TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espiritismo Kardecista

Por:   •  11/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  7.586 Palavras (31 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 31

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

FACULDADE MINEIRA DE DIREITO

[pic 1]

Nayara Társis Duarte Viana

Pedro Arthur Ferreira

Pedro Isaque dos Santos

Rachel Romualdo Pinto Soares

Professor: Amarildo Fernando de Almeida

ESPIRITISMO KARDECISTA

CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO

Belo Horizonte

2021

  1. INTRODUÇÃO

Originado na França, em 1857, o Espiritismo ou Movimento Espírita está presente em mais de trinta países atualmente. Dedica-se a estudar, divulgar e praticar a Doutrina Espírita contida na obra de Allan Kardec. Tem seu foco na observação, na ciência do mundo visível e invisível, tomando espectro para a ciência positiva.

A principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações, tendo a caridade no cerne do caminho à salvação.

A importância do movimento no Brasil ultrapassa as fronteiras. O estilo de religião, de um conjunto de ênfases doutrinárias e rituais brasileiros influencia o Espiritismo em outros países, fruto da ação missionária da Federações Espírita Brasileira – FEB.

Este trabalho apresenta os principais aspectos do Espiritismo Kardecista a partir de sai história, doutrina, ética, sociedade e vida prática.

  1. HISTÓRIA
  1. Origem

Segundo Santos (2019), a religião espírita surgiu na França, em 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Teve sua origem na Europa e Estados Unidos, simultaneamente, com os fenômenos das mesas girantes. Tais fenômenos foram rigorosamente investigados por Allan Kardec.

Em 1844, na pequena aldeia de Hydesville, nos Estados Unidos, foram observados. Tratava-se de ruídos e pancadas insistentes nas paredes de madeira da casa do Sr. John Fox, por meio dos quais suas filhas estabeleceram conversas com um fantasma. Por meio das batidas, de forma semelhante ao Código Morse, o comunicante invisível revelou sua própria história, identificando-se como um morador da casa, que fora assassinado. Interessados em compreender o que acontecia criaram o primeiro núcleo de estudos do espiritualismo moderno. Algumas pessoas apresentavam a capacidade de provocar as manifestações e se comunicavam com manifestantes espirituais por meio de um alfabeto adaptado aos toques.

As manifestações inteligentes, reconhecidas inclusive por autoridades religiosas e divulgadas na impressa americana ficou conhecida como table moving (mesas moventes) ou dança das mesas. Quase na mesma época, manifestações semelhantes ocorreram na França, Alemanha, Inglaterra e Rússia.

Além de curiosos, os fenômenos despertaram interesse de estudiosos e cientistas europeus, incluindo o pedagogo e magnetizador Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), que ficou conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec, adotado em seus livros sobre o espiritismo. Sua formação sólida formação intelectual e moral deu-se por meio de uma metodologia inovadora que valorizava o esforço pessoal, a autonomia e a liberdade. Os "[...] ideais humanistas e princípios educativos de Rousseau [como liberdade interior, igualdade e respeito,] eram a base da escola Pestalozzi [onde estudou. ] Essa formação o tornou um idealista, um humanista voltado ao bem comum e um cientista curioso, metódico e organizado.” (SANTOS, 2019, p.21-22)

 Em sua própria casa, Rivail oferecia cursos gratuitos, inclusive para meninas e moças, oportunidade rara para elas na época. Sua reputação como distinto mestre em Pedagogia moderna precedeu os estudos acerca do espiritismo. Seus primeiros livros foram obras importantes desta área, os quais eram adotados em diversas escolas, incluindo a Universidade de França, o que permitiu a Rivail e sua esposa Amélie Gabrielle Boudet viverem com simplicidade, mas confortavelmente.

Sem prejudicar suas tarefas como educador, Rivail dedicou-se ao estudo criterioso e equilibrado do magnetismo, técnica criada por Paracelso (1493-1541) e aprofundada pelo médico Austríaco Franz Anton Mesmer (1733-1815), segundo a qual a força oriunda do fluxo magnético humano ou fluido vital era empregada como agente terapêutico para cura, especialmente de doenças psicossomáticas.

Suas atividades e estudos como magnetizador o levaram ao primeiro contato com as mesas girantes ou falantes. O racionalismo de Rivail o levou, inicialmente, a negar que tais fenômenos seriam devidos a respostas de um ser inteligente. Embora desconfiado, aceitou participar de uma reunião, ou sessão de sonambulismo, em 1854, quando, ainda descrente, ficou interessado em comprovar o fenômeno.

Tornou-se assíduo frequentador dessas reuniões, tendo observado diversas manifestações que o levaram a, finalmente, pelas evidências constatadas, ficar convencido de que eram os mortos que se manifestavam. Participava das reuniões como pesquisador e sugeriu que as reuniões fossem organizadas de forma mais séria, antevendo um objetivo maior para as comunicações, com perguntas previamente elaboradas, com método científico, sobre o mundo dos espíritos e a realidade espiritual. Os escritos lógicos e coerentes se tornariam um texto básico que comprovaria a existência de um mundo espiritual e a possibilidade de comunicação por meio de intermediários, os médiuns.

O nome Allan Kardec era o nome de Rivail em uma existência anterior, quando fora amigo do espírito Zéfiro que sempre lhe respondia seriamente, durante as manifestações. Foi adotado como pseudônimo nos textos elaborados com a participação dos espíritos, diferenciando-os de suas obras pedagógicas. (SANTOS, 2019).

O Termo "Espiritismo" foi criado por Allan Kardec, empregado para diferenciar-se de espiritualismo. Segundo ele, uma nova doutrina requeria novos termos e "[...] a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do espiritismo serão os espíritas, ou [...] espiritistas.” (KARDEC, 2013d, p.13 apud SANTOS, 2019, p.33).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (234 Kb)   docx (238.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com