TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções principais da religião e algumas caracteristicas

Pesquisas Acadêmicas: Funções principais da religião e algumas caracteristicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

1 FUNÇÕES PRINCIPAIS DA RELIGIÃO E ALGUMAS CARACTERISTICAS.

1.1 FUNÇÕES PRINCIPAIS .

As funções principais da religião giram em torno de três tipos de interesse:

• As doutrinas que são um padrão de crenças que dizem respeito à natureza do relacionamento com Deus.

• Os rituais que simbolizam essas doutrinas e mantêm as pessoas conscientes de seu significado.

• E uma série de formas de comportamentos que estão de acordo com a doutrina.

Uma função não explicita das instituições religiosas diz respeito à promoção da sociabilidade. Através do culto, atividades educacionais, e celebrações especiais as igrejas promovem a reunião das pessoas. Estas encontram companheirismo, recreação, além de facilitarem o encontro de casais e a formação de liderança.

As instituições religiosas promovem a sociabilidade e aumentam a solidariedade grupal.

Os católicos são maioria no Brasil, reunindo hoje 75% do eleitorado. Podem ser classificados, de acordo com o grau de participação nos ritos, como praticantes e não praticantes.

Os protestantes no Brasil dividem-se basicamente em dois grandes ramos: os protestantes ou evangélicos históricos e os pentecostais.

O ramo do chamado protestantismo histórico é constituído pelas igrejas protestantes de origem europeia e norte-americana instalada no Brasil. Suas principais denominações são: Luterana, Batista, Presbiteriana, Metodista, Episcopal Congregacional.

Os pentecostais tiveram origem no reavivamento do protestantismo nos EUA. As principais denominações evangélicas pentecostais de origem estrangeira são: Congregação Cristã no Brasil, Assembleia de Deus e Evangelho Quadrangular.

A partir dos anos 70, esse pentecostalismo deu origem a diversas denominações já instituídas em solo brasileiro, com ênfase na cura divina.

As principais igrejas são: O Brasil Para Cristo, Casa da Bênção, Nova Vida, Deus é Amor, Igreja Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo Internacional da Graça Divina.

O espiritismo kardecista de origem francesa foi induzido no final do século passado, tendo prosperado por todo o país, sobretudo entre as camadas médias urbanas, criando uma larga rede de instituições assistenciais. Os Kardecistas, ou espiritualistas, congregam 4% dos eleitores.

1.2 FORMAS DE RELIGIÃO.

Hinduísmo: O dogma básico é a transmigração; doutrina segundo a qual cada ato da alma tem efeitos permanentes sobre o seu destino: a alma reencarnará, como animal ou como homem, dependendo de seu comportamento.

Budismo: O budismo constitui-se numa série de regras e modos de vida cuja finalidade é purificar o individuo para alcançar o Nirvana, estado de transcendência espiritual, com desapego das coisas terrestres: significa vitória sobre a dor, a morte, a transmigração carmâmica e sobre a própria individualidade.

Confucionismo: As forças celestes, a terra e o homem formam um todo harmônico, determinado por duas forças cósmicas correspondentes e opostas. A idéia de Deus aparece principalmente como um princípio cósmico imaterial. Confúcio criou uma série de práticas morais e regras de conduta social.Misto de filosofia e religião, o confucionismo fundamenta-se no culto aos antepassados e ao lar.

Judaísmo: Há uma esperança de salvação da humanidade após a vinda do Messias. É uma doutrina revelada pelos profetas, sendo Moises o maior deles. Para os judeus, os livros sagrados são: o Pentateuco, os Profetas e os Escritos Sagrados (denominados pela Igreja Cristã de Antigo Testamento).

Cristianismo: A base da teologia cristã é a crença em um Deus único, que subsiste em três pessoas (Pai, Filho, e Espírito Santo). A salvação a humanidade foi alcançada pelo sacrifício de cristo que é revivido pela celebração da igreja.

Islamismo: Juntamente com o Judaísmo e o Cristianismo, o Islamismo forma as três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com