meandros da organização eclesiástica de suas igrejas locais. Por isso esta é uma excelente oportunidade para abordar um assunto que faz parte da vida cristã de todo membro em uma comunidade local.

Para responder as perguntas elaboradas acima, deve-se partir do sexto capítulo do livro dos Atos dos Apóstolos, pois ali, pela primeira vez, foi constituído um ministério específico de caráter social para resolver uma variante problemática de aspecto étnico: entre as viúvas de fala hebraica e as de fala grega. Tal problema poderia atravancar o avanço da igreja local que estava em Jerusalém. Os apóstolos sentiram-se cobrados em solucionar um problema não muito fácil, entretanto, os ministérios da Palavra e da Oração não poderiam ficar em segundo plano. Mas igualmente, a sobrevivência humana.

Orientados pelo ESPÍRITO SANTO, e também dotados por um profundo bom senso, juntamente com a igreja, os apóstolos não hesitaram em tomar a decisão de permitir aos novos crentes separarem sete homens judeus de fala grega 13 Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau - para resolverem uma questão de caráter social e urgente. Assim, a igreja de Jerusalém voltou a normalidade da sua atividade coadunando a prática proclamatória do Evangelho com o serviço de interferir socialmente na vida dos crentes, e não-crentes também, para suprir a necessidade de quem precisava de ajuda. Por isso, o caráter do ministério diaconal é profunda e biblicamente enraizado numa intensa preocupação social. O diácono de Atos não foi chamado para fazer trabalhos meramente litúrgicos, (como colher dízimos e ofertas e servir a Santa Ceia), mas principalmente o de cuidar dos mais necessitados, visitar as viúvas e os enfermos, amparando quem realmente precisa de cuidados na comunidade cristã local.

Por conseguinte, o serviço de diácono não é simplesmente uma função eclesiástica, mas um estilo de vida ensinado e promovido por JESUS de Nazaré. Quando um crente olha para o verdadeiro diácono ele deve sentir-se impulsionado para viver um estilo de vida diaconal, como o de CRISTO em seu ministério terreno. Pois o diaconato é um estilo de vida centralizado em JESUS de Nazaré, jamais em si mesmo.

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO

O crescimento vertiginoso trouxe diversos problemas. Entre os conversos, havia pessoas de outros lugares, além de judeus. Quando a comunidade cristã cresceu grandemente surgiram diversos problemas, inclusive de ordem social (cf. At 6.1-7). Os líderes da Igreja resolveram reunir a assembleia e buscar a solução para o atendimento social aos irmãos carentes. A tarefa era um grande desafio. Ou eles cuidavam da oração e do estudo da palavra de DEUS, ou cuidavam da parte social.

Por decisão sábia e unânime dos irmãos de fala grega, escolheram sete homens, com qualidades exemplares, para cuidarem daquele “importante negócio”, que era dar assistência aos novos convertidos nas suas necessidades básicas. Muitos que aceitavam a CRISTO ficavam em situação difícil, rejeitados por suas famílias, expulsos de casa e desprezados da sociedade. Assim, ante uma crise de caráter humano, os apóstolos tiveram que tomar medidas que serviram de base para a criação do cargo ou da função de diácono que faz parte, até hoje, do ministério ordenado, nas igrejas cristãs.

Elinaldo Renovato. Dons espirituais & Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder extraordinário. Editora CPAD. pag. 139-140.

Aquilino de Pedro afirmou que o diaconato é o ministério por excelência; o serviço é a sua razão primacial. Se nos voltarmos aos atos dos apóstolos, constataremos que não exagera o ilustrado teólogo. A diaconia outra coisa não é senão um serviço incondicional e amoroso a DEUS e à sua Igreja. O diácono que não vive para servir a igreja de DEUS, não serve para viver como ministro de CRISTO. A essência do diaconato é o serviço; do diaconato, o serviço também é o amoroso fundamento. Sem serviço também a diaconia é impossível. Nesse sentido, quão excelso e perfeito diácono foi o Senhor JESUS! Valdemir P. Moreira. Manual do Diácono.

I - A DIACONIA DE JESUS CRISTO

1. Significado do termo.

A palavra diaconia é originaria do vocábulo grego diákonos e significa, etimologicamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com