TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O enredo da peça "Senhora", de José de Alencar

Resenha: O enredo da peça "Senhora", de José de Alencar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 3

“Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões”.

Assim começa a história de Aurélia Camargo, jovem com 18 anos, órfã e independente, com sentimentos fortes, onde o amor e a vingança caminham lado a lado.

A obra “Senhora” de José de Alencar traz um imenso conflito psicológico com a história de amor entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Ele, bonito e pobre, deslumbrado pelo dinheiro e pelas festas da alta sociedade, despreza o amor da Aurélia, por 30 mil réis, quando ela ainda era pobre.

Narrado em terceira pessoa, por um narrador-observador, a romance “Senhora” tem na observação de detalhes exteriores, que iluminam a personalidade e os lances da vida, uma de suas fortes características. Com esse recurso, podemos perceber a preocupação com a psicologia dos personagens e também a mistura do romantismo e da realidade, que fazem desta obra um exemplo de literatura romântica com certos traços realistas.

Os títulos das quatro partes em que se divide o romance - O preço, Quitação, Posse e O Resgate - anunciam a problemática da contradição entre o dinheiro e o amor desenvolvida na história, na medida em que constituem palavras relacionadas às fases de uma transação comercial.

Diferente das típicas moças românticas de obras literárias da época, Aurélia é apresentada com uma personalidade conflitante. Uma hora ela é um anjo, com um amor fora do comum, outra hora é um demônio, fria, insensível e vingativa.

Aurélia é uma moça humilde e bonita que se apaixona por um rapaz também bonito, porém pobre e ambicioso, que a abandona para se casar com outra, por dinheiro.

No decorrer da história, após ficar completamente desamparada depois da morte de sua mãe, recebe uma herança de seu avô paterno e fica rica, passando a ser o centro das atenções de toda a sociedade e sendo desejada por todos os homens.

A partir daí, Aurélia decide se casar com um marido comprado. Tudo isso não passava de estratégia para se vingar do homem que a desprezou, o Fernando.

Na noite de núpcias é que são revelados os verdadeiros casais, ela a mulher traída, ele o homem vendido. Nesse clima de casamento de conveniência que a história de amor da moça rica é contada. Aurélia acaba expondo os seus sentimentos na obra. Esta mulher que é vista como um ser divino acaba se tornando uma mistura de anjo e demônio.

O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.

Podemos considerar Alencar como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico.

Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com