TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mateus - O Jesus Messias

Trabalho Escolar: Mateus - O Jesus Messias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO 02

MATEUS – O JESUS MESSIAS

AUTOR

Mateus, que tinha por sobrenome Levi, e cujo nome significa “dádiva do Senhor” era cobrador de impostos em Cafarnaum a serviço do Império Romano, mas abandonou sua carreira profissional e uma vida de riquezas para seguir a Jesus (Mt 9.9-13). No Evangelho de Marcos e Lucas, Mateus é chamado de Levi. A única referencia que o autor faz a seu próprio respeito é chamar-se de “publicano”, termo pejorativo na época. Os outros evangelhos falam da grande festa que ele deu para Jesus e registram o fato significativo de ter deixado tudo para seguir o Mestre. E ele era sem dúvida um homem de recursos.

Desde o segundo século da era cristã, a tradição da Igreja atribui ao apóstolo Mateus a autoria do Evangelho que aparece em primeiro lugar no Novo Testamento.

Eusébio de Cesaréia, em sua obra História Eclesiástica, do início do século IV, já trazia citações de Papias, bispo do século II, de Irineu, bispo de Leão, e de Orígenes, grande pensador cristão do século II. Enfim, todos os pais da Igreja concordam em afirmar que este Evangelho foi escrito por Mateus. Afirmam também que este Evangelho foi escrito primeiramente em aramaico e depois traduzido para o grego. Apesar de muitas evidencias sobre a existência do original em aramaico, todas as buscas e pesquisas arqueológicas somente encontraram fragmentos e cópias em grego. Mesmo assim os principais estudiosos e teólogos do mundo não duvidam que o texto grego que dispomos hoje em dia é o mesmo que circulou entre as igrejas a partir da segunda metade do primeiro século depois de Cristo.

DATA E OCASIÃO

A clara destinação do evangelho de Mateus pode fazer supor que tenha sido escrito na Palestina, embora muitos pensem que foi gerado em Antioquia da Síria. Alguns com base em suas características judaicas sustentam que foi escrito no período da Igreja Primitiva, possivelmente no começo da década de 50 d.C., quando a Igreja era em sua maioria composta por judeus e o evangelho era pregado quase que somente ao povo da

Judéia. Os que dizem que Mateus aproveitou muitos trechos do Evangelho de Marcos atribuem-lhe data posterior. Por isso alguns acreditam que Mateus foi escrito no final da década de 50 ou no começo dos anos 60.

DESTINATÁRIOS E PROPÓSITO

O Evangelho de Mateus foi escrito para a Igreja de Jerusalém e esforça-se em mostrar um “Jesus Messias”, cumprimento real das profecias do Antigo Testamento. Faz inúmeras citações dos profetas, valendo-se de chavões do tipo “assim como está escrito” e “para cumprir o que estava escrito”. Mateus pode ser considerado o Evangelho da transição, ou seja, é uma ponte que liga o Antigo ao Novo Testamento. Até por isso se entende que sua posição entre o Antigo e Novo Testamento, é muito mais em função dessa ligação do que de sua antiguidade em relação aos outros evangelhos.

A destinação deste livro à igreja de Jerusalém baseia-se em alguns pontos:

 Nesse Evangelho há mais citações e alusões ao Antigo Testamento do que qualquer outro dos escritores dos evangelhos.

 Ele inicia a genealogia de Jesus em Abraão, mostrando assim que Jesus era filho do pai da fé. Não perde tempo em explicações sobre costumes judaicos, ao contrário dos outros Evangelhos. Isso demonstra que ele escreveu para uma comunidade que conhecia esses costumes.

 Emprega a terminologia judaica “Reino dos Céus” e “Pai Celestial”, realça o papel de Jesus como filho de Davi (1.1; 9.27; 12.23; 15.22; 20.30,31; 21.9,15; 22.41-45).

Mesmo assim não podemos dizer que Mateus restringiu seu evangelho aos judeus. Ele registra a visita dos magos do Oriente, para adorar o menino Jesus (2.1-12), bem como apresenta na íntegra a Grande Comissão (28.18-20). Esse texto revela que embora o Evangelho de Mateus seja judaico, sua visão é universal.

O propósito principal de Mateus é provar a seus leitores judeus que Jesus é o Messias por eles esperado. Seu método de narração consiste primordialmente em demonstrar que Jesus por sua vida, ministério, morte e ressurreição, cumpriu as profecias do Antigo Testamento. Mais do que qualquer dos outros evangelhos, ele cita com f requência o Antigo

Testamento. Aparecem 29 citações. Em 13 delas, ele diz que o acontecimento se deu para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas.

Mateus nos liga com o Antigo Testamento. Em cada página ele procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com