TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É HERMENÊUTICA? DEFINIÇÕES HERMENÊUTICA

Por:   •  7/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.407 Palavras (22 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 22

CAPÍTULO 1

O QUE É HERMENÊUTICA?

DEFINIÇÕES

HERMENÊUTICA

como disciplina, é tida como a ciência da interpretação, não apenas pela teologia mas também pela filosofia, literaturas legais etc. Como ciência hermenêutica possui princípios e regras de interpretação que estudaremos no decurso de nossa disciplina.

dentro do curso de teologia, a hermenêutica compõem um grupo de disciplinas denominadas de teologia prática indispensável trabalho do exegeta do pregador.

EXEGESE

o objetivo da exegese é possibilitar a compreensão do conteúdo do texto na forma como o seu autor pretendeu comunicar. É, portanto, função da exegese, fazer as escrituras ilegíveis aos homens de nossa época, como o foram aqueles a quem originalmente foram endereçadas. A hermenêutica, por sua vez, nos dará as regras e princípios para interpretação.

EISEGESE

A eisegese consiste na opinião do intérprete. Ele introduz no texto ideias e elementos que pretende atribuir ao escritor.

ela é caracterizada por violações grosseiras das regras de interpretação como, por exemplo:

Dar ao texto um sentido que ele não tem

Ignorar o contexto em que o texto está inserido

Desconsiderar a linguagem

Desprezar o propósito original do texto

Tirar conclusões ignorando os elementos próprios da Cultura em que o autor está inserido

Incluir elementos próprios

comprometer o texto com os sistemas ideológicos ou denominacionais, entre outros.

A IMPORTÂNCIA DA HERMENÊUTICA

o compromisso com a fidelidade em, justificaria o empenho no estudo da hermenêutica. No entanto, mesmo com a Bíblia em punho somos capazes de nos afastar da simplicidade da mensagem de Deus e nos embaraçar nas complexas tramas do folclore.

É nessa trama que somos, com muita facilidade, envolvidos pela magia e fetiche.

Magia dos pontos é a crença de que a, através do rito, uma divindade pode ser dobrada ou convencida. Parece coisa de seitas pagãs, todavia, não é raro observar em todo o cristianismo práticas como procissões, sinal da cruz cerco de cidades ou bairros ou mesmo a unção de objetos como forma de garantir o favor divino.

Fetiche: é a crença de que um determinado objeto pode colocar o devoto em contato com a divindade. Sua ocorrência é extremamente frequente no círculos cristãos, sobretudo, como herança do catolicismo romano e da influência paga que a mesma sofreu no decurso do processo histórico.

AS FERRAMENTAS DO INTÉRPRETE

o intérprete precisa ter em mãos tanto para o trabalho exegético como o homilético:

a Bíblia, mais de duas versões. Comparar textos e auxiliar na compreensão da aplicação. Responda à questão: o que Deus está me dizendo?

dicionário bíblico dois-pontos auxilia no entendimento de termos com o sentido que tem no texto .

chave bíblica ou concordância bíblica: trata-se de uma relação de palavras e assuntos importantes dispostas em ordem alfabética e seus respectivos endereços na Bíblia.

Dicionário comum: não conhecemos todos os vocabulários existentes.

Enciclopédias bíblicas:

comentários: podemos, fazer uso das pesquisas feitas por grandes homens que dedicaram suas vidas a elaboração de grandes trabalhos exegéticos.

CONCLUSÃO

APRENDEMOS NESTE CAPÍTULO QUE A HERMENÊUTICA E A CIÊNCIA DA INTERPRETAÇÃO, E POR SUA VEZ COMPÕEM UM GRUPO DE DISCIPLINA DA TEOLOGIA PRÁTICA.

A EXEGESE É A EXTRAÇÃO DAS IDEIAS DO ESCRITOR PRESENTES NO TEXTO ANALISADO. ELA É ADAPTAÇÃO DO TEXTO AS IDEIAS E OPINIÃO DO INTÉRPRETE.

ANACRONISMO SEMÂNTICO É A DEFINIÇÃO DE UM TERMO ANTIGO PELO SEU SIGNIFICADO MAIS RECENTE. É NA DISPOSIÇÃO E SER FIEL AOS INTERESSES DO AUTOR DO TEXTO SAGRADOS QUE RESIDE A IMPORTÂNCIA DA HERMENÊUTICA.

NÃO PODEMOS NOS AFASTAR DA SIMPLICIDADE DA MENSAGEM DE DEUS PARA NÃO NOS EMBARAÇAR MOS COM AS COMPLEXAS TRAMAS DO FOLCLORE QUE ATUALMENTE PODE SER ENVOLVIDOS PELA MAGIA E PELO FETICHE.

A MAGIA POR SUA VEZ É UMA CRENÇA EM QUE O RITUAL TEM O PODER DE DOBRAR A DIVINDADE. E O FETICHE É A CRENÇA DE QUE DETERMINADOS OBJETOS PODEM ME COLOCAR EM CONTATO COM A DIVINDADE.

O EXEGETA DEVE UTILIZAR PARA OS SEUS ESTUDOS ALGUMAS FERRAMENTAS DELA CITAMOS A BÍBLIA, O DICIONÁRIO BÍBLICO, O DICIONÁRIO COMUM, CONCORDÂNCIA OU CHAVE BÍBLICA, ENCICLOPÉDIAS E COMENTÁRIOS BÍBLICOS.

CAPÍTULO 2

REGRAS FUNDAMENTAIS DA HERMENÊUTICA

A REGRA CAPITAL E SUAS DERIVADAS

A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

a principal regra da hermenêutica é a de que a bíblia é explicada pela própria Bíblia. Se vamos levar em conta essa regra, devemos ouvir a escritura em seu pronunciamento acerca desse: "a lei do senhor é perfeita".

Os subtópicos seguintes constituem passos necessários para observação desta regra.

DELIMITAÇÃO DA PERÍCOPE

trata-se do processo pelo qual o texto a ser investigado é selecionado. Perícope é o extrato de um livro usado para sustentar uma tese ou para uma finalidade similar.

vamos tomar como exemplo o texto de João 42 pontos 19-24 como objetivo de análise para estudarmos a "adoração na teologia joanina".

*o texto examinado descreve um diálogo entre Jesus e uma mulher samaritana junto ao poço na cidade de sicar em Samaria.

*o texto a ser estudado começa no versículo 19 com uma mudança brusca de assunto do passado problemático da mulher, ao seu presente pecaminoso. até a percepção de que seu interlocutor é um profeta e demonstrando interesse na questão da adoração. É neste ponto que de marcamos o início da perícope.

*A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com