TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Budismo e o Sidarta Gautama

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

BUDISMO

Outubro de 2018.

  1. Que elementos você destacaria na figura de Sidarta Gautama, o Buda. Explique-os.

Vindo de uma família nobre, Buda, era muito reprendido pelo seu pai, que o impedia de sair do palácio, com medo que ele fosse corrompido pelo mundo externo. Abdicando do trono com quase 30 anos, resolveu conhecer o mundo e sair do seu lar. E se dedicou fielmente á busca da erradicação das causas do sofrimento humano, assim, encontrou o caminho da luz. Tornou-se mais tarde, professor espiritual, fundando o budismo.

  1. Como caracteriza o sábio silencioso e o sábio rebelde?

O sábio silencioso é aquele que é metade sombra e metade luz, símbolo de algo que permanecia além de tudo aquilo que pudesse ser ditou ou compreendido. Já o sábio rebelde, é aquela parte dentro de nós que sabe se libertar do medo e da infelicidade. É a voz da nossa própria mente desperta.

  1. Identificar e explicar chamadas quatro nobres verdades do budismo?

As 4 nobres verdades são um elemento principal da doutrina Budista. Elas constituem o primeiro ensinamento proferido pelo Buda após sua verdadeira iluminação.

  • A Realidade do sofrimento: Se diz respeito à dukkha, que apesar de não ter uma tradução literal, pode significar todos os níveis de desconforto desde a insatisfação até ao sofrimento. Remete-se ao nosso condicionamento de vida dentro de experiências cíclicas, onde nos alternamos entre boas experiências (felicidade) e más experiências (sofrimento). 
  • A Realidade da origem do sofrimento(Samudaya): Nessa verdade, Buda afirma que o sofrimento é causado pelo desejo do ser humano, as sede de prazeres físicos.
  • A Realidade da Cessação do Sofrimento (Nirodha): Sofrimento pode ser levado ao fim, acontece quando o desejo cessa.
  • A Realidade do Caminho (Magga) para a Cessação do Sofrimento: Essa afirmação se diz respeito ao caminho que leva ao fim do sofrimento. Buda afirma, que para o fim do sofrimento, o ser humano, necessita seguir o caminho das oito vias.

  1. Escolher alguns conceitos básicos do budismo para analisar.

O Budismo, liderado e criado por Sidarta Gautama, é uma das doutrinas mais seguidas no mundo atual. Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, além disso, acreditam que todos os serem possuem reencarnação ( inclusive plantas e animais), por essa razão, deve ser bom com todos seres. Budismo, é um comportamento perante o mundo, técnica perante o mundo, os budistas, aprendem a se desapegar de bens matérias, o que resulta numa autossuficiência espiritual.

  1. Como você avalia a visão de mundo e as práticas do budismo na história das tradições religiosas?

As visões de mundo praticadas pelos seguidores do Budismo são baseadas nas filosofias de vida sem sofrimento, conhecido como Nirvana. Esse termo tem por significado o desapego de bens materiais que não eleva o espirito, apenas traz sofrimento. Em um sentido mais geral, Nirvana, é designado para pessoas que estão em estado de pelinitude extrema, o grau mais alto da espiritualidade. É uma doutrina teísta, ou seja, não acredita em um Deus, mas sim na elevação espiritual do ser humano. As práticas budistas, que acumulam muitos seguidores até os dias de hoje, são seguidas fielmente por muitos, viver a vida sem apegos matérias e sem sofrimento para viver um avida em paz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com