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Fichamento Evangélicos, Pentecostais E Carismáticos Na mídia Radiofônica E Televisiva - Leonildo Campos

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Por:   •  2/2/2015  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

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Fichamento Evangélicos, pentecostais e carismáticos na mídia

radiofônica e televisiva - Leonildo Campos

REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 146-163, março/maio 2004

urgindo como uma força minoritária dentro do campo religioso católico romano,

e aliados à modernidade, os evangélicos precisaram criar, desde cedo,

estratégias para ganhar adeptos e aumentar o seu rebanho na guerra contra

outras modalidades de cristianismo, particularmente a católica. O resultado foi

a criação de uma cultura peculiar, agressiva nas relações com quaisquer outros

tipos de concorrência religiosa, portanto, mais dependente que as demais

formas de religiosidade dos meios de comunicação para se legitimar no espaço

religioso. pg.148

Um novo período de convulsões iria acontecer após a Segunda Guerra

Mundial com oaparecimento do “pentecostalismo da cura divina” e de novos

pentecostalismos centrados no exorcismo e na filosofia da prosperidade

atrelada à devoção religiosa. É inútil estudar a visibilidade protestante na

mídia, assim como a expansão pentecostal no rádio e televisão sem se referir

às origens, desenvolvimento e transformações do campo religioso brasileiro,

assim como à atual competição por adeptos e à busca de uma presença

significativa na esfera política.pg.149

Não pretendemos responder diretamente

a essa questão colocada, mas devemos

assinalar que o século XIX foi um período

em que floresceram empreendimentos missionários

evangélico-protestantes na América

Latina, África e Ásia. Naqueles

anos surgiram sociedades para editar distribuir

a Bíblia; grandes empreendimentos

missionários especializados na pregação

aos “povos pagãos”; estabelecimento

formas indiretas de propaganda religiosa

por meio de escolas e hospitais, em todas

essas regiões missionárias. Tudo isso ocorre

num contexto em que os novos meios

comunicação eram tidos como instrumentos

a serem colocados “a serviço de Deus”,

para a “propagação de seu Evangelho”,

antes que chegasse o tempo do fim.Pg.150

pregação

religiosa. Uma figura emblemática

no século XIX do início da modernização

da pregação evangélica foi Dwight L.

Moody (1837-99). Moody era um pregador

leigo, oriundo do comércio atacadista

de calçados em Chicago, que se tornou um

dos primeiros a empregar modernos meios

de comunicação de massas em suas pregações.

Entre suas estratégias estava a constituição

de comitês locais com um ano de

antecedência para meticulosamente planejar

a campanha evangelística em uma determinada

cidade. Na divulgação do evento

usavam-se cartazes, folhetos volantes e

publicação nos jornais, convocando a população

para assembléias religiosas que reuniam

centenas de milhares de pessoas em

dias ou semanas para a busca do reavivamento

religioso.Pg.150

Porém, já na primeira transmissão

radiofônica experimental nos EUA

a religião se fez presente. Em 24 de dezembro

de 1906, um engenheiro canadense, em

Massachusetts, realizou uma emissão experimental

transmitindo mensagens religiosas

que incluía um solo de violino ...Pg.151

Porém, (nos EUA) naqueles anos começava a

operação comercial da televisão e rapidamente

o rádio foi deixado de lado pelo público,

o que trouxe de volta os evangélicos

mais carismáticos e conservadores ao uso

do rádio. Pg.152

Mello, à revelia da sua tradição de origem

(Assembléia de Deus), fez do rádio a principal

alavanca para a fundação da primeira

igreja pentecostal, genuinamente brasileira,

a Igreja Pentecostal O Brasil para

...

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