O Que É Escatologia E Por Que Estudar Esse Assunto?
Por: marcoserenata • 22/9/2025 • Exam • 4.076 Palavras (17 Páginas) • 296 Visualizações
QUESTIONÁRIO DE ESCATOLOGIA
- O QUE É ESCATOLOGIA E POR QUE ESTUDAR ESSE ASSUNTO?
R – ESCATHOS – Último ou últimas coisas.
LOGOS : Estudo.
Devemos estudar porque Deus anuncia os eventos futuros para que saibamos. E também é uma assunto bastante abordado nas escrituras( aproximadamente 37% da Bíblia tratam sobre esse tema). Ela revela a glória e o Reino de Jesus C.risto, estimula a santidade e incentiva o nosso serviço cristão. Porque essa é a nossa bendita esperança; para despertar em nós consciente de eternidade e brevidade da vida e ela estimula à perseverança nas aflições e porque nos consola e extingue o medo.
- EM TODO O NOVO TESTAMENTO, APENAS TRÊS LIVROS NÃO FALAM SOBRE A VOLTA DE JESUS CRISTO. QUAIS SÃO ESSES LIVROS?
R – Filemom, 2 João e 3 João.
- POR QUE A INTERPRETAÇÃO LITERAL É A CORRETA?
R – Porque se a profecia não for literalmente, como saberemos que ela já se cumpriu? A interpretação literalmente é uma base segura para a avaliação de outros tipos de interpretações.
- ALÉM DA INTERPRETAÇÃO LITERAL, EXISTEM OUMDES DOIS TIPOS DE INTERPRETAÇÕES. QUAIS INTERPRETAÇÕES SÃO ESSAS? DEVEMOS SE BASEAR SOMENTE NELAS?
R – * Interpretação Figurada(é utilizada em passagens que utilizam linguagem figurada. Ex...”hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. Nesse caso endureçais o coração significa ignorar a voz do Senhor, e não literalmente endurecer o músculo cardíaco).
- Interpretação Simbólica ( é utilizada em passagens contendo objetos animados ou inanimados. Ex. O sonho do rei Nabucodonosor quando sonhou com a estatúa de ouro,prata, bronze, barro e ferro).
Obs: Mesmo na interpretação figurada ou Simbólica, devemos procurar a verdade literal.
- EXPLIQUE A REVELAÇÃO PROGRESSIVA.
R – É quando Deus acrescentar paulatinamente detalhes acerca do seu plano para a humanidade. E isso podemos ver de Gênesis a Apocalipse.
- PARA QUE PRECISAMOS APRENDER SOBRE AS DISPOSIÇÕES DOS RECURSOS DE DEUS?
R- Compreender as diferentes disposições dos recursos de Deus é essencial para uma correta interpretação de Sus revelação em meio às várias dispensações.
- PARA COMPREENDER O PLANO E O OBJETIVO DE DEUS AO LONGO DAS ERAS, É PRECISO ENXERGAR A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE UMA DISPENSAÇÃO E UMA ALIANÇA. O QUE É DISPENSAÇÃO E ALIANÇA?
R – Uma dispensação é um período específico de tempo baseado em um teste condicional, o qual procura avaliar se a humanidade será ou não fiel às condições de Deus.
Uma aliança é um pacto eterno firmado por Deus com o gênero humano, que revela o que Ele fará pela humildade.
- SE FÔSSEMOS DESCREVER UMA DISPENSAÇÃO, TERÍAMOS DE INCLUIR OUTRAS COISAS. O QUE PPDERIAMOS INCLUIR?
R- Teríamos que incluir: uma revelação específica, provas, fracassos e juízo. A humanidade falhou em diversos desses testes e, por esse motivo, cada dispensação termina em juízo.
- QUAIS SÃO AS 7 DISPENSAÇÕES NA DIVISÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE?
R – inocência, consciência, governo humano, promessa, lei, igreja e milênio.
Cada dispensação sempre traz duas partes envolvidas, com responsabilidades e prestações de contas específicas.
- A LEI É DIVIDIDA EM QUANTAS ALIANÇAS E EM QUANTAS LEI?
R- 3 alianças e 2 dispensação ( graça e milênio)
- QUAIS SÃO AS DISPENSAÇÕES MAIS IMPORTANTE?
R- das 7 dispensações, a mais importante são:
- A Lei – o que era!
- A graça- o que é!
- Milênio- o que há de vim
- PARA QUE A LEI VEIO?
R - A lei veio mostrar que existe alguma coisa erradas . Para mostrar o rerro e aprontar a salvação através de Cristo.
- QUE REGRA É UTILIZADA PARA O USO DA INTERPRETAÇÃO LITERAL?
R – uma regra importante para a interpretação literal e progressiva das Escrituras é a chamada lei da dupla referência. Podemos entender que eventualmente uma profecia terá um cumprimento parcial em um período próximo ao que foi profetizado um cumprimento pleno em um evento futuro e distante. Também podemos entender que um nome conhecido por um Profeta possa ser usado como referência de um personagem que surgirá no futuro.
- QUAIS SÃO OS 3 TIPOS DE POVOS NA BÍBLIA?
R – Judeus (descendentes de Abraão) Gentios (todos os que não são descendentes de Abraão, seja qual for a nacionalidade) e Igreja (qualquer pessoa que nasce de novo é é feita nova criatura em Cristo Jesus, seja.judeu ou gentio.
- POR QUE A IGREJA E ISRAEL NÃO SÃO A MESMA COISA?
R- Não! Israel é a nação escolhida por Deus como a terra prometida. A Igreja é o corpo de Cristo, originado de Judeus e Gentios nascidos de novo.
Observação : Igreja nunca poderá ser Israel! Israel é Gentil pode ser Igreja.
- É VERDADE QUE A IGREJA NÃO ERA UM MISTÉRIO DO ANTIGO TESTAMENTO? DEUS REVELOU PARA ELES QUE O PLANO DELE ERA ESTABELECER A IGREJA?
R- Os profetas no Antigo testamento sabiam que o Messias viria redimir Israel, no entanto, eles não conheciam a plenitude do plano de Deus, pois este havia ocultado. A Igreja era um mistério no Antigo testamento e foi revelado pelas Escrituras e pelo Espírito.
- O QUE O NOVO NASCIMENTO ENSINA A RESPEITO DA VINDA DO SENHOR?
R- O Novo Testamento ensina que a primeira vinda está ligada ao sofrimento e a segunda, à glória!
- O QUE É INFERNO?
R- o inferno não é morada de Satanás. A Bíblia diz que ele esta na terra e reina nela. Ele é o príncipe deste mundo, que jaz nele. Chamado Sheol (hebraico ) ou Hades( no grego), região dos mortos. É o lugar para onde todas as pessoas iam quando morriam antes da primeira vinda de Jesus. A separação se dava pela crença no que a Lei e os profetas diziam. Tartaro (grego) refere-se a um lugar espiritual onde anjos que pecaram estão aprisionados esperando o dia do juízo. Hoje os crentes não vão mais para o Hades, vão habitar com Cristo.
...