TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVANGELIZAR

Tese: EVANGELIZAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Tese  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 9

Evangelizar é anunciar, falar ao nosso próximo as Boas Novas de salvação, que Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, veio ao mundo, e por amor a humanidade que estava perdida, entregou-se a si mesmo como pagamento pela nossa libertação da escravidão do pecado, e pelo derramar do seu sangue na cruz do Calvário, nos purificou de todo o pecado, e na sua ressurreição nos deu a vida eterna na presença de Deus, não como criaturas, mas como filhos amados; e todo aquele que crê nestas palavras, e for batizado, será salvo. Veja o caso de Filipe: "Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus." (Atos 8:34,35). Note, que Filipe respondeu a pergunta do eunuco (leia na Bíblia nos versículos anteriores), mas anunciou-lhe as Boas Novas. O eunuco creu e desejou ser batizado.

Em nossos dias, temos seminários e outras escolas especializadas para ensinar e preparar os servos de Deus para anunciar as Boas Novas. Isso é bom e importante, mas infelizmente, gerou-se a idéia de que: para que eu evangelize, tenho que cursar um seminário. Criou-se até a seguinte frase no meio evangélico para separar os pregadores "profissionais", formados nos seminários, dos pregadores que não tem nenhum curso teológico: "Pregadores leigos".

Segundo o dicionário, leigo significa: "uma pessoa que não tem conhecimento sobre o assunto de que fala". Leigo, que veio do Latim LAICU, também significa aquele que não faz parte do clero de uma igreja.

Em resumo: Quando alguém chama uma pessoa de leigo, ele simplesmente está dizendo que ela não sabe o que está falando, por não ter um seminário ou curso reconhecido pela sociedade, ou por aquele que o chama de leigo. É importante nos lembrarmos, que foram os "doutores da lei" que levaram a Jesus para que Pilatos o crucificasse.

OBS: Não estou dizendo que devemos acabar com os seminários ou cursos, e que os pregadores que passaram por um seminário são os traidores de nossos dias, não! Estou dizendo que: Não permita que os falsos obreiros, venham a desanimá-lo na obra da evangelização, só porque você não tem um curso ou seminário de teologia.

É importante nos lembrarmos que há diversas oportunidades de evangelizarmos uma pessoa, e a hora certa. Às vezes, ao forçarmos uma evangelização, acabamos afastando as pessoas por não respeitarmos a condição momentânea em que ela se encontra. Claro que há exceções, mas sob a direção de Deus. Podemos evangelizar no trabalho na hora do almoço, de volta para casa na condução, em um momento de lazer propício e etc. Pessoalmente, creio que: Evangelizar, é falar ao meu próximo as Boas Novas. Usar folhetos, hinos, filmes, peças teatrais, corais e outros, são meios de apresentar a Palavra ao meu próximo, mas não é evangelizar. Digo isto, porque muitos crentes se ajuntam para realizar estas coisas, mas para pregar a Palavra pura e simplesmente, são poucos. Vejamos o que nos diz o apóstolo Paulo: "usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus." (Efésios 5:16). "Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. (Colossenses 4:5). "Mas que importa? contanto, que de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei" (Filipenses 1:18). A "Toda maneira" neste texto, se refere ao estado de espírito: Inveja, ciúme, vaidade, contenda e etc, e não ao meio utilizado. Os meios, são ferramentas que cooperam para aproximar as pessoas para serem evangelizadas; todas podem ser substituídas, menos a Palavra.

Bem, então vamos pregar o evangelho enquanto é dia, pois breve Jesus cristo voltará.

EVANGELISMO PESSOAL

Creio que o evangelismo pessoal, é a primeira obra que realizamos após a nossa conversão. "Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?" (João 4:28, 29). "André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo)." (João 1:41). "Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê." (1:45,46).

Como podemos perceber nestes textos, a mulher Samaritana, André e Felipe, realizaram um evangelismo pessoal.

OBS: O evangelismo pessoal não é um ministério, nem um dom. Ele é uma "reação natural" de todo recém convertido: A de compartilhar as Boas novas de salvação.

Não devemos confundir o evangelismo pessoal com o dom de ministério de evangelista, apesar de ambos pregarem as Boas novas. Pois, um é conseqüência da grande alegria da conversão, e o outro é um chamado. "E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho." (Atos 16:10). "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus" (Romanos 1:1). O crente chamado por Deus, é separado para um trabalho específico.

O principal fator na evangelização pessoal, é aproveitar bem cada oportunidade, ou até mesmo criá-la se possível, por exemplo: Você está assistindo, com muitos amigos, ao jornal na TV, e passa uma reportagem sobre os judeus. E você diz: "Os judeus rejeitaram a Jesus, o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar." Vejamos também o exemplo do apóstolo Paulo: "Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio." (Atos 17:23).

É necessário estar preparado para o evangelismo pessoal. Não basta apenas ir. Veja o que nos ensina Jesus Cristo: "Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar." (Lucas 14:28,29,30). Há um grande espaço entre idealizar, começar e terminar.

"FERRAMENTAS"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com