TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espirito Santo

Casos: Espirito Santo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

ORAÇÃO INICIAL

Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós. Só Vós podeis saciar os meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,

V. Meu coração é impuro,

R. Mas podeis purificá-lo.

V. Meu coração é tenebroso,

R. Mas podeis iluminá-lo.

V. Meu coração é mau,

R. Mas podeis saciá-lo de amor.

V. Meu coração é triste,

R. Mas podeis consolá-lo.

V. Meu coração é fraco,

R. Mas podeis fortalecê-lo.

V. Meu coração é frio,

R. Mas podeis abrasá-lo.

V. Meu coração é terreno,

R. Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.

V. Meu coração é pecador,

R. Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.

V. Meu coração é inconstante,

R. Mas podeis torná-lo perseverante.

Vinde, pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de Vosso amor!

EXPLICAÇÃO DO TEMA

Sem o Espirito Santo não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, pois o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se faz pelo Espirito Santo.

Crer no Espirito Santo é, pois professar que o Espirito Santo é uma das pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, e com o Filho e o Filho é adorado e glorificado.

Espirito Santo este é o nome próprio, porém muitas derivações são encontradas, como Espirito de verdade, Espirito de promessa, Espirito de adoração, Espirito de cristo, Espirito do senhor, Espirito de deus e Espirito de gloria.

Símbolos do espirito santos:

-agua (batismo) nascimento

-unção (sinônimo do Espirito Santo) confirmação

-fogo (energia transformadora)

-nuvem e a luz

-selo

-mão

-dedo

-pomba (quando Cristo voltar a subir da agua de seu batismo, o Espirito Santo, em forma de uma pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece)

Quando falam que o Espirito Santo falou pelos profetas, significa que todos aqueles que o Espirito Santo inspirou para o anuncio da palavra de Deus.

Cristo anunciou a boa nova:

O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor

(Lc 4,18-19)

João é mais que um profeta, nele o Espirito Santo conclui a tarefa de falar pelos profetas. Finalmente com Joao Batista o Espirito Santo inaugura, prefigurando-o, o que realizará com e em Cristo: restituirá ao homem a semelhança divina. O batismo de João Batista era para o arrependimento, o batismo da agua e no espirito será um novo nascimento.

Maria foi a primeira obra-prima da missão do Filho e do Espirito em plenitude do tempo. Nela começou a se manifestar as maravilhas de Deus. O Espirito a preparou cheia de graça. Finalmente em Maria o Espirito começa a por em comunhão com Cristo os homens.

Cristo é de fato o Filho ungido pelo Espirito do Pai desde sua encarnação. Jesus não revela plenamente o Espirito Santo enquanto ele mesmo não é glorificado por sua morte e ressurreição. É somente quando chega a hora em que vai glorificada que Jesus promete a vinda do Espirito Santo, e quando chega a hora, a missão de Cristo e do Espirito passa a ser a missão da Igreja.

“como o pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)

Pentecostes é a plena revelação da Santíssima Trindade, a partir desse dia o reina anunciado por Cristo está aberto aso que creem Nele; na humildade da carne e na fé, eles participam da comunhão da Santíssima Trindade.

A missão de Cristo e do Espirito Santo realiza-se na Igreja, Corpo e Templo do Espirito, esta missão conjunta associa a partir de agora os fieis de Cristo à sua Comunhão com o Pai no Espirito Santo: o Espirito prepara os homens, antecipa-se a eles por sua graça, para atraí-los a Cristo.

Eucaristia, o Espirito Santo, cabeça, derrama em seus membros constrói, anima e santifica a igreja. Ela é o sacramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com