TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hinduismo

Tese: Hinduismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 11

Hinduísmo

Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Teve sua origem há aproximadamente 3.000 a.C na antiga cultura Védica.

O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje, é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.

Divindades Hindus

Os hindus têm em suas crenças um catálogo com mais de 1000 divindades, aqui nos atentaremos para as mais populares.

Assim, como no cristianismo, possuem uma espécie de trindade, a Trimurti hindu - ou trindade védica-, composta pelos Deuses:

BRAHMA: Deus da criação. Não possui tanta popularidade, quanto os outros Deuses da trindade, por acreditarem que seu papel está em boa parte cumprido, que seria a criação do universo e tudo que nele existe, sendo submetido aos cultos de Shiva e Vishnu.

VISHNU: Principal Deus da trindade hindu. Representa o modo da bondade e é responsável pela sustentação, proteção e manutenção do universo. Está presente em todas as criações e seu nome significa, de modo litera,l aquele que tudo penetra. É conhecido por suas passagens na Terra, irá retornar 10 vezes em forma de avatares.

SHIVA: É considerado o Deus da destruição, que para os hindus significa também renovação. É um Deus misericordioso, também conhecido como o Deus da yoga que visa a transformação e equilíbrio do ser. É o senhor absoluto da morte. Hinduístas dão caráter santo ao Rio Ganges pois dizem nascer da cabeça de Shiva.

Fechada a trimurti hindu, citaremos alguns Deuses de maior popularidade:

GANESHA: Filho de Shiva e Parvarti - Deus criado de uma parte de Brahma- É o mestre do conhecimento, da inteligência e da sapiência. É aquele que proporciona a potência espiritual e a inteligência suprema. É representado com corpo de homem, cabeça de elefante e montado em um rato.

KRISHNA: É o oitavo avatar de Vishnu. É considerado Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas. Sua personalidade é associada a um menino travesso, como um adolescente amoroso, e adulto guerreiro de imensa sabedoria.

RAMA: Sétimo Avatar de Vishnu. Sua vida é baseada na aderência perfeita ao dharma. Pela honra do seu pai, abandona a sua pretensão ao trono de Kosala para ficar em exílio por catorze anos na floresta. É o símbolo do grande homem, o perfeito filho, o perfeito marido, irmão, amigo e governante.

Outros de relevante importância:

Ganga: Deus do rio Ganges, o rio sagrado para os hindus.

Indra: Deus do Céu e do trovão.

Kama: Deus hindu do amor.

Surya: Deus do Sol.

Yama: Deus da Morte.

Bhaga: Deus do casamento e da saúde.

Sarasvati: Deusa do aprendizado e sabedoria.

Lakshmi: Deus da fartura, da beleza e generosidade.

Festividades

As festas hindus são baseadas no calendário hindu, e estão ligadas a mudança de estação. Elas desempenham um papel importante na liberação de tensões da comunidade, e suspendem temporariamente as distinções de classe e casta. São mais de 400 festividades. Muitos festivais religiosos hindus são regionais e exclusivos de algumas partes do país, porém, as festividades de Holi, Diwali, Ganesh Chaturthi e Dussehra são celebradas por quase toda a Índia.

Holi

Originalmente uma cerimônia da fertilidade, celebra o ano-novo em março, e o retorno da primavera. As pessoas acendem fogueiras para assar alimentos especiais e observam o fogo. Acredita-se que as terras que estiverem da direção das chamas serão as mais férteis. Durante a festa as barreiras sociais são ignoradas. Mulheres podem bater nos homens e membros de diferentes castas jogam balões d’água, pétalas e pó de cores uns nos outros, sendo assim conhecida como festival de cores. As cores devem transmitir alegria e desejos positivos.

Há certas cores tidas como tradicionais dentro da celebração, como o amarelo, que evoca piedade, o laranja que representa otimismo, o azul que simboliza a calma, o vermelho que é usado para o amor e a pureza, e o verde para a vitalidade.

Entre as novas cores a que mais se destaca é o rosa. Todas as pessoas que aceitam receber água e os pós-coloridos estão dispostas a ter uma vida alegre, segundo as crenças locais que existem sobre o Festival Holi.

Apesar das inumeráveis crenças em torno da origem da celebração, a versão mais aceita e a mais popular é que o Rei Jirania Kashipú pensava que era um deus e quis matar seu filho Prajlad, porque ele adorava o deus Visnú. Ainda sim, após várias tentativas sem sucesso, pediu à sua filha Hólika, supostamente imune ao fogo, que entrasse numa fogueira junto com ele. A lenda conta que Hólika morreu queimada, enquanto seu irmão Prajlad foi salvo pelo deus Visnú.

Diwali

O Diwali é considerado o ano novo Hindu, por isso é chamado também de festa das luzes. Seu significado metafórico é o da iluminação da alma e da mente, de maneira que o mal e a ignorância sejam banidos da vida de cada um.

A origem do Diwali é bem remota. Segundo alguns historiadores, esse festival nasceu na Índia antiga, na época das grandes colheitas. Outros acreditam que seja a celebração da união entre Visnhu e Lakshmi. Os inúmeros significados chegam a variar de região por região, de acordo com suas lendas. O Diwali, também conhecido por Deepvwali, é celebrado pelos indianos que vivem fora do país.

É festejado em outras religiões como o Jainismo, o Sikhismo e o Budismo, e em outros países, como no Nepal. As comemorações duram cinco dias, e acontecem entre outubro e novembro. É costume típico usar roupas novas, enfeitar as casas, dividir doces e estourar fogos de artifício.

Dussehra

É também conhecida como Vijayadashmi ('Vijay' significado 'vitória' e 'Dashmi que significa "décimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com