TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Biblico

Monografias: Estudo Biblico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 12

ESTUDO BIBLICO

Introdução

Ante a proposta de conhecer a teologia bíblica, encontramos sempre um grande desafio. O desafio de compreender os princípios da palavra de Deus.

Ao longo dos anos informações foram reunidas em manuscritos e rolos; com o passar do tempo foram considerados sagrados. A reunião dos livros da lei, é chamado de torah mais tarde com a inclusão dos demais livros que hoje formam o antigo testamento, foi instituída a Bíblia hebraica (que nada difere do antigo testamento que usamos hoje, salvo pela posição de alguns livros).

Com a vinda de Jesus, e a posterior literatura desenvolvida com o objetivo de registrar o ministério terreno de Jesus, deu-se o novo testamento; totalmente escrito em grego e com o objetivo primas de registrar o evangelho de Jesus, ou seja, registrar a nova aliança com o povo. Desta vez não uma aliança através da lei, mas agora através da graça; não o perdão dos pecados através do sacrifício de um cordeiro, mas a justificação (tornar-se justo) através do sacrifício de Jesus na cruz.

A reunião destes livros, os cristãos chamam de Bíblia Sagrada, ou seja, o Antigo e Novo Testamento em um único volume. Ao conceituar o antigo testamento como o registro da aliança que foi feita com o povo de israel, e o novo testamento como o registro da graça através de Jesus, parece razoável que o antigo testamento tenha perdido seu valor; sendo então necessário apenas o novo testamento para o cristão de hoje. Qual a relevância deste pensamento? Está correto desconsiderar o Antigo testamento?

Este trabalho visa determinar a relevância dos antigo testamento para os dias de hoje. Se ele ainda existe em nossas bíblias, iremos identificar se existe algum valor além do histórico. Qual a importância do antigo testamento para os cristãos da atualidade e se é válido ou não o uso do antigo testamento no culto público, na eucaristia e no sermão religioso.

A bíblia como livro histórico

Enquanto é um livro sagrado para os cristãos, a Bíblia se torna um manual de regra, fé e prática. Não que a bíblia seja o centro da fé, mas, se ela é tomada como inspirada por Deus, torna-se a melhor fonte de informação em relação a fé e Deus.

Outrossim, antes de ser um livro sagrado, a bíblia é um livro histórico e deve ser respeitado pelo seu valor histórico e cultural. A bíblia é a única fonte histórica de vários lugares, montes, rios e povos que hoje não existem, ou pelo menos, não se sabe a localização exata nos dias de hoje.

Por inúmeras vezes a arqueologia encontrou vestígios de civilizações hoje extintas, e que somente na bíblia estão registradas. Para citar apenas um exemplo, no dia 27 de Abril de 2010 o jornal Estadão publicou a matéria: “Arqueólogos afirmam ter encontrado a Arca de Noé na Turquia1”. Através do conhecimento da história bíblica, o monte Ararat (na turquia) é destino certo para muitos pesquisadores, e conforme as evidencias encontradas no alto do monte, pelo menos esta história bíblica será comprovada cientificamente.

Portanto, a Bíblia sagrada é reverenciada pelos cristãos de todo o mundo como um livro sagrado e de inquestionável importância religiosa, mas também deve ser respeitada por todos em virtude do seu alto valor histórico e cultural.

Uma visão geral da bíblia

Definir o conteúdo da bíblia em dois grandes volumes, a saber o antigo e novo testamento, está correto. O erro é conceituá-los como volumes independentes, ou que se opõem. Esta tese não encontra fundamento nos registros bíblicos e nem na história da nossa fé. Sabemos que a legislação judaica (leis para escravos, divórcios, sacrifícios) não se aplica a nós, no entanto, os atos de fé e o plano de Deus para o homem se estendem a todos.

Em poucas palavras iremos revelar a unicidade da palavra de Deus e o centro da narrativa bíblica. É esperado que ao final desta seção do artigo, o leitor tenha uma visão panorâmica geral da bíblia.

Jesus, o centro da história

Assim como nosso calendário, que é dividido em antes e depois de Cristo (a.C \ d.C), a bíblia também está dividia desta forma. A narrativa bíblica apresenta Jesus como sendo o centro da narrativa bíblica.

O nascimento de Jesus abre a narrativa do novo testamento, especialmente os sinópticos Mateus e Lucas, tem a preocupação de revelar a genealogia de Jesus. Esta atitude consiste na necessidade de alocar Jesus na história dos Judeus. Mateus regride até Abraão, deixando claro que Jesus era judeu e da descendência de Abraão. Lucas é ainda mais audacioso e remete a Adão, ou seja, Lucas revela a genealogia de Jesus e retrocede até o primeiro homem, então, revela que Jesus não somente era da descendência de Abraão, mas também que é o filho de Adão, que é filho de Deus.

Os livros do Antigo Testamento profetizam a vinda do Messias; em cada um dos livros do antigo testamento é possível identificar (algumas vezes por figuras) a representação de Jesus e da sua importância para a humanidade. Como exemplo o texto de Gênesis cap 3, verso 15 diz “...entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” O termo “descendente”, no singular, faz referencia clara a pessoa de Jesus Cristo como descendente de Eva, e não toda a raça humana.

Em continuação a proposta do antigo testamento, os livros do novo testamento registram o ministério de Jesus através do evangelhos, enquanto os demais livros continuam a testificação da presença de Jesus na terra e a continuação do seu ministério terreno. Como exemplo deste testemunho da presença do Salvador, Lucas inicia o livro de Atos “relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.” (Lc. 1.1); o autor de Hebreus inicia a epístola atestando que, no passado Deus havia “ (…) falado aos pais, pelos profetas (...)”, e que nos últimos dias “(...) nos falou pelo Filho (...)” (Hb 1:1-2)

Portanto, se o objetivo é definir a Bíblia em poucas palavras, podemos resumir como o antigo testamento como a origem da terra e dos homens e a preparação para a chegada de Cristo. Logo o novo testamento como a testificação da vinda do Salvador, a revelação do evangelho da salvação para a humanidade, e o início do cristianismo.

A bíblia em um relance

De modo extremamente sucinto será apresentado um panorama das principais divisões da bíblia. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com