TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magna Carta de 1215

Tese: Magna Carta de 1215. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

O que e a Carta Magna de 1215?

A Magna Carta significa “Grande Carta” em latim, o documento garantia certas liberdades políticas inglesas e continha disposições que tornavam o direito e a justiça e regulavam o comportamento dos funcionários reais, (Grande Carta das liberdades ou concórdia entre o rei João e os barões para a outorga das liberdades da Igreja e do rei Inglês). Grande parte da Carta Magna foi copiada da Carta da Liberdade de Henrique I, outorgada em 1100 e que submetia ao rei a certas leis, O documento compõem-se de 63 artigos ou cláusulas, a maioria referente a assuntos do século XIII e de importância data.

Umas das clausulas que maior importância ao longo do tempo e o artigo 39; “Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora-da-lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra”.

Significa que o rei devia julgar os indivíduos conforme a lei, seguindo o devido processo legal, e não segundo a sua vontade, ate então absoluta, essas clausulas representou na época um freio ao poder do rei e uns dos primeiros capítulos de longo processo que levou à monarquia constitucional e ao constitucionalismo.

A Carta Magna foi criada para os ingleses ou declarados e considerados Universais?

A Magna Carta foi sim criada para ingleses, porem foi o principal documento a regra de lei constitucional no mundo, criada para os ingleses, a magna carta, foi uma declaração solene que o rei João da Inglaterra assinou em 15 de junho de 1215. O conteúdo da mesma serviu para redefinir a função do rei da Inglaterra, pois impedia o rei de criar novos impostos e mudar as leis sem o consentimento do Grande Conselho composto de integrantes do clero e nobreza um conjunto de leis que serviam apenas para território britânico. Podemos afirmar que Magna Carta é peça básica da constituição inglesa e de todo o constitucionalismo, pois serviu de modelo para as demais declaração, com isso não a tornando universal, pois não foi declarada para esses fins e sim para povo inglês, carta Magna foi criada para amenizar a revolta do povo contra o Rei João, que na própria carta diz que foi assinada contra a vontade do barões e da burguesia da cidade de Londres.

Relatório do filme “Sangue e Honra”, os Direitos violados pelo Rei Dom João?

O filme se passa na Inglaterra do século XIII e conta a história após a assinatura da Carta Magna, que foi o primeiro documento na história a garantir alguns direitos humanos, e até hoje uma cópia é conservada e se encontra em um museu. Durante o filme, o foco principal é a sequência de e acontecimentos após a assinatura da Carta Magna que foi criada por um acordo entre os barões da Inglaterra, a igreja e de forma forçada o rei, na carta exigia-se algumas regras onde mesmo o rei tendo poder sobre o país, esse poder não era e nem deveria ser absoluto, e os barões teriam alguma participação em certas decisões, e impedia o rei de ser abusivo em cobranças de impostos e terras entre muitas outras normas, e ela já havia sido criada após uma grande rebelião dos barões e uma guerra civil, para impedir os abusos do rei para com as pessoas, até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com