TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações gerais sobre o Livro de João

Resenha: Informações gerais sobre o Livro de João. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  Resenha  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

____________________

Informações gerais sobre o Livro de João

Autor

A autoria do evangelho de João tem sido tradicionalmente atribuída ao ........................................., filho de .............................. e irmão de ........................... . A única referência ao autor é “..................................................................................”

(21.20,24). Entretanto, João, o apóstolo, é considerado o autor devido:

1) O texto traz indícios de que foi escrito por uma .............................................. (12.3)

2) Pessoas anônimas nos sinóticos recebem ........... neste evangelho. (6.7-8; 12.3; 18.10)

3) O autor tinha conhecimento da ..................................... da palestina.

4) O autor conhecia muito profundamente os ..........................................................

5) O autor se incluía no ............................................................... dos discípulos. (identificados pelos evangelhos sinóticos como .............., ................. e ................).

6) Alguns .................................... dos primeiros períodos da ......................................... cristã, como Irineu e Tertuliano atribuíram o evangelho ao apóstolo João.

O apóstolo João, era com certeza um dos discípulos mais ................... de Jesus, tanto que, muitas vezes, ele é conhecido como o “................................” João nunca refere-se a si mesmo, no livro, por nome. Sempre aparece como o discípulo incógnita, por exemplo: “.........................................................................” (18.15). João e seu irmão Tiago foram chamados “..................................” por Jesus (Mc 3.17). A mãe deles era ...................., que serviu Jesus na Galiléia e mais tarde testemunhou sua crucificação (MC 15.40-41). O apóstolo João fora seguidor de .............................. e talvez tivesse apenas vinte e cinco anos de idade quando foi chamado para ser seguidor de Cristo. Depois que Cristo subiu ao céu, João tornou-se uma das principais figuras na igreja em ..............., junto com Pedro e Tiago (At 3.1; 8.14; Gl 2.9) Só o apóstolo .................. teve mais livros que ele incluídos no cânon do Novo Testamento. João foi pastor da igreja em ......................, de onde o imperador Domiciano o enviou para o exílio em ....................., ilha de onde escreveu ............................ (Ap. 1.9). João foi o único discípulo que morreu de .......................

Local O evangelho de João foi escrito, provavelmente, em ........................................., depois dos outros três evangelhos (sinóticos) Mateus, Marcos e Lucas.

Data Provavelmente foi escrito no final do 1º século, entre .......................................... D.C.

Gênero Literário

O gênero literário do evangelho de João é exatamente este – um evangelho. O que é um evangelho? A palavra em português é uma transliteração do grego: euangellion, que literalmente significa “.................................”. Podemos também dizer que a obra é uma .......................... biográfica e teológica das boas novas de Jesus Cristo. João fez uso de muitas figuras da poesia hebraica, com destaque para o paralelismo. O evangelho de João não contém ........................, como os sinóticos, mas apresenta muitas ................................ usadas por Jesus em seu ministério de ensino.

Objetivo / propósito

O propósito do livro está claramente expresso: Estes[sinais] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. A idéia-chave aqui é “..............”, encontrada em João cerca de .......... vezes. Isso dá ao evangelho dois propósitos principais. O primeiro é que o evangelho de João procurou colocar as pessoas frente a frente com a vida e com a identidade de Cristo, para que submetessem sua vida à soberania de Jesus. Por isso o principal propósito do evangelho de João é ............................. Em segundo lugar, pode-se traduzir “creiam” também como “..............................................”, o que revela o propósito de não só ganhar pessoas para a fé em Cristo, mas também de fortalecer a família que já está andando com Ele.

Teologia

João é um dos livros mais ................................... da bíblia. Seu tema é que Deus assumiu a forma .......................... na pessoa de Jesus Cristo. A ênfase de João é mais na ....................... de Cristo do que na ............................ de Cristo – em contraste com os relatos mais cronológicos e históricos dos sinóticos. Por isso o evangelho de João é classificado à parte. Podemos dizer que os sinóticos apresentam a ...................... de uma perspectiva ................... enquanto João apresenta a ....................... de uma perspectiva ................................ O tema teológico central em João é a natureza de Jesus Cristo. Esse evangelho no ensina que o Verbo era Deus, e esse Verbo se tornou carne. Ou seja, o próprio Deus tomou a forma humana. A maneira mais clara de ver isso talvez esteja nas declarações de “Eu Sou” , que descrevem Cristo como “o pão da vida” “a luz do mundo”etc. Há momentos no evangelho de João em que Jesus até se equiparou diretamente com o nome que o Antigo Testamento dá ao próprio Deus, “Eu Sou”(Iavé, Javé, Jeová) como em 8.58. A antiga heresia chamada docetismo, porém, não pode ser encontrada em João. Os docetas enfatizavam a divindade de Cristo à custa da sua humanidade. O evangelho de João equilibra a proclamação de que Jesus era Deus em forma humana com a proclamação de que Jesus era totalmente humano (2.24; 4.6-7; 6.51; 11.35; 19.5) Como disse alguém com acerto: Jesus era todo .................. e todo .................

Outras Características

O evangelho de João tem certas marcas distintas:

• Jesus dá uma revelação de .......................... e da .............................................. que é mais completa do que nos outros evangelhos.

• Metade do livro fala dos acontecimentos ............................................ de Jesus na terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com