TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Senhora

Exames: Nossa Senhora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Com a invocação de Nossa Senhora da Saúde, foi a venerada imagem colocada na capela de Santo André... ...A verdade é que desde o terrível ano da peste de 1599 nunca o povo de Sacavém deixou de ter por Nossa Senhora da Saúde uma veneração especial, como se verifica principalmente por ocasião da festa anual que lhe é dedicada”, no primeiro Domingo de Setembro. Em 1863, a sede da paróquia foi transferida para a igreja do Convento e este, por sua vez, com excepção da igreja e seus anexos pertencentes à matriz, foi entregue ao Ministério da Guerra, por decreto de 1877. Nas instalações desse Convento, encontra-se actualmente a Escola Prática de Serviço de Material e anteriormente Quartel de Artilharia Pesada n.º 1.

O Convento situava-se extra-muros e, na zona que hoje chamamos Sacavém de Baixo, em morro sobranceiro ao rio Trancão.

Embora seja escassa a documentação sobre Sacavém de Cima, sabemos, no entanto, que se tratava da aglomeração mais antiga e intra-muros. Porém, não restam quaisquer vestígios de castelo ou muralhas dessa parte alta do povoado medieval, onde se situava a igreja matriz muito próxima da Ermida de Santo André, actualmente designada por Nossa Senhora da Saúde e em cujas redondezas, por volta de 1940, se encontraram abundantes ossadas aquando da canalização de águas no local.

Sabemos, entretanto, que o terramoto de 1755 destruiu quase totalmente esta freguesia, arruinando a dita igreja matriz que abateu, passando a sede paroquial para a Ermida de Nossa Senhora da Vitória, provisoriamente até se instalar na igreja do Convento em Sacavém de Baixo, onde se encontra actualmente.

Nossa Senhora, A antiga

A IMAGEM DA Santíssima Virgem encontrava-se em uma cpela lateral da Catedral de Sevilha na Espanha. Essa catedral foi reconstruída no século XIV, conservando-se a imagem, que, assim, veio a chamar-se Santa Maria , a Antiga, quer dizer, da antiga catedral.

Santa Maria, a antiga, foi a primeira devoção chegada no Panamá em 1510. Estabeleceu-se primeiro no Povoado de Darien, Isto ocorreu quando nesse ano chegaram Vasco Nunes de Balboa e o Martin Fernandez de Enciso. Haviam prometido à Virgem por seu nome no povoado se saíssem com vida de uma feroz batalha que tiveram com os nativos. Assim, após a vitória o povoado do Cacique Cémaco recebeu o nome de Santa Maria a Antiga.

Em 9 de setembro de 1513, o Papa Leão X criou a primeira diocese em Terra Firme em Santa Maria, a Antiga e a capela da Virgem foi elevada a Catedral.

Em 15 de agosto de 1519 funda-se a cidade do Panamá e se honra Nossa Senhora do Verão, mas em 1524, a diocese de Santa Maria, a Antiga se trasladou para a cidade recém fundada. A devoção também acompanha Nossa Senhora. Hoje padroeira da Nação.

Nossa Senhora Achiropita

Em 580 depois de Cristo, o capitão Maurício, desviado pelos ventos, chegou a uma aldeia calabresa, na Itália. O monge Éfrem foi-lhe ao encontro e lhe disse: "Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas Nossa Senhora, para que tu - uma vez Imperador - lhe construas um templo". Em 582, Maurício tornou-se de fato Imperador e, cedendo à insistência do monge, decretou a construção do Santuário, que bem depressa chegou ao término.

Um fato estranho chamou a atenção da comunidade. A imagem de Nossa Senhora que era pintada durante o dia, de noite desaparecia da tela.

Uma noite, de improviso, apareceu uma belíssima senhora que falou com o vigia e pediu para entrar no santuário. E como ela demorasse para sair, preocupado, ele entrou e não encontrou mais aquela senhora, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com