TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O islamismo

Resenha: O islamismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  Resenha  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

Fundador, época, local:

O islamismo foi fundado por Maomé, na cidade de Meca, na Arábia Saudita, por volta do ano 622 d.C.

Mohammad Ibn Abdullah (Maomé) nasceu na cidade de Meca, no ano de 570 d.C, como seu pai faleceu antes de seu nascimento, e sua mãe logo depois, ele foi cuidado pelo seu tio, pertencente à respeitada tribo dos coraixitas.

Segundo a tradição mulçumana, no ano 612 ele começou a receber revelações e ensinamentos divinos do anjo Gabriel, com isso voltou-se para Meca e proclamou a unidade absoluta de Allah, condenava a idolatria politeísta aos deuses. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, ele encontrou grande resistência e oposição já que as tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de diversos deuses tribais.

Em 622, Maomé começou a ser perseguido em Meca e fugiu para Yathrib, que mais tarde teve o nome mudado em sua homenagem para Medina, que significa "a cidade do profeta". Essa fuga é considerada a data de início do calendário Islâmico.

Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso, consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Aos poucos foi conquistando inúmeros seguidores, e em 630, ao retornar para Meca, consegue implantar a religião muçulmana que passa a ser aceita e começa a se expandir pela península Arábica. Maomé morreu em 632, Porém, a religião continuou crescendo cada vez mais após sua morte.

Escritos sagrado: O livro sagrado do Islamismo é o Alcorão (também chamado de Corão), que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras), nenhuma palavra delas foi mudada ao longo dos séculos. Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: a onipotência de Deus (Allah), a importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.

Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos.

A Sunnah (ou Hadith) é a segunda fonte na qual os ensinamentos do Islam são esboçados, nela esta reunido os dizeres e feitos do profeta Maomé.

Lugares sagrados: Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a Caaba, que segundo a tradição, é o local de adoração que Deus ordenou Abraão e Ismael construírem, há aproximadamente 4000 anos atrás. A construção foi feita de pedra, a qual, muitos acreditam, foi o local original de um santuário estabelecido por Adão. A cidade de Medina, o local onde o profeta Maomé construiu a sua primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, onde se acredita que profeta ascendeu aos céus.

Presença do islamismo no mundo: A maioria dos muçulmanos pertence a uma das duas principais denominações; 80% a 90% sao sunitas e 10% a 20% xiitas.

Segundo o documento "Mapeando a População Muçulmana Global", descrito como único estudo na área, aponta que há um total de 1.571.198.000 muçulmanos em todo o mundo, o que representa cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com