TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnia Racial

Ensaios: Etnia Racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

O estudo do processo de escravização dos povos africanos é essencial para que se compreenda a situação atual de desigualdade no planeta. Revela uma longa história de exploração e subjugação de populações fragilizadas por outras, mais equipadas. Demonstra também que a desestruturação econômica e cultural tem efeitos desastrosos de longa duração.

Do ponto de vista econômico, a escravidão foi uma forma eficiente de acumulação primitiva. No que diz respeito às pessoas foi uma violência irreparável, que pressupõe, dentre outros fatores, a existência de povos muito pobres, mão-de-obra excedente que possa ser explorada em benefício de outros, poucos. Assim, parte do atual contexto socio-econômico da África de miséria e exclusão, é consequência de fatos passados.

Raça esta intimamente relacionada ao habito, a semelhança ou aspecto físico, já etnia esta ligada ao âmbito da cultura. Naquela época os negros eram vendidos como se fosse mercadoria pura, isto ate século XVIII.

Raça e etnia não são sinônimos, mas o conceito de raça é associado ao de etnia. Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa povo. A diferença entre raça e etnia, é que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, religião, língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, etc. A palavra etnia muitas vezes é usada erroneamente como um eufemismo para raça.A língua é utilizada como fator primário de classificação dos grupos étnicos, existe grande número de línguas multi-étnicas e determinadas etnias são multi-língues.Os grupos étnicos compartilham uma origem comum, e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em comum e projetam um futuro como povo. Isto se alcança através da transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores, tradições e, em vários casos, instituições.

O paradigma cristão

Ocorre é que tentamos imaginar e o pior, julgar, fatos que ocorreram em um tempo completamente diverso do nosso em todos os aspectos. Dizem que quem conta um conto aumenta um ponto e isso é fato. Fatos acontecidos a muito tempo perdem a sua dimensão real e provavelmente foi isso que aconteceu com o Cristianismo. O que é inegável é que o paradigma cristão rompeu com uma ordem então estabelecida, e que provavelmente ruiu com sua contribuição. Não há como manter muita gente por muito tempo sofrendo e sendo explorada e acreditar que um tipo de poder assim possa perpetuar e isso não tem nada de sobrenatural e nem de divino.O cristianismo primitivo foi minando o poder romano pelas bordas e como quem não pode com o inimigo junta-se a ele, foi o que ocorreu.Para mim isso é mais do que suficiente para acreditar que ainda existam pessoas que como ele tem uma ética universal que as guia e as faz seres tão especiais. Acharam os romanos que matando o homem matariam a idéia mas esta já era forte demais para ser contida. Nas últimas décadas, a questão da diferença passou a ganhar destaque nas pesquisas sociais, o que nos preocupa é se, ao propor uma perspectiva educacional que se fundamente na tolerância, no reconhecimento do outro e suas diferenças de cultura, etnia, religião, gênero,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com