TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Monografia

Por:   •  15/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.071 Palavras (29 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 29

NOME DO ALUNO(S)

NOME DO ALUNO SE HOUVER DOIS EM ORDEM ALFABÉTICA

TÍTULO DO TRABALHO

FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS

MAIO/2013


NOME DO ALUNO(S)

NOME DO ALUNO SE HOUVER DOIS EM ORDEM ALFABÉTICA

TÍTULO DO TRABALHO

Monografia apresentada à Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga - para a obtenção do grau de __________________sob a orientação da professora Daniela Soares de Azevedo Delbone.

FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS

MAIO/2013



NOME DO ALUNO(S)[pic 1]

NOME DO ALUNO SE HOUVER DOIS EM ORDEM ALFABÉTICA

TÍTULO DO TRABALHO

Monografia apresentada à Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga - para a obtenção do grau de _______________________

Aprovado: ____/____/____

Primeiro Examinador

Nome:

Instituição: Fatec

Segundo Examinador

Nome:

Instituição: Fatec

Orientadora

Daniela Soares de Azevedo Delbone

Fatec - Faculdade de Teologia e Ciências

Ao nosso eterno Deus, não podemos negar o quão grande é o nosso amor por ti. Graças te damos em agradecimento a todas as coisas que criastes para nós. Vamos gritar ao mundo que não podemos viver longe do teu amor. Obrigado Senhor.

Aos nossos pais e familiares, fontes inesgotáveis de carinho, atenção, paciência, dedicação e cumplicidade; que estiveram sempre ao nosso lado nos orientando em cada etapa, presenciando os melhores e os piores momentos sem nunca nos deixarem sozinhos. Vocês são a estrutura para que hoje nos alcançássemos nossos objetivos. Sem a presença de vocês, qualquer sucesso, qualquer vitória até aqui não faria o menor sentido.


AGRADECIMENTOS

Aos nossos pais e amigos, que nos acompanharam durante este trajeto, oferecendo todo o apoio e compreensão para que nossas forças fossem renovadas a cada dia.

Aos professores e coordenador do Curso em Gestão Ambiental da Fatec, que disponibilizaram tempo, atenção e dedicação ao desenvolvimento deste trabalho, em especial a professora Cléo Palácio e a professora Daniela Soares de Azevedo Delbone que com sua infindável experiência e capacidade nos proporcionou a sabedoria necessária para que através deste trabalho nossos objetivos pudessem ser alcançados, sempre acreditando em nossa capacidade de transformar esse projeto em uma realidade.


“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” Johann Goethe.


RESUMO

Os problemas ambientais causados pela destinação inadequada de dejetos no meio rural têm provocado danos para o meio ambiente e as pessoas. Os resíduos (dejetos) da propriedade rural, quando não tratados e dispostos inadequadamente, podem causar prejuízos incalculáveis ao meio ambiente, sociedade e economia, contaminam o ar, o solo e a água. A pesquisa teve como atividades desenvolvidas a análise teórica dos biodigestores para tratamento de resíduos e geração de biofertilizantes e biogás, suas vantagens e principais benefícios gerados, como a utilização do biogás para gerar energia renovável e limpa, e a produção de biofertilizantes para o uso em pastagens e lavouras. Os aspectos que foram analisados e acompanhados mostram que essa tecnologia de biodigestores traz ganhos significativos para o produtor e o meio ambiente. O tratamento e aproveitamento desses dejetos apresentam benefícios para o meio ambiente e para a saúde dos moradores locais, como ganhos ambientais mediante a redução de gases de efeito estufa e a redução da poluição ambiental; e socioeconômicos, por meio da produção de energia e biofertilizantes, além da possibilidade da venda de créditos de carbono. Na economia existem outras vantagens ligadas ao desenvolvimento da tecnologia, como o envio de dejetos de animais para o biodigestor evita que eles sejam jogados no meio ambiente sem tratamento, contaminando nascentes e lençóis freáticos os principais beneficiários do equipamento é o agricultor pelo aproveitamento dos dejetos para a produção do biogás e o biofertilizante e o meio ambiente em geral.

Palavras-chave: Biodigestores. Biogás. Biofertilizantes. Energia. Meio ambiente.


ABSTRACT

Environmental problems caused by improper waste disposal in rural areas have caused damage to the environment and people. Waste (waste) land ownership, if not treated and disposed of improperly, can cause incalculable damage to the environment, society and economy, contaminate the air, soil and water. The research was developed activities theoretical analysis of digesters to treat waste and generate biogas and biofertilizers, their main advantages and benefits generated, the use of biogas to generate renewable and clean energy, and the production of bio-fertilizers for use in pastures and crops. The aspects that were analyzed and show that accompanied this biodigester technology brings significant gains to the producer and the environment. The treatment and use of these wastes have benefits for the environment and the health of local residents, as environmental gains by reducing greenhouse gas emissions and reducing environmental pollution, and socioeconomic, through the production and bio-energy, and the possibility of selling carbon credits. In economics there are other advantages linked to the development of technology, such as sending animal waste digester to prevent them from being thrown into the environment without treatment, polluting streams and groundwater the main beneficiaries of the equipment is the farmer by the use of waste for the production of biogas and bio-fertilizer and the environment in general.

Keywords: Digesters. Biogas. Biofertilizers. Energy. Environment.


LISTA DE ABREVIATURAS

CO2                Dióxido de carbon

kcal                Quilocaloria

kW                Kilowatt

kW/h                Kilowatt/hora

MW                Megawatt

pH                Potencial Hidrogeniônico

PIB                Produto Interno Bruto (PIB)

TRH                Tempo de Residência Hidráulica


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Estrutura do uso da energia        

Figura 2 - Ciclo da Biomassa        

Figura 3 - Modelo de biodigestor        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (504 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com