TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fé e Razão segundo Alister MCGrath

Por:   •  20/10/2019  •  Abstract  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Fé e Razão segundo Alister MCGrath

        

        O Autor Alister McGrath foi muito feliz ao asseverar que a fé vai além da razão.  

        A razão é um excelente instrumento para se trabalhar sobre fatos e informações previamente conhecidos, porém ela, de per si, não é capaz de autogerar essas informações, pois necessita de dados de antemão fornecidos.  Informações de ordem natural são relativamente fáceis de se obter.  Mas e os dados de origem espiritual?  Esses, sem sombra de dúvidas, não estão ao alcance da razão.

        A razão é míope no que tange aquilo que transcende o material.  Guiar-se somente pela razão no campo da espiritualidade é como andar de olhos vendados em uma floresta.  Temos, porém, óculos específicos para a correção desse tipo de miopia racional: a fé.  

        A fé é capaz de conduzir a razão por caminhos que jamais poderiam ser trilhados sem a sua ajuda.  Assim, quando a razão trabalha sobre verdades e revelações adquiridas pela fé, temos então o que o Autor chama de scientia.  A scientia é, portanto, uma disciplina racional, que faz uso de métodos também racionais, para trabalhar com informações que a razão jamais conseguiria obter sem o auxílio da fé.

        Desta feita, podemos perceber que, com a ajuda da fé e da revelação, podemos obter substratos infinitos para a aplicação da razão.  São incontáveis as possibilidades de se aplicar a razão sobre informações que somente podem ser obtidas através da fé e da revelação das coisas de Deus. Um exemplo típico é a certeza, pela fé, de que existe vida após a morte biológica.  Essa crença permite desenvolvermos pensamentos racionais e chegarmos a conclusões fantásticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com