TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo

Resenha: O Racismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias atuais, as crianças desde muito pequenas freqüentam creches e escolas de Educação Infantil, o que leva a se considerar que é na escola que as crianças recebem praticamente toda sua educação formal. Quanto mais necessitadas as crianças, maior a importância formadora da escola, pois a escola é um importante elo entre o aluno e o mundo a seu redor. Verificando dessa forma o problema do fracasso/sucesso escolar torna-se ainda maior : a não adaptação do estudante à escola significa em última instância a não adaptação do jovem à sociedade e o fracasso na escola refletirá o fracasso na vida. O conceito de “fracasso escolar” encontra-se em debate pelos responsáveis da educação a muito tempo, várias medidas pedagógicas são debatidas e praticadas, também vem sendo feita várias pesquisas referentes ao grande número de crianças em idade escolar fora da escola, seja por não ingressarem ou por sofrerem o processo de evasão ou repetência.

Tem sido questionado principalmente se as práticas pedagógicas têm sido realizadas de uma forma centralizada no aluno e na família, na qual provem além de educação um sujeito preparado para ser um adulto( profissional) capacitado; ou pode-se dizer que a escola tem sido apenas uma geradora de alienados focados apenas em copias e passar de ano, Souza (2008, apud SUANNO 2010) apresenta aspectos que as práticas pedagógicas deveriam considerar essenciais como os conhecimentos prévios dos alunos; aprendizagem cooperativa; motivação; autonomia; criatividade como atitudes interdependentes e relações dialéticas entre pensamento e emoção; porém algumas escolas possuem esses métodos, então como surgiu o conceito de fracasso escolar e porque ele não consegue ser resolvido? Pode-se afirmar que o problema da educação estar defasada é do professor, da criança , ou da escola? Ou é um conjunto de variáveis?

Para entender e analisar algumas dessas respostas foi realizado uma pesquisa com docentes do Ensino Fundamental, de temática qualitativa para compreender o cotidiano escolar identificando práticas educativas que podem otimizar o sucesso/ fracasso escolar. O questionário realizado com professores apresentaram resultados que serão decorridos por temas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com