TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ministério Pastoral a Luz da Bíblia

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 6

O ministério pastoral à luz da bíblia

Segundo Mayhue se o pastor fornecer aquilo que as pessoas querem da igreja no decorrer do tempo a igreja perde a vida e a direção espiritual. E isso tem sido a triste realidade. Ao invés de seguir o ensinamento de Paulo em não se amoldar aos padrões deste mundo, o que acontece hoje é justamente o contrário. Tem existido uma troca de valores onde o servir deixa de ser o alvo principal e o egocentrismo e individualismo reinam, fazendo com que as igrejas percam a identidade de corpo de Cristo.

Essa situação também é fruto do pastoreio que não busca viver e ensinar as escrituras sagradas, mas pelo contrário, a bíblia tem sido deixada de lado pelos próprios líderes (pastores) que também se esquecem que o chamado é para o serviço e não para holofotes. Ou seja, não tem como exercer o ministério pastoral se não estiver disposto a servir com integridade e ser exemplo de valores instituídos por Deus nas escrituras.

O que tem faltado por parte de muitos pastores e da igreja é o entendimento do que é o ministério pastoral.

Definições e implicações

  • Episkopos (bispo) 

Direção, supervisão, vigia. Era empregada a homens que exerciam a função de vigilância e proteção. É aplicada à liderança da igreja e a Deus, quando é traduzida por “Bispo”. At 20:28 (Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue) Fl 1:1, I Tm 3:2-5, Tt 1:7. O termo não destaca a pessoa, mas a função.

  • Presbíteros

Ancião, mais velho. Um título político com funções administrativas e jurídicas em algumas situações. Os termos ancião, bispo e pastores dizem respeito ao mesmo ofício pastoral, e são tidos como sinônimos em At 20:17, Tt 1:5-7, I Pe 5:1-2 e Tg 5:14.

  • Poimnê (pastor)

Era um título dado aos soberanos, líderes, governantes e comandantes dos exércitos gregos como forma de honrá-los.

As funções de pastorar e apascentar, no hebraico rã’â, aparecem no antigo testamento se referindo àquele que cuida dos animais domésticos e os alimenta.

Depois do exílio os fariseus passaram a desvalorizar o pastor. Esse não era um trabalho fácil, além de enfrentar condições climáticas adversas, era necessário proteger as ovelhas de predadores e salteadores, ficando assim exposto a perigos (Jo 10:11).

Mas apesar de ser considerada uma profissão imunda, o pastor ocupa um ligar importante e de honra no ministério (II Co 5:18).

Tanto como ocupação profissional no AT como no ministério na dispensação atual, o pastor é necessário e indispensável. Talvez essa necessidade seja o motivo pelo qual se ordena tantos pastores, e grande parte acaba não estando/sendo apto para exercer o ministério.

Este é um ministério árduo pois suas funções vão além das 4 paredes do templo, como muitos pensam.

Deus é o supremo pastor (I Pe 5:4)

Sendo Deus o supremo pastor, logo os outros são copastores com Ele.

Sl 23, Is 40:11 e Jo 10:1-18 são textos que mostram o zelo e o cuidado de Deus como bom pastor, que cuida, zela e protege o rebanho.

Is 56:11, Je 23:1 / 25:34 e Ez 34:1-10 mostram a repreensão de Deus aos maus cooperadores.

O Pastor é escolhido por Deus

O chamado tem de ser fundamentado no Espírito Santo. Paulo quando escreve aos romanos e os gálatas declara ter sido chamo por Cristo e não pela sua própria vontade. Até mesmo a formação acadêmica não tem valor algum se o chamado não vier de Deus.

Com base em Calvino e Berkhof

Chamado/vocação é a consciência de estar sendo impelido a uma tarefa no Reino de Deus por amor a Ele. Convicção de estar sendo preparado, pelo menos em certa medida, intelectual e espiritualmente a experiência de que Deus está direcionando todas as coisas.

O Chamado é testificado pela igreja, porém, é necessário que o trabalho do pastor busque agradar a Deus e não aos homens.

   Em I Tm 3:1-7 a recomendação para exercer o pastoreio não é de que seja homem apenas, mas professor, soldado, atleta, lavrador, trabalhador, vaso e escravo. Todos trabalhos árduos e sem foco em si mesmo.

Qualificações do pastor

         É necessário que seja irrepreensível. Não significa ser perfeito, mas se trata de não estar envolvido em escândalos que coloquem sua autoridade em descrédito.

        Irrepreensíveis na moralidade sexual:

Ser marido de uma só mulher, amando-a e sendo-lhe fiel em tudo.

Irrepreensível no governo da sua família:

Ter que saber liderar antes de tudo sua própria casa, principalmente no que diz respeito a obediência dos seus filhos.

 Irrepreensível nas atitudes e relacionamento:

Ser moderado, sensato, hospitaleiro, respeitável, amável, paciente, gentil, apto para ensinar, não ser apegado ao vinho e ao dinheiro, além de não ser recém-convertido e ter comportamento piedoso com todos, para que os que estão de fora também o vejam como boa pessoa.

Responsabilidade diante do rebanho

Estimular a santidade e obediência do rebanho. A fim de promover a “unidade, ordem, beleza, poder, preservação e progresso da igreja de Cristo”.

  • Cuidar do Rebanho (Jo 21:15-17)
  • Ter cordeiros (novos) e ovelhas (maduras)
  • Trabalhar não por obrigação mas por boa vontade, não por ganância, mas com o desejo de servir I Pe 5:2a
  • Defender o rebanho dos lobos ferozes (At 20:28-25 e II Tm 3:1-8)
  • Pregar a sã doutrina (II Tm 3:15, II Tm 4:2 e Tt 2????)
  • Pregar (I Co 1:17)
  • Alimentar (I Pe 5:2)
  • Edificar a igreja (Ef 4:12)
  • Orar (Cl 1:9)
  • Velar pelas almas (Hb 13:17)
  • Lutar (I Tm 1:18)
  • Convencer (Tt 1:9)
  • Consolar (I Co 1:4-6)
  • Repreender (Tt 1:13)
  • Alertar (At 20:31)
  • Exortar (????)   

As atividades exercidas pelo pastor na vida da igreja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com