TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jesus Como Referencial

Monografias: Jesus Como Referencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 6

Jesus como Referencial

Resumo

A evangelização em síntese é o ato de anunciar a evangelho. A mensagem impregnada nas páginas das sagradas escrituras, que consiste num ato soberano de Deus, que por seu amor incondicional entregou seu filho unigênito, Jesus Cristo, para morrer em prol da humanidade que estava caída no pecado. Tal ato objetivava pagar o preço exigido pela Justiça Divina, outrora, violada com a desobediência por parte do ser humano. Cristo, além de pagar o preço requerido através de sua vida também fez discípulos, sendo para eles e também para nós, referencial de conduta, vida e acima de tudo evangelização.

Palavras-Chave: Cristo; Evangelizar; Apóstolos.

1 INTRODUÇÃO

Jesus, vivendo o seu tempo, construiu valores universais únicos, que, pela profundidade e extensão, modificaram os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos da humanidade, mas foi na sua obra de evangelização que Ele mais se destacou. Embora sua missão principal fosse morrer em nosso lugar, atendendo, portanto, a necessidade exigida pela justiça de Deus. Jesus ainda sim, sobressaiu quando preparou doze homens para dar sequência a obra singular por ele realizada. Doze homens, os quais se tornariam apóstolos, juntamente com tantos outros discípulos e seguidores foram preparados e capacitados ao longo de pouco mais de três anos para uma missão que não alcançaria apenas a sua época, mas que ultrapassaria todas as barreiras possíveis e tomasse proporções globais. Veremos aspectos relevantes da vida de Jesus impactando o mundo e sendo um grande referencial de evangelização.

2 JESUS E OS DOZE APÓSTOLOS

A escolha de doze homens feita por Jesus foi significativa como inovação, pois Jesus estaria os treinando de perto, no intuito de que eles fizessem por outros àquilo que o próprio Cristo fizera por eles. Era mister, que essa escolha fosse de grande responsabilidade e não havia espaços para equívocos, sendo assim, Jesus “investe” tempo orando e ponderando sobre a importante decisão. Gary Fisher destaca com destreza esse momento:

A escolha dos doze homens para atuar como apóstolos de Jesus foi um acontecimento central na carreira de Jesus. O termo apóstolo significa "enviado". Os doze foram designados para estar com Jesus e, depois, ser enviados a pregar, a curar e a apresentar Jesus ao mundo. Jesus passou muito tempo com os doze preparando-os e instruindo-os para esse trabalho. Para muitos deles, o chamado para o apostolado marcou o terceiro passo significativo em seu relacionamento com Jesus. Em primeiro lugar, houve um período em que conheceram Jesus (veja João 1:35-51); depois, passaram para um período de companhia constante (Marcos 1:16-20); agora, era a vez da escolha para serem emissários oficiais (Lucas 6:12-16; Marcos 3:13-19). Antes de Jesus escolher esses homens, ele passou a noite toda orando a Deus. A oração era fundamental na vida de Jesus. Ele orava a noite toda antes de tomar uma decisão importante como essa. Muitas vezes, Jesus nem tinha tempo para orar durante o dia, então levantava-se bem cedo ou ficava acordado até tarde para poder orar. Se, mesmo sendo Filho de Deus, Jesus cria na importância da oração o bastante para perder uma noite de sono orando, a oração deve ser a prioridade máxima para nós. A lista dos escolhidos por Jesus para ser apóstolos não é muito impressionante do nosso ponto de vista. Jesus escolheu quatro pescadores (Pedro, André, Tiago e João), um coletor de impostos (Mateus), um terrorista (Simão Zelote), Filipe, que às vezes parecia muito difícil de entender as coisas (João 6:5-7; 12:21-22; 14:8-9), Tomé, que em geral parecia pessimista (João 11:16; 14:5; 20), Judas, que o traiu, e três outros a respeito de quem simplesmente não sabemos coisa alguma. É óbvio que Jesus não levava em conta o sucesso do mundo, a inteligência, etc. como critério importante para ser útil a ele.

Conforme verificamos, a de se ressaltar que embora a decisão não fosse com base numa lógica humana, foi minuciosamente acertada, devido ao alcance e as proporções, por ela alcançada.

3 JESUS E A EVANGELIZAÇÃO

Evangelização ou evangelismo consiste na pregação do Evangelho cristão, ou seja, é a transmissão da mensagem da salvação em Jesus, segundo a fé cristã, a todos quantos se fazerem ouvintes. Nesse aspecto de propagar a mensagem e o Reino de Deus, Jesus foi um grande referencial. Ainda que Jesus se ocupasse com a preparação de líderes para continuar sua missão, ele fazia com maestria o trabalho de evangelização.

Episódios bíblicos como o da mulher do fluxo de sangue, mostra Jesus atenciosamente atendendo àquela que durante anos sofrera com hemorragia, num perfeito ato de compartlhar o amor de Deus e consequentemente de evangelização. Num outro texto biblico, encontramos Jesus assistindo as pessoas em duas áreas essenciais da vida humana, a saber, a física e a espiritual. Percebemos que a Bíblia Sagrada relata que por duas ocasiões Jesus prega o seu sermão e em seguida por compaixão daqueles que estiverm com ele durante algumas horas ouvindo a mensagem, provê-lhes pâes e peixes. A vida de Jesus serve-nos de exemplo em muitas áreas, sobretudo, na da evangelização.

4 EVANGELIZAR, UM ATO DE AMOR

O ato de evangelizar é de fato uma atitude de desprendimento. Pessoas que de maneira voluntária, e tendo como motivação o amor e o desejo de compartilhar da mensagem do evangelho de Cristo com outras pessoas, saem de sua zona de conforto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com